Alumni USP Talks IV abordará as oportunidades e os desafios do uso Inteligência Artificial para as profissões
26 de março de 2024

O Alumni USP Talks objetiva ampliar a interlocução da USP com os seus ex-alunos e oportunizar a interação com os atuais alunos, professores e a sociedade por meio do debate sobre temas atuais.

A quarta edição do evento tem como tema “Inteligência Artificial e as profissões” e egressos com trajetórias profissionais exitosas abordarão as atuais oportunidades e desafios do uso da IA na formação e na atuação de profissionais de diferentes áreas.

Com o avanço da IA, são levantadas questões sobre o seu uso em diversas áreas do conhecimento, promovendo a integração entre o homem e os sistemas tecnológicos, e beneficiando serviços e o desenvolvimento de atividades; mas, também, pode oferecer riscos quando mal conduzida.

Conheça os ex-alunos convidados que apresentarão as suas experiências na produção e utilização da IA no ensino, pesquisa, legislação e ética e no mercado de trabalho.

A quarta edição do Alumni USP Talks acontecerá no dia 25 de abril, às 16h30, no anfiteatro da Biblioteca Brasiliana, e contará com a presença de egressos da USP que se destacam no mercado de trabalho em áreas relacionadas à Inteligência Artificial (IA).

Demi Getschko
Diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, engenheiro eletricista egresso da Escola Politécnica/USP. Abordará a evolução da IA e as oportunidades e desafios para as profissões e instituições de ensino e pesquisa.

Juliano Souza de Albuquerque Maranhão
Professor Livre-Docente da Faculdade de Direito/USP, Diretor-Presidente da Associação Lawgorithm de Pesquisa em Inteligência Artificial, egresso da Faculdade de Direito/USP. Abordará os padrões éticos e jurídicos para o uso da IA de forma confiável, inclusiva e acessível na formação de profissionais nas diferentes áreas.

Camila Fernandez Achutti
CEO e cofundadora da Mastertech, cientista da computação, Forbes como Under 30 em tecnologia e educação, egressa do Instituto de Matemática e Estatística/USP. Abordará sobre as implicações da IA no mercado de pesquisa online e profissões para as mulheres.

Paulo Schwartzman
Empreendedor social, fundador de startups, idealizador de projeto de empregos para recém graduados, advogado, egresso da Faculdade de Direito/USP e aluno de mestrado do Instituto de Estudos Brasileiros/USP. Abordará as implicações da IA no mercado de pesquisa online e as profissões.

O debate terá a mediação da radialista Roxane Ré, da Rádio USP, e contará com a apresentação musical do Duo Pianístico Corvisier, formado pela Profa. Dra. Fátima Corvisier, chefe do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP/USP) e do Prof. Dr. Fernando Corvisier, um dos fundadores do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

As inscrições para a participação presencial podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/alumni-usp-talks-inteligencia-artificial-e-as-profissoes/2389901. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Alumni USP no YouTube. Haverá emissão de certificado aos que participarem presencialmente.