ATENDIMENTO
2ª a 6ª feira: 8h às 17h
(16) 3373-9371
posee@sc.usp.br
Avenida Trabalhador São-carlense, 400
São Carlos - SP
Acesse o mapa
Disciplinas

Processamento de Sinais e Instrumentação

Consulte aqui as disciplinas oferecidas neste semestre. Abaixo, as disciplinas ativas:

Disciplina Nivel: Ementa: Objetivos: Responsavel: Créditos: Carga Horária Total: Link sistema Janus:
SEL5705 - Fundamentos Físicos dos Processos de Formação de Imagens Médicas DO, ME Conceitos relacionados ao processo de formação de imagens por raios X: (a) processo de formação do espectro e características; (b) interação dos raios X com a matéria; (c) formação de imagens por raios X e radiodiagnóstico; (d) tomografia computadorizada; (e) conceitos gerais em mamografia e angiografia, (e) efeitos biológicos das radiações ionizantes e não ionizantes e conceitos de radioproteção. Imagens em Medicina Nuclear: características da radiação gama e interação com a matéria; radiofármacos; formação de imagens médicas por medicina nuclear: PET e SPECT. Imagens por ultrassom: princípios físicos; piezoeletricidade; formação de imagens por varreduras em modo A, modo B, modo M e modo C; efeito Doppler. Imagens por ressonância magnética nuclear: princípios básicos; formação e reconstrução de imagens por RMN; tomografia por RMN e imagens RMN funcionais. Proporcionar conhecimento básico sobre os princípios físicos associados aos processos de formação de imagens médicas, preparando o aluno para compreender as técnicas e os sistemas formadores dessas imagens.

Prof. Dr. Homero Schiabel
  Contatos: 739181, homero@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3470235800622848

12 180h Ver mais...
SEL5708 - Avaliação da Qualidade de Imagens Médicas DO, ME 1. Limitações nos sistemas de formação de imagem médica: (a) contraste e resolução; (b) limitações geométricas; (c) medidas do desempenho de sistemas de imagem. 2. Teoria de transferência em análise de imagem: (a) função de espalhamento de ponto (FEP); (b) função de espalhamento de linha (FEL); (c) função de transferência ótica (FTO) e função de transferência de modulação (FTM); (d) análise de qualidade de sistemas radiológicos pelas funções de transferência: radiodiagnóstico em geral; mamografia; sistemas digitais. 4. Figura de mérito em avaliação de qualidade de imagem médica: o que é, exemplos elementares usando abertura de amostragem, resolução espacial e de contraste. 5. Emprego de objetos simuladores para avaliação de qualidade de equipamentos de imagem médica. 6. Uso de técnicas de processamento de imagens para auxílio na melhoria da qualidade da imagem com base nas características do processo de aquisição. 7. Informações quantitativas em imagens médicas. 7. Teoria de detecção de sinal: (a) conceitos de sensibilidade e especificidade; (b) conceitos e aplicação das curvas ROC. 8. A influência da qualidade de imagens no diagnóstico médico. Mostrar por que e como deve ser feita a investigação da qualidade de imagens médicas, possibilitando ao aluno conhecer conceitos associados às técnicas de avaliação, bem como adquirir a capacidade de reconhecer os problemas dos sistemas de imagem médica através da adequada análise da imagem por eles produzida.

Prof. Dr. Homero Schiabel
  Contatos: 739181, homero@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3470235800622848

12 180h Ver mais...
SEL5712 - Redes Neurais Artificiais DO, ME Introdução; Princípios de redes neurais artificiais; Primeiras redes adaptativas (Perceptron e ADALINE); Redes de múltiplas camadas com aprendizagem supervisionada; Aprendizagem não-supervisionada; Redes recorrentes; Redes RBF (Radial Basis Function); Redes de Hopfield; Redes de Kohonen; Redes LVQ; Redes de contra propagação (counter-propagation); Redes ART (Adaptive Resonance Theory). Redes neuro-fuzzy; Métodos de clusterização; Conceitos de neuro-dinâmica; Redes neurais para sistemas variantes no tempo. Análise dos principais modelos de redes neurais artificiais, com proposições de topologias de redes a partir de tais modelos, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia. Serão cobertos os principais métodos supervisionados e não supervisionados para redes neurais artificiais.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

