Sérgio Proença é o novo presidente da AUCANI
09 de março de 2022

O professor Sergio Persival Baroncini Proença, do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) é o novo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI).

A designação foi feita pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Proença assume o cargo no lugar do professor Aluisio Segurado, agora Pró-Reitor de Graduação.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1978), Proença tem Mestrado e Doutorado em Engenharia de Estruturas pela EESC-USP e Pós-Doutorado no Politécnico de Milão (1990-1991). Obteve o título de Professor Livre-Docente (1997) e, em janeiro de 2004, foi aprovado em concurso para Professor Titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC.

Por diferentes períodos de curta duração foi pesquisador visitante no Laboratório de Mecânica e Tecnologia de Cachan (França), no Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal) e no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos). A convite do Politécnico de Milão (Itália) colabora como Pesquisador Senior Resident na formulação de modelos na área de Mecânica de Materiais e Estruturas. Tem desenvolvido pesquisas na área de Mecânica Computacional com ênfase em Engenharia de Estruturas.

Desenvolve projetos e mantém estreitas colaborações em pesquisa com o Politécnico de Milão (Itália), a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos), o Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal), a Universidade de Swansea (País de Gales), o Laboratório de Mecânica e Tecnologia da Universidade de Paris Saclay (França) e a Universidade de Chongqing (China).

No Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), foi coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas e, posteriormente, coordenador de pesquisa e chefe do Departamento. Na EESC foi Coordenador de Pesquisa, Presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt / EESC), do Centro EESC de Inovação e Vice-Diretor.

No âmbito USP, participou de diferentes Comissões de Avaliação como: Presidente da Comissão de Avaliação Setorial (CAS) – Engenharia Civil – por dois ciclos e, mais recentemente, do Grupo de Trabalho sobre Carreira e Atividades Docentes e da Câmara de Atividades Docentes (CAD) da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Externamente à USP, foi Presidente do Comitê Assessor (CA Civil) para Engenharias I do CNPq.

Com informações da AUCANi