USP São Carlos receberá pesquisadores da Universidade de Surrey para abordar inteligência artificial e sustentabilidade
09 de abril de 2024
Compartilhe:

 

Entre os dias 15 e 17 de abril de 2024, o campus da USP em São Carlos receberá os pesquisadores Dr. Lei Xing e Dr. Erick Sperandio Nascimento, ambos na Universidade de Surrey, Reino Unido. As atividades são abertas a todos os interessados, e não é necessária inscrição prévia. 

No dia 15, às 15 horas, os dois visitantes farão uma apresentação sobre a Universidade de Surrey (UoS), Reino Unido. A palestra ocorrerá na Arena TED, Cetepe (Prédio Anexo à Biblioteca da EESC). A palestra será conduzida em inglês, com a sessão de Q&A sendo realizada em português.

No dia 16, às 10 horas, o professor Xing fará uma palestra focada nas Abordagens baseadas em dados de IA para captura e utilização de CO₂, com destaque para o link entre IA, sustentabilidade e química. Essa palestra será conduzida em inglês. Também no dia 16 de abril, às 14h, o professor Nascimento fará uma palestra (em português) intitulada Rumo a uma abordagem de IA e sustentabilidade centrada nas pessoas: desafios e oportunidades. Os eventos ocorrerão na Arena TED, Cetepe (Prédio Anexo à Biblioteca da EESC) e são destinados a profissionais, empreendedores, estudantes e acadêmicos interessados em Tecnologia e Inovação.

No dia 17, às 10 horas, os pesquisadores estarão disponíveis para uma reunião de trabalho com aqueles que se interessarem pelas pesquisas e queiram saber mais sobre a Universidade de Surrey e sobre áreas de atuação. Essa reunião ocorrerá no Prédio da Engenharia de Produção (EESC-USP) e será conduzida em inglês e português.

Dr. Lei Xing é Professor Assistente em Engenharia Química Digital na Universidade de Surrey, Reino Unido, com a pesquisa focada na investigação do pensamento sistêmico holístico e a otimização de clusters industriais, que integram técnicas avançadas de captura e utilização de carbono com fontes de energia renováveis intermitentes, empregando otimização adaptativa baseada em IA, análise técnico-econômica e avaliação do ciclo de vida para contribuir significativamente para alcançar a meta Zero Carbono. Clique aqui para ler mais.

Dr. Erick Sperandio Nascimento é Professor Associado (Reader) em IA para Sistemas de Ar Limpo no Instituto Surrey de Inteligência Artificial (IA) Centrada nas Pessoas, membro do Centro Global para Pesquisa de Ar Limpo (GCARE) e Bolsista de Sustentabilidade no Instituto de Sustentabilidade (IfS), ambos na Universidade de Surrey (UoS), Reino Unido. Sua pesquisa se concentra nas áreas de ar limpo, poluição do ar, clima e soluções de energia renovável, entre outras, sendo ele o líder do programa de IA e sustentabilidade na Universidade de Surrey.  Clique aqui para ler mais.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Gestão da Mudança e Inovação (Change USP), pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e conta com financiamento pelo Programa UGPN-AUCANI/USP.

Mais Informações:
Prof. Dr. Lucas G. Zanon (EESC-USP) - lucas.zanon@usp.br
Jéssica A. J. Mendes (EESC-USP) - jessy.a.j.mendes@usp.br 
Prof. Dr. Mateus C. Gerolamo (ESALQ-USP) -  mateus.gerolamo@usp.br

Links de interesse:
linkedin.com/in/change-usp/ 
change.prod.eesc.usp.br/ 
posproducao.eesc.usp.br/


Veja também