12 180h Ver mais...
SEL5720 - Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica DO Diretrizes curriculares nacionais do curso de engenharia e Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB);
2. Reconhecer os conhecimentos, habilidades e competências de um professor universitário;
3. Compreender o processo de ensino/aprendizagem sob a perspectiva da diversificação do alunado e dos interesses das novas gerações de alunos;
4. Planejamento de ensino e objetivos educacionais;
5. Processos de ensino-aprendizagem e estratégias de ensino;
6. Modelos de design educacional
7. Princípios de elaboração de material didático
8. Processo de avaliação da aprendizagem
9. Uso da tecnologia da informação e utilização eficiente de recursos multimídia na apresentação de informações: tecnologias educacionais para situações presenciais, semipresenciais e remotas.
10. Introdução ao Ensino à Distância;
11. Ambientes virtuais de aprendizagem
12. Técnicas de apresentação e oratória
O objetivo geral desta disciplina é promover o desenvolvimento de competências nas áreas de formação pedagógica que fundamentem e favoreçam o exercício da prática docente no Ensino Superior. Apresentar os conceitos e fundamentos da educação no ensino superior, evidenciando a importância do Plano Político Pedagógico (PPP) e da construção dos saberes docentes para a atuação como docente; &9679; Apresentar modelos de planejamento de ensino para que os alunos possam propor, planejar, preparar e desenvolver estratégias educacionais pertinentes ao tema de estudo; &9679; Desenvolver habilidades para o planejamento da prática docente e para o desenvolvimento e avaliação das estratégias educacionais no ensino superior; &9679; Aperfeiçoar os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso das tecnologias educacionais adequadas, incluindo o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; &9679; Contribuir para a melhoria de habilidades dos alunos na preparação de material didático, comunicação e organização.

Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  Contatos: 739334, jrm@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2532775927158810

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

6 90h Ver mais...
SEL5722 - Pesquisa Bibliográfica DO, ME Módulo de Pesquisa Bibliográfica:
Pesquisas e levantamentos bibliográficos em bases de dados referenciais; demonstração de softwares para recuperação e gerenciamento de referências bibliográficas; apresentação de normas elaboradas pelo Comitê de Estudo de Documentação (Comitê 14) da Associação Brasileira de Normas Técnicas para elaboração de resumos (NBR 6028), referências bibliográficas (NBR 6023), citações (NBR 10520) e artigos científicos (NBR 6022); orientar sobre a conduta metodológica mais indicada para a pesquisa acadêmica; acesso a BDTD/USP informar sobre o processo de submissão de trabalhos e sobre outras fontes de conhecimento de acesso livre.
Apresentar o instrumental científico metodológico básico; Metodologia Científica; Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária; Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado; Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação; Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de “revisão da leitura e/ou bibliografia” e relatórios de “estado-da-arte”.

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

Prof. Dr. Leonardo André Ambrosio
  Contatos: 738137, leo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4574000494570698

6 90h Ver mais...
SEL5726 - Tópicos Avançados em Processamento de Sinais e Instrumentação DO, ME 02 SEPT (mon) 8:00 – 10:00 a.m. OPENING SESSION – Brasil in the sunglasses standard scenario and the reasons for researches for ocular safety – Prof. Liliane Ventura
02 SEPT (mon) 10:00 a.m. – noon - The human eye and its interactions with non ionizing UV radiation – Prof. Sidney J. Faria e Sousa (FMRP-USP)
02 SEPT (mon) 2:00 – 4:00 p.m. Sunglasses industry in Brasil
02 SEPT (mon) 4:00 – 6:00 p.m. End of day evaluation for students requiring credits.

03 SEPT – (tue) – 8:00 a.m. – noon – Non Ionizing Radiation – Prof. Mauro Masili
03 SEPT – (tue) 2:00- 2:30 p.m. - OPENING INTERNATIONAL SESSION – Prof. Liliane Ventura
03 SEPT – (tue) 2:30- 4:00 p.m. Sun is good! Exposuring the Eye to the sun. Dr. David Sliney
03 SEPT (tue) 4:00 – 6:00 p.m. End of day evaluation for students requiring credits.

