Importante evento de empreendedorismo será realizado em São Carlos
26 de fevereiro de 2016

sw site

O aluno do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Rodrigo Riccetto, está entre os organizadores do evento e explicou que o objetivo é atrair pessoas empenhadas em transformar o mundo com novas ideias, por meio das técnicas de empreendedorismo e das ferramentas de tecnologia e inovação.

O evento – que já ultrapassou as 2,9 mil edições em mais de 150 países – será realizado durante três dias nos quais os participantes passarão por várias etapas: apresentação, formação de equipes, exposição e desenvolvimento de projetos e avaliação por jurados. Além disso, terão a oportunidade de conhecer mentores, investidores, fundadores e patrocinadores que poderão dar o primeiro empurrão nos negócios.

Riccetto descreveu o evento como divertido, rápido e um ótimo ambiente para conhecer ou aprofundar os conteúdos sobre empreendedorismo. “Além disso, propicia o contato com pessoas de outras áreas e diferentes ‘backgrounds’, gerando inovação e novas colaborações no futuro”, destacou o aluno.

Apesar do Startup Weekend estar mais próximo do meio universitário, o evento é aberto para o público geral, mesmo para as pessoas que nunca tiveram contato com o conteúdo. “Nosso público-alvo são pessoas que desejam se engajar no processo. Por isso convidamos todos os interessados, independente de idade, a participar, desde que estejam preparados para se dedicarem de coração ao aprendizado e aos projetos”, definiu Riccetto.

O estudante destaca ainda que universidades, escolas, espaços de ‘coworking’ e ‘startups’ já consolidadas são grandes incentivadores nesse processo por terem muita influência ente os fomentadores, e por isso é importante a participação e ajuda de todos. Segundo Ricceto, edições futuras poderão ocorrer na cidade para incentivar o desenvolvimento de negócios em BioTech, FinTech, Robotics ou o que a região mais demandar.

“São muitos os casos de jovens talentos desenvolvendo suas ‘startups’ que devem revolucionar o mundo. Em São Carlos temos estudantes desenvolvendo exoesqueletos que irão ajudar na mobilidade, pesquisas em impressoras 3D para criação de material biológico e mesmo outros negócios nunca imaginados”, comentou o organizador.

Além de alimentação, será oferecido transporte para os participantes do evento, saindo do terminal rodoviário Paulo Egídio Martins (veja o mapa). O Instituto Inova está localizado na Rua Almir Villas Boas, S/N, no Parque Eco Tecnológico – 252, no Residencial Damha I.

Os interessados em participar podem se inscrever e adquirir convites clicando neste link. Outras informações podem ser obtidas na página do Startup Weekend no Facebook.

informação

Rodrigo Ricceto E-mail: rriccetto@startupgrind.com ou saocarlos@startupweekend.org

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC