Livro publicado por autores da EESC: "Administração para Engenheiros"
28 de abril de 2016
Compartilhe:

eesc administracao para engenheiros capa site

 

O livro aborda a formação e o desenvolvimento das modernas teorias administrativas. "Tivemos a preocupação de mostrar conceitos concebidos ao longo da história e como estão aplicados no contexto atual". Além disso, os autores buscaram uma linguagem e figuras mais atrativas: "recheamos com vários exemplos, inclusive matérias de jornais e coisas que estão acontecendo hoje, para aproximar o texto do leitor", afirmou Guerrini.

 

Entre os 13 capítulos da obra estão abordados temas como o layout de fábricas, a diversidade de configurações das instituições, as especificidades da pequena empresa, além dos contextos culturais nos quais as teorias surgiram. "Desconheço outra obra de administração voltada para os engenheiros, mesmo que todos os cursos de engenharia tenham disciplinas de administração", afirmou Guerrini, que escreveu a obra para ser utilizada como material didático de apoio.

 

Segundo os autores, os principais benefícios da publicação dizem respeito ao conhecimento teórico, aliado à compreensão das relações entre as teorias, aplicação em situações cotidianas, reflexão teórica que se baseia em problemas de natureza administrativa e síntese para o diagnóstico da situação. "Procuramos correlacionar alguns princípios da administração com algumas técnicas e como isso acaba se materializando nas empresas em termos de aplicações", afirma Guerrini.

 

O livro é resultado da parceria entre os autores, que já estiveram na mesma sala de aula enquanto professor e aluno da EESC. A primeira oportunidade de discutir o conteúdo ocorreu quando Gerrini fez a disciplina com Escrivão durante o mestrado e depois, como docente, ao lecionar disciplinas de administração no SEP. "Recentemente o Fábio assumiu a minha disciplina, que ministrei durante 20 anos, e começou a preparar textos dentro da orientação que eu seguia, renovando os conteúdos com sua experiência e conhecimento, e alinhamos essas visões na obra", afirmou Escrivão.

 

Os autores

Fábio Müller Guerrini é professor do departamento de Engenharia de Produção da EESC. Desenvolve pesquisas sobre modelagem de redes dinâmicas e ministra a disciplina Formação do Pensamento Administrativo para o curso de Engenharia de Produção.

 

Edmundo Escrivão Filho é professor do departamento de Engenharia de Produção da EESC. Pesquisa a gestão das pequenas empresas e dá aulas de Formação do Pensamento Administrativo para os cursos de Engenharia de Produção e de Administração e Empreendedorismo para cursos de Engenharia.

 

Daniela Rosim é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC, pesquisa sobre o trabalho do administrador e o trabalho do dirigente da pequena empresa. Possui experiência didática na disciplina Formação do Pensamento Administrativo, com o desenvolvimento de dinâmicas de aprendizagem ativa em sala de aula e utilização do PBL (Problem-Based Learning).

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da Assessoria de Imprensa Elsevier


Veja também