Galeria dos diretores: Entronização do quadro do professor Paulo Sergio Varoto
01 de março de 2023
Profs. Edson, Varoto e Vânia, durante a cerimônia.

O professor Paulo Sergio Varoto teve seu quadro entronizado na Galeria dos Diretores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em cerimônia realizada no último dia 17 de fevereiro, após a reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA).

Com gestão entre os anos de 2015 e 2019, Varoto foi o 14º diretor da EESC-USP.

Estiveram presentes ao evento os professores Edson Cezar Wendland e Denis Vinicius Coury (na ocasião, diretor e vice-diretor da Unidade), Fernando Martini Catalano e Antônio Nélson Rodrigues da Silva, atuais diretor e vice-diretor, além de outros docentes e funcionários. Também participaram, a esposa do homenageado, professora Vania Gurian Varoto, e os assessores administrativos da gestão de Varoto, os professores Marcelo Areias Trindade e Edmundo Escrivão Filho, que fizeram a entrega de duas pastas contendo o registro das atividades daquele mandato.

“Este é praticamente o nosso último ato na gestão da diretoria. O professor Varoto enfrentou várias dificuldades durante a gestão, assim como nós também enfrentamos. Mas felizmente ele sempre conduziu muito bem a Escola, sempre melhorando. Este é um reconhecimento e agradecimento pela sua gestão e condução da Escola de Engenharia de São Carlos”, destacou Wendland

Varoto agradeceu aos presentes e lembrou da satisfação de ter sido estudante da EESC-USP: “Ela (Escola) se tornou uma relíquia para todos nós; eu já falava isso nos discursos de formatura. Tive o privilégio, concedido por vocês, de conduzir esta Escola por quatro anos como diretor. Tenho a consciência tranquila de que fiz o meu melhor, com alguns anos muito desafiadores, mas nos quais aprendi a riscar a palavra ‘dificuldade’ do meu jargão cotidiano. Não existem dificuldades, existem desafios. Por mais difíceis que eles sejam, eles são transponíveis”, ressaltou Varoto.

Ele ainda agradeceu a homenagem: “Eu me sinto honrado em ter a minha foto na galeria e agradeço em meu nome, no de minha esposa e de meus filhos. São quase 35 anos como docente nessa Escola, mais outros cinco como professor e outros dez como frequentador do laboratório do professor Lafael Petroni (ex-professor e ex-vice-diretor da EESC-USP, falecido em 2015)”.

A Galeria de Diretores da unidade está instalada no 3º andar do Bloco E-1 (Área 1 do Campus USP São Carlos). Os quadros são pinturas baseadas em fotos, produzidas pela artista plástica de São Carlos, Rosana Del Vale.

A versão digital pode ser consultada neste endereço eletrônico.