Livros sobre transporte público e segurança no trânsito serão lançados neste mês
04 de abril de 2024
Compartilhe:

Acontece no próximo dia 15 de abril, às 14h30, na sede do SEST/SENAT de São Carlos, o lançamento de três obras na área de trânsito e transporte. 

Serão apresentados ao público os livros Segurança no Trânsito (Ed. Autores), Transporte Público Coletivo Urbano (Ed. Rima) e Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus (Ed. Rima). 

Entre os autores, estão os professores Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz, Ana Paula Camargo Larocca e Antônio Nélson Rodrigues da Silva, todos do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. 

Confira abaixo mais detalhes de cada livro.

 

Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus

Método desenvolvido no Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído de professores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec) e de outros profissionais.

Autores:
Antonio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz,
Fernando Hideki Hirosue
Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão
Claudio Zanella e
Helder Vasconcelos Alves

Clique aqui para download do livro
NEC Planilha - Custo Médio de Capital
NEC Planilha - Custo Real de Capital

 

Transporte Público Coletivo Urbano

O objetivo deste livro é fornecer a estudantes, profissionais e interessados uma publicação em que os fundamentos sobre Transporte Público Coletivo Urbano são abordados de forma sintética e prática.

As principais fontes de informação utilizadas na elaboração deste livro foram: Transporte Público Urbano, A. C. P. Ferraz e I. G. E. Torres; Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus – Planejamento e Operação, Mercedes-Benz do Brasil; Public Transportation Planning, Operations and Management, G. E. Gray e L. Hoel; Urban Public Transportation – Systems and Technology, V. VUCHIC; Transportation for Livable Cities, V. VUCHIC; Guia TPC – Orientações para Seleção de Tecnologias e Implementação de Projetos de Transporte Público Coletivo, Ministério das Cidades, BNDES, Cooperação Financeira Alemã/Banco KFW e Oficina Consultores.

Como a maioria das viagens por transporte público coletivo urbano no Brasil e no mundo é realizada por ônibus, é natural que este modo de transporte tenha maior destaque no texto em relação às outras modalidades.

Autores

Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz
Isaac Guillermo Espinosa Torres
Antônio Nélson Rodrigues da Silva
Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão
Fernando Hideki Hirosue
Jorge Tiago Bastos

Clique aqui para download

 

 

Segurança no Trânsito

O conteúdo desta obra é composto por uma série de temas relacionados às múltiplas dimensões da segurança no trânsito, sendo um ótimo ponto de partida para todos aqueles que se interessam pelo assunto. Contudo, traz também conteúdos mais aprofundados, contribuindo para preencher a lacuna ainda existente a respeito do conhecimento técnico sobre segurança no trânsito.

Resultado de uma parceria entre diversos especialistas experientes, este livro, “Segurança no Trânsito”, reúne um conjunto vasto de dados, informações, conceitos, procedimentos e diretrizes capazes de auxiliar estudantes e profissionais na busca por maior segurança no trânsito em suas atividades. É, portanto, um chamado a todos os envolvidos na área a continuarem trabalhando incansavelmente para tornar o trânsito mais seguro no país. (Paulo Guimarães, do  Observatório Nacional de Segurança Viária)

Autores:
Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz (EESC-USP São Carlos)
Jorge Tiago Bastos (UFPR - Curitiba)
Archimedes Azevedo Raia Junior (UFSCar - São Carlos)
Barbara Stolte Bezerra (Unesp - Bauru)
Karla Cristina Rodrigues Silva (Coord. Programa Visão Zero)
Ana Paula Camargo Larocca (EESC-USP São Carlos)
Magaly N. Pazzian Vasconcellos Romão (Fatec - Jaú)

Clique aqui para download

 


Veja também