04 SEPT (wed) – 8:30 – 10:30 a.m. – ICNIRP safe limits for the Eye and standards - Dr. David Sliney
04 SEPT (wed) – 2:00 – 5:00 p.m. - Field of view as a function of luminance - Luminance in the retina) Dr. David Sliney

05 SEPT (thur) –8:00 – 11:00 am - LEDs as light sources and Blue light hazard. Dr. David Sliney

06 SEPT (fri) – 8:30 – 10:30 a.m. – Sunglasses standards (UV and blue light) – hazard functions - Dr. David Sliney
06 SEPT (fri) – 2:00 – 5:00 pm - Wrap up– Standpoint for ISO 12312-1 and ISO 12311 (revisions?) What’s next to be aware? - Dr. David Sliney
06 SEPT (fri) – 5:00 – 6:00 p.m. End of day evaluation for students requiring credits.
Aprimorar e aperfeiçoar os conhecimentos do aluno na área de Instrumentação e Processamento de Sinais, com informações e conhecimentos avançados, em especial em processamento de imagens, instrumentação biomédica, eletrônica digital e processamento de sinais.

Profª. Drª. Liliane Ventura Schiabel
  Contatos: 739340, lilianeventura@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2841640538748680

4 60h Ver mais...
SEL5729 - Tecnologia de Microssistemas para Microssensores e Microatuadores DO, ME 1 – Os principais materiais da industria dos microssistemas (MSTs) e da microeletrónica: propriedades elétricas, mecânicas e ópticas.
Materiais dielétricos: dióxido de silício (SiO2), nitreto de silício (SiN), dióxido de titânio (TiO2).
Materiais metálicos: alumínio (Al), cobre (Cu), puro (Au), prata (Ag), platina (Pt).
Materiais semicondutores: silício intrínseco (Si), silício dopado (p-Si, n-Si), polissilício (poly).
2 - Revisão de Microtecnologias.
Revisão do processo CMOS do ponto de vista da tecnologia.
Processos de micro-usinagem volúmica.
Processos de micro-usinagem superficial.
Deposição de filmes finos: técnicas físicas (PVD) e químicas (x-CVD).
3 - Técnicas de litografia (patterning) aplicadas à microfabricação.
4 - Técnicas específicas de integração heterogénea em microssistemas.
Integração ao nível do encapsulamento (on-package).
Integração ao nível do microdispositivo (on-chip).
Integração ao nível do wafer (on-wafer).
5 - Algumas tecnologias da microeletrónica e dos MEMS.
Tecnologias CMOS 0.7 &61549;m da on-semiconductor, RF CMOS 0.18 &61549;m da UMC.
Tecnologias SOIMUMPs, PolyMUMPs, MetalMUMPs, Tronics MEMSOI, Bosch process.
6 - Princípios de transdução no silício.
Sensores ópticos (fotodetetores, imagers, microespetrómetros).
Sensores inerciais (acelerómetros e giroscópios).
Sensores de Pressão e de fluxo.
7 - Principio de atuação
Eletrostático.
Térmico.
Magnético.
Piezoelétrico.
8 - Fotónica no silício.
Processos de fabrico.
Alguns processos comerciais: ISIPP50G da ePixFab (IMEC e LETI), IHP. Coexistência com a opção SG25H5 da tecnologia SG25 SiGe BiCMOS de 25&61549;m da HP.
Aplicações usando o ISIPP50G da ePixFab.
9 - Encapsulamento (packaging).
10 - Aplicações de microatuadores
RF-MEMS.
Optical MEMS.
Microfluídics.
Objetivos gerais: - Compreender os materiais e as técnicas básicas de microfabricação e da microeletrónica para fabrico de microssistemas, mais especificamente microssensores e microatuadores. - Compreender os princípios de funcionamento de sensores e atuadores de diversos tipos; classificar, saber identificar, caracterizar e desenvolver microsensores e microatuadores. Objetivos específicos consistindo nos resultados da aprendizagem constituem per-si um conjunto de objetivos, nomeadamente: - Conhecer as propriedades elétricas, eletrónicas, mecânicas e ópticas dos materiais utilizados em microdispositivos. - Conhecer e saber aplicar as técnicas de fabrico de microdispositivos. - Compreender o modo de funcionamento, incluindo os princípios de transdução usados, dos principais microssensores disponíveis comercialmente (ópticos, acelerómetros, giroscópios, sensores de pressão e sensores de fluxo) e suas principais aplicações. - Saber quais os principais mecanismos existentes na microatuação (microatuadores térmicos, magnéticos, electrostáticos e piezoelétricos), o seu modo de funcionamento e as principais vantagens e desvantagens de cada um. Reconhecer aplicações que usam microatuadores e a sua importância. - Compreender como as microtenologias de fabrico influenciam a concepção de microssensores e microatuadores e as características dos mesmos. - Aprender como modelar microssensores e microatuadores envolvendo mais do que um domínio físico usando técnicas de lumped modelling. Saber modelar microestruturas no domínio mecânico, térmico e electrostático bem como o acoplamento entre os vários domínios. - Saber modelar e conceber um microssensor/microatuador mecânico usando processos de micro-usinagem superficial ou volúmica incluindo o layout do dispositivo.

