Segurança nas estruturas é abordada em livro lançado por docentes da EESC
11 de junho de 2015

eesc livro set capa siteO livro apresenta, discute e demonstra, por meio de exemplos, as teorias de segurança nas estruturas, visando analisar a capacidade que tais dispositivos possuem de suportar as forças as quais estarão submetidas durante sua vida útil. A obra expõe as teorias desenvolvidas ao longo do tempo e as suas interpretações, erros e falhas, além de seus pontos positivos, procurando direcionar o assunto para soluções mais reais e exatas.

Sáles ressalta que a publicação representa “a satisfação de um dever cumprido. Dever este perante os colegas professores e os alunos em geral, pois este livro é mais uma tentativa de documentar um assunto que possui poucas publicações para os estudantes de engenharia, procurando assim tornar mais fácil o aprendizado de engenharia”, ressaltou.

Tal sentimento é compartilhado por Munaiar que também exprime: “Satisfação de poder levar nossos conhecimentos, adquiridos ao longo de anos de docência, não apenas para os alunos da EESC e do IAU/USP, mas também para demais estudantes de outras instituições de pesquisa”, declarou.

Para o professor Munaiar, a obra em questão, em sua primeira edição, teve um apoio fundamental da Editora da USP (EDUSP) e do Serviço de Apoio às Publicações da EESC, na publicação e divulgação do material. Ele também entende que a importância da segunda edição pela Elsevier reside no fato de ser uma editora bastante conhecida, o que “permitirá que nosso livro e simultaneamente o nome da Escola de Engenharia de São Carlos sejam fortemente divulgados".

eesc livro set divulgacao site

Os autores explicam que na primeira edição o tema havia sido abordado na forma de apostila, inspirado nas notas de aulas para os alunos do engenheiro Ivan Lippi Rodrigues e do professor Décio Leal de Zagottis. Após alguns anos, surgiu a ideia, agora apoiada pela nova editora, de transformá-la em uma publicação mais consistente e que alcance um número maior de interessados, tornando-se uma literatura mais ampla.

Basicamente foram realizadas revisões e adaptações no texto, buscando adequá-lo ao estilo buscado no novo livro. Sendo assim, não ocorreram mudanças significativas no conteúdo de modo a caracterizá-lo como diferente daquele originalmente publicado pela EDUSP. “A nova publicação é relevante por conferir maior visibilidade e abrangência em sua disponibilização ao público”, destacou Malite.

Os interessados podem adquirir exemplares da obra diretamente no site da editora, clicando aqui.

Os autores

José Jairo de Sáles é engenheiro civil, com mestrado e doutorado na área de estruturas pela USP. Foi projetista e engenheiro da COBRAPI, escritórios de Volta Redonda e São Paulo, posteriormente professor no curso de Engenharia Civil da UNESP – campus de Ilha Solteira – e atualmente professor aposentado da EESC, tendo lecionado disciplinas relacionadas a estruturas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Jorge Munaiar Neto é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas pela EESC, onde é professor associado no SET. Leciona disciplinas relacionadas à isostática, resistência dos materiais e sistemas estruturais. Também é pesquisador e autor de várias publicações, principalmente no campo da segurança contra incêndio.

Maximiliano Malite é engenheiro civil, com mestrado e doutorado em estruturas pela EESC, onde é professor associado e ocupa atualmente o cargo de chefe do Departamento de Engenharia de Estruturas. Leciona disciplinas relacionadas às estruturas de aço e à análise experimental de estruturas. É autor de várias publicações, abordando principalmente o campo das estruturas metálicas e das estruturas mistas de aço e concreto.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Assessoria de Comunicação da EESC