Exposição e lançamento de livro celebram 70 anos do CAASO e 90 anos de USP
14 de abril de 2024

Na semana em que completa 71 anos, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) promove a partir desta quarta-feira, dia 17, às 17 horas, a exposição fotográfica Armando de Salles Oliveira (1887-1945): Patrono do CAASO e da Cidade Universitária da USP, de autoria do historiador e ex-aluno Marco (Bala) Antônio Leite Brandão.

A mostra, que faz parte da programação de celebração dos 70 anos do Centro Acadêmico e dos 90 anos da Universidade de São Paulo, será realizada na Biblioteca da EESC, organizadora do evento.

Os registros jornalísticos que estarão expostos foram compilados do Correio de São Carlos (1936), dos Acervos da Unidade Especial de Informação e Memória da Universidade Federal de São Carlos (UEIM-UFSCar) e da Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC).

O Centro Acadêmico foi fundado em 22 de abril de 1953 e teve como patrono Armando de Salles Oliveira, como forma de homenageá-lo enquanto governador do estado, por ocasião da criação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934. A mesma homenagem, inclusive, foi dada ao Campus USP da capital paulista, localizada no bairro do Butantã, denominada Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO).

Armando de Salles Oliveira formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica de São Paulo e exerceu a presidência do Grêmio Politécnico. Em princípios de fevereiro de 1936, a seção local do Partido Constitucionalista organizou sua visita a São Carlos. Pouco depois, ele se tornaria pré-candidato à Presidência da República, fazendo frente a José Américo de Almeida (1887-1980), representante governista.

Contudo, com a decretação do Estado Novo por Getúlio Vargas (1882-1954), em novembro de 1937, as eleições presidenciais programadas para 3 de janeiro de 1938 não aconteceram. Oliveira, então, partiu para o exílio, passando por França, Estados Unidos e Argentina, antes de retornar ao Brasil, onde faleceu, em 1945.

Foto: Hernani Machado Braga

Acima, uma das fotos que integram a exposição, onde se destaca a recepção na estação ferroviária, a Prefeitura Municipal, a escola normal e a participação no lançamento da pedra fundamental do Monumento aos Voluntários de 1932.

Em 1936, a Praça Siqueira Campos - referência a um dos comandantes da Coluna Prestes/Miguel Costa e na articulação da chamada Revolução de 1930 - passou a ser chamada Praça dos Voluntários, o que representa eventos com grande significado simbólico e político.

Literatura também em destaque

Um recorte da história da Escola de Engenharia de São Carlos, está no livro "Almanaque de São Carlos V - Uma Universidade para São Carlos - Tempos de CAASO 2", que será lançado durante a abertura da exposição, no dia 17, às 17 horas.

De autoria de Marco (Bala) Antônio Leite Brandão, ex-aluno da EESC e assíduo frequentador de sua biblioteca pelos anos de 78, 79, etc., a obra é o resultado da transformação de histórias e experiências por ele vividas em tempos de universidade.

SERVIÇO

Exposição fotográfica Armando de Salles Oliveira (1887-1945): Patrono do CAASO e da Cidade Universitária da USP
Público:
evento gratuito aberto aos interessados
Abertura: dia 17/04, às 17 horas, com lançamento de livro
Visitação: de 17 a 30/04