Prof. Dr. João Paulo Pereira do Carmo
  Contatos: 738138, jcarmo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5589969124054528

12 180h Ver mais...
SEL5730 - Microdispositivos de rádio-frequência DO, ME 1. Microeletrónica do silício
2. Microusinagem do silício
3. Revisão de física dos MOSFETs (aproximação de canal longo)
4. Circuitos de rádiofrequência (RF)
5. Componentes microusinados para RF-MEMS
Projectar os componentes constituintes de um emissor e de um receptor de rádio-frequência (RF) à escala do microdispositivo.

Prof. Dr. João Paulo Pereira do Carmo
  Contatos: 738138, jcarmo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5589969124054528

12 180h Ver mais...
SEL5742 - Aprendizagem de Máquinas DO, ME Introdução; Classificação indutiva; Árvores de decisão; Teoria do aprendizado; Extração de Características; Aprendizado baseados em instâncias; Aprendizado baseado em regras; Aprendizado por reforço; Aprendizado bayesiano; Máquinas de vetor de suporte; Sistemas conexionistas; Técnicas de mineração de dados; Avaliação experimental. Análise dos principais paradigmas, técnicas e algoritmos existentes de aprendizado de máquinas para aquisição automático de conhecimento a partir de observações, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia e ciências aplicadas. Serão cobertos diversas aplicações que ilustram a utilização de aprendizagem de máquinas em problemas envolvendo extração de características, identificação de sistemas, reconhecimento de padrões e sistemas baseados em conhecimento.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

Prof. Dr. Rogério Andrade Flauzino
  Contatos: 739335, raflauzino@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4487681434814567

12 180h Ver mais...
SEL5750 - Sistemas Digitais de Imagens Médicas DO, ME 1. Revisão sobre sistemas convencionais de imagens médicas – raios X, ultrassom, RMN, PET, oftalmológicos e odontológicos.
2. Sistemas radiológicos digitais – sensoriamento eletrônico indireto e direto, comparação entre sensoriamento eletrônico e por filmes, características gerais dos equipamentos.
3. Tomografia computadorizada de feixe cônico em radiologia odontológica.
4. O padrão DICOM.
5. Mamografia digital.
6. Equipamentos digitais de formação de imagens por ultrassom.
7. Sistemas digitais em tomografia por ressonância magnética nuclear – aquisição e reconstrução de imagens.
8. Sistemas digitais em medicina nuclear – PET, SPECT e reconstrução de imagens tomográficas.
9. Esquemas computacionais de auxílio ao diagnóstico por imagem – aspectos do processamento digital de imagens para detecção, reconstrução e classificação de estruturas.
Apresentar tecnologias modernas de aquisição de imagens médicas, envolvendo os processos de digitalização (indireta e direta) do sinal a fim de atualizar o estudante interessado no desenvolvimento, operação e avaliação de equipamentos digitais de formação de imagens médicas nas suas várias modalidades.

Prof. Dr. Homero Schiabel
  Contatos: 739181, homero@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3470235800622848

12 180h Ver mais...
SEL5751 - Introdução à Instrumentação Oftalmológica DO, ME Introdução à Oftalmologia para Engenheiros.
1. Olho Humano.
2. Vícios de Refração Ocular (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
3. Correções Óticas de Ametropias por lentes.
4. Cirurgias foto refrativas.
5. Lentes Esféricas.
6. Lentes Cilíndricas. Equipamentos Médicos 1. O retinoscópio. 2. O auto-refrator. 3. O ceratômetro. 4. O topógrafo de córnea.
7. O aberrômetro.
8. O laser de excimer.
9. O microscópio especular. Óculos de sol: 1. Categorias. 2. Proteção ultravioleta. 3 Proteção azul. 4. Testes semafóricos. 5. Teste de envelhecimento 6. Sistemas de medidas Ultra Violeta.
Apresentar uma introdução dos conceitos Oftalmológicos, mais especificamente, ao olho humano do ponto de vista dos desenvolvedores de tecnologias em Oftalmologia e de mostrar os princípios de funcionamento ótico, mecânico, elétrico e de processamento de imagens da maioria dos equipamentos oftalmológicos utilizados pelos profissionais atualmente. Introdução sobre a radiação solar e sua interação ocular, bem como uso de lentes solares.

