Professora da USP é a primeira mulher eleita presidente da Sociedade Brasileira de Automática
25 de março de 2019
Compartilhe:

 

eesc vilma sba

 

Vilma possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Southampton, do Reino Unido. Ingressou na USP em 1990 e desde 2005 é professora titular da Instituição. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas e controle, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de projeto de controladores de ordem fixa, controle fuzzy, controle robusto, aplicações de controle na agricultura de precisão e fontes alternativas de energia. Atualmente a docente integra o Comitê de Assessoramento do Programa de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq (CA-EE).

 

Sobre a SBA – Fundada em 1975, a SBA teve sua criação motivada pela necessidade de intercâmbio entre os especialistas brasileiros atuantes na área de Automação e Controle. A Instituição é membro da International Federation of Automatic Control (IFAC) e tem como objetivo promover estudos científicos na área de controle automático e suas aplicações nos mais diversos campos, visando ao benefício da sociedade. A SBA é a responsável por realizar o Congresso Brasileiro de Automática (CBA), o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) e o Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE), a cada dois anos. Publica desde 2013 o periódico Journal of Control e a Revista Automation and Electrical Systems (antiga revista Controle e Automação, criada em 1987).

 

Entre as áreas de atuação contempladas pela Sociedade Brasileira de Automática estão: teoria de controle; controle de processos; robótica; automação industrial; instrumentação eletrônica; sistemas elétricos de potência; eletrônica de potência; sistemas inteligentes; inteligência artificial e sistemas especialistas e educação em engenharia.

 

informaçãoSociedade Brasileira de Automática (SBA)Tel.: (19) 3521-3824E-mail da professora Vilma Alves de Oliveira: voliveira@usp.br

Por Assessoria de Comunicação do SEL com informações de SBA


Veja também