Segurança hídrica é tema de projeto para internacionalização da pós-graduação
04 de dezembro de 2014
Compartilhe:

O Programa é oferecido pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), e o projeto temático coordenado pelo professor Eduardo Mario Mendiondo, também do SHS, recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

O docente explicou que o projeto tem como objetivo oferecer subsídios para políticas públicas no Estado de São Paulo e no Brasil, a partir de municípios pilotos que funcionam como experimentos demonstrativos. Já participam as cidades de Santos, São Paulo, Campinas, Taubaté, Rio Claro e São Carlos. “Em todos os municípios pilotos a segurança hídrica é essencial e central”, destacou Mendiondo.

 

A produção também atraiu potenciais parceiros internacionais. Em um primeiro encontro, ocorrido em 2011, no SHS, docentes Arjen Hoekstra e Maarten Krol da Universiteit Twente, da Holanda, visitaram Mendiondo e demonstraram interesse mútuo em realizar o intercâmbio acadêmico e missões de pesquisas por meio de um convênio internacional e a parceria na coordenação.

 

“O propósito de intercâmbio, especialmente com instituições do exterior como a Universiteit Twente, promove os pilares de internacionalização, inovação e interdisciplinaridade. Também foram convidadas ao projeto, em 2014, a Kyoto University, do Japão, University of Connecticut e Texas A&M University, dos EUA”, explicou Mendiondo.

 

eesc palestra maarten krol shsAmpliando as discussões, o professor Krol foi convidado novamente para visitar a Escola e proferir a palestra Sustentabilidade de Recursos Hídricos: Oportunidades Acadêmicas entre Universidade de Twente e EESC, no dia 21 de novembro, com a finalidade de apoiar o programa de internacionalização do PPG-SHS. A palestra apresentou as intenções de consolidar o intercâmbio de alunos e pesquisadores em 2015 para o desenvolvimento do programa, usando oportunidades com iniciativas vigentes, visando fortalecer a área de segurança frente a extremos hídricos.

 

Krol é especialista reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos relacionados a vulnerabilidade, impactos e adaptação na área de recursos naturais, integrando setores diversos e visando à sustentabilidade e resiliência de sistemas complexos.

 

Segundo Mendiondo, as pesquisas ocorrem há quatro anos, com resultados já enviados a FAPESP e publicados em artigos científicos. O convênio internacional deverá ser assinado em breve, assim que os processos sejam aceitos nos colegiados pertinentes. Além disso, em adição aos artigos já publicados, neste mês serão entregues mais produtos: atlas, glossário e site, também produzidos pelo projeto. Informações adicionais podem ser acessadas no site da Fundação clicando aqui.

 

A partir de janeiro de 2015 os resultados locais do município de São Carlos serão disponibilizados pelo Núcleo Integrado de Bacias Hidrográficas do SHS, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (CEMADEN) e Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Keite Marques 

 


Veja também