Profª. Drª. Liliane Ventura Schiabel
  Contatos: 739340, lilianeventura@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2841640538748680

12 180h Ver mais...
SEL5752 - Dispositivos Reconfiguráveis e Linguagem de Descrição de Hardware DO, ME Introdução (Histórico e aspectos gerais da linguagem VHDL; aplicações); Introdução ao VHDL (estrutura do código; tipos de dados; operadores); Construções concorrentes e sequenciais (a noção de processo; estruturas de controle); Atributos; Componentes e esquemas de iteração; Subprogramas; Bibliotecas, Pacotes, Circuitos síncronos e máquinas de estados; Estilo de codificação; Tópicos avançados (Testbenchs, Assertions, Arquivos); Exemplos de aplicação de VHDL em projetos em engenharia elétrica. Introduzir os conceitos de dispositivos reconfiguráveis e o uso de linguagem de descrição de hardware VHDL (Very high speed integrated circuit Hardware Description Language), permitindo que os pósgraduandos, independentemente da área de escolha no programa, adquiram os conhecimentos básicos para o uso desta tecnologia no desenvolvimento de projetos em hardware reconfigurável. Apresentar também as ferramentas computacionais relacionadas ao uso desta linguagem de descrição de hardware no desenvolvimento dos projetos de engenharia elétrica em dispositivos reconfiguráveis.

Prof. Dr. Maximiliam Luppe
  Contatos: 739349, maxluppe@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3446978859314328

12 180h Ver mais...
SEL5755 - Sistemas Fuzzy DO, ME Definições; Características básicas; Tratamento de imprecisões e incertezas; Conjuntos fuzzy; Propriedades e características dos conjuntos fuzzy; Formatos de conjuntos fuzzy; Operações lógicas em conjuntos fuzzy; Números e variáveis fuzzy; Normas triangulares (T-norma e S-norma); Medidas e relações fuzzy; Regras de composições fuzzy; Lógica tradicional (Modus Ponens e Modus Tollens); Lógica fuzzy (Modus Ponens Generalizado); Sistemas baseados em regras fuzzy; Aquisição e representação do conhecimento; Fuzzificação e defuzzificação; Modelos de inferência de Mamdani e Takagi-Sugeno; Modelos de Tsukamoto; Sistemas fuzzy tipo-2; Sistemas neuro-fuzzy; Aplicações práticas. Fornecer os conceitos, fundamentos e técnicas relacionados aos sistemas baseados em lógica fuzzy, bem como os procedimentos utilizados para o tratamento das incertezas e imprecisões associadas às informações. Serão cobertos diversos exemplos que ilustram a utilização de sistemas fuzzy no desenvolvimento de aplicações em reconhecimento de padrões, sistemas baseados em conhecimento e identificação de sistemas.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

12 180h Ver mais...
SEL5756 - Processamento Estatístico de Sinais ME, DO 1 – Introdução sinais aleatórios discretos; processamento estatístico de sinais; aplicações de processamento estatístico de sinais; vetores aleatórios e suas caracterizações; valor esperado e momentos; exemplos (função de densidade gaussiana multivariada e outros); transformações lineares de vetores aleatórios; processos aleatórios periódicos e quase-periódicos;

2 – Análise de segundo momento
Função de correlação e covariância; matrizes de correlação e covariância; processos de diagonalização da matriz de correlação por transformações unitária e por decomposição triangular; correlação cruzada e covariância cruzada; descrição na frequência de processos aleatórios; transformada discreta de Karhunen-Loeve; coerência e coerência parcial;

3 – Análise de Componentes Principais (PCA)
Proposição da condição básica; solução algébrica; propriedades algébricas de PCA; interpretação geométrica; uso da matriz de correlação; interpretação dos componentes principais; representações gráficas e exemplos; escolha de um subconjunto dos componentes principais; Uso do PCA com outras técnicas Análise de discriminantes; análise de agrupamentos; aspectos computacionais do cálculo dos componentes principais; extensões não-lineares; transformações métricas e centralizações; projection pursuit;

4 – Noções de Teoria de Informação
Entropia, entropia relativa, informação mútua, regra da cadeia, inequalidade do processamento de sinais, taxa de entropia, capacidade de canal, entropia diferencial, relação entre entropia diferencial e entropia discreta e suas variantes;

5 - Métodos não-lineares
Sistemas determinismos versus estocásticos; modelos estocásticos; dimensão do sistema; determinismo e previsibilidade; noções de medidas de complexidade; teoria da informação; acoplamento de sistemas; transferência de entropia; causalidade e processamento não-linear de sinais;

6 – Modelos Probabilísticos
Fundamentos de relações causais probabilísticas, redes Bayesianas, redes Bayesianas dinâmicas, reconstrução dos modelos estruturais, determinação das associações entre variáveis e testes de independências, D-separação, condição de Markov-Blanket, inferência em redes Bayesianas, transportabilidade de modelos probabilísticos.
Apresentar aos alunos os conceitos e novas técnicas de processamento estatístico de sinais e suas aplicações.

Prof. Dr. Carlos Dias Maciel
  Contatos: , carlos.maciel@unesp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6392305131339969

12 180h Ver mais...
SEL5758 - Projetos em Instrumentação Oftalmológica e Óculos Solares DO, ME Breve revisão de tópicos aplicados à Oftalmologia e à certificação de óculos de sol, para nivelamento dos alunos: 1. Componentes óticos simples; 2. Sensores; 3. Radiações ultravioleta e azul; 4. Equipamentos oftálmicos; 5. Equipamentos para avaliação de óculos de sol. Projetos em Eletrônica, Processamento de Imagens, Programação e Ótica, voltados ao desenvolvimento de equipamentos e sistemas para Oftalmologia e óculos de sol.

Os alunos terão oportunidade de conhecer vários dos equipamentos expostos no Laboratório de Instrumentação Oftálmica (LIO/EESC/USP). Deverá ocorrer ao menos 1 visita a empresas ou laboratórios dos ramos de desenvolvimento de equipamentos oftalmológicos ou de óculos de sol.
Apresentar novos projetos de bioengenharia ocular, que priorizam as necessidades brasileiras. Realizar pequenos projetos de técnicas, programas ou sistemas oftalmológicos ou para óculos de sol, em nível de pós-graduação. Os projetos envolvem o conhecimento de eletrônica e/ou programação. O intuito do curso é fazer com que o aluno aplique seus conhecimentos nesta área, para que os projetos sejam implementados na Escola de Engenharia de São Carlos, prioritariamente e com isso, estimular o aluno a presenciar resultados imediatos dos seus conhecimentos adquiridos e aplicados ao setor da bioengenharia ocular. A disciplina tem como pré-requisito a disciplina SEL-5751- Introdução à Instrumentação Oftalmológica.

Profª. Drª. Liliane Ventura Schiabel
  Contatos: 739340, lilianeventura@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2841640538748680

12 180h Ver mais...
SEL5764 - Aplicações de Electromagnetismo em Dispositivos Médicos DO, ME 14th October
1. Talk, 10h00, 2 hours
This talk will present the research activities ongoing at the research center CMEMS-UMinho (R&D Centre MicroElectroMechanical Systems the University of Minho). The second half will focus on the research activities of the Visiting Professor.
Place: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (SEL).

15th October,
2. Tutorial 1 - Applications of electromagnetics in health, 10h00, 3 hours
This tutorial intends to show several applications that may be given to electromagnetic fields when applied to health problems.
Place: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (SEL).

16th October
3. Training Course 1 – Introduction to Finite Elements Simulations – HFSS, 10h00, 3 hours
Place: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (SEL).

4. Training Course 2 – Case studies, 14h00, 3 hours
Place: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (SEL).

17th October
5. Tutorial 2 - Wireless Power Transmission – Near-field Approach, 10h00, 3 hours
Place: 10h00: Lecture 2 - Wireless Transmission of Biomedical Signals
Place: Sala de Seminários 1 do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL).

6. Tutorial 3 - Wireless Power Transmission – Far-field Approach, 14h00, 3 hours
Place: Sala de Seminários 1 do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL).

18th October
7. Lecture 1 – Acquisition of Biolectric Signals, 10h00, 3 hours
Place: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (SEL).

23th October
8. Lecture 2 - Wireless Transmission of Biomedical Signals, 14h00, 3 hours
Place: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (SEL).
Este curso é oferecido no âmbito do programa PRINT-CAPES / USP, promovido pela CAPES. O funcionamento do curso é baseado em um conjunto de tutoriais, cursos, sessões e palestras.

Prof. Dr. João Paulo Pereira do Carmo
  Contatos: 738138, jcarmo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5589969124054528

2 30h Ver mais...
SEL5775 - Fundamentos das Radiações para Bioengenharia Ocular DO, ME Radiações envolvidas em análises de óculos de sol:
1. Radiação eletromagnética e divisões do espectro
a. Ênfase na porção ultravioleta e visível do espectro
b. Subdivisões do ultravioleta

2. Radiação de corpo negro e espectro solar
a. Espectro de emissão e temperatura
b. Irradiância espectral solar
c. Espectro solar extraterrestre
d. Massa de ar
e. Absorção atmosférica e espectro solar ao nível do solo
i. Espalhamentos da radiação
ii. Fatores de exposição
iii. Medições em laboratório
iv. Modelagem numérica

3. Índice ultravioleta
a. Determinação do índice ultravioleta
b. Sistemas de medição com correção do cosseno

4. Efeitos biológicos da radiação ultravioleta
a. Pele e olhos
b. Espectro de ação eritêmica

5. Conceitos fundamentais em radiometria e fotometria
a. Energia radiante e fluxo radiante
b. Irradiância e irradiância espectral
c. Exposição radiante
d. Radiância e luminância

6. Normas nacional e internacionais para óculos de sol
a. Aspectos espectrofotométricos

Os alunos terão oportunidade de conhecer vários dos equipamentos expostos no Laboratório de Instrumentação Oftálmica de São Carlos (EESC/USP) que se destinam às análises dos óculos de sol.
Apresentar conceitos de bioengenharia ocular, direcionados aos efeitos das radiações no meio ocular e em óculos solares. Além disso, prover o aluno de conceitos fundamentais em fotometria da radiação solar, especialmente na faixa de ultravioleta. Com o crescente mercado brasileiro no que diz respeito a análises de óculos de sol e sua normatização, a disciplina tem como objetivo principal oferecer meios ao aluno de entendimento das radiações e medidas de instrumentação envolvidas neste setor, que está nascendo dentro da EESC-USP e deverá crescer no mercado devido às leis criadas para o setor de óculos solares certificados no Brasil.

Profª. Drª. Liliane Ventura Schiabel
  Contatos: 739340, lilianeventura@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2841640538748680

12 180h Ver mais...
SEL5879 - Processamento Digital de Sinais ME, DO Sinais e sistemas discretos: Sistemas lineares e invariantes no tempo. Estabilidade e Causalidade. Representação nos domínios do tempo e da frequência. Amostragem de sinais contínuos. Transformada Z: Definições. Teoremas e propriedades da transformada Z. Função do sistema. Transformada discreta de Fourier: Série e Transformada discreta de Fourier. Propriedades e aplicações. Convolução linear. Representação matricial e grafos de fluxo dos filtros digitais: Representação matricial de redes digitais. Estruturas básicas para filtros FIR e IIR. Formas transpostas de filtros. Efeitos de quantização. Técnicas de projetos de filtros digitais: Projeto de filtros digitais a partir de analógicos. Fornecer embasamento teórico em processamento digital de sinais e lidar como problemas de aquisição contínuos e filtragem digital de sinais.

Prof. Dr. Carlos Dias Maciel
  Contatos: , carlos.maciel@unesp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6392305131339969

12 180h Ver mais...
SEL5886 - Visão Computacional DO, ME Introdução à visão computacional: visão biológica, fundamentos de imagens digitais, vizinhança, adjacência, conectividade e métricas de distância.
Processamento de imagens no domínio do espaço: transformações de intensidade, histogramas, equalização do histograma, operadores ponto a ponto, operadores locais, convolução, filtragem espacial.
Processamento de imagens coloridas: modelo de cor e espaço de cor.
Operadores morfológicos: dilatação, erosão, abertura, fechamento e filtros morfológicos.
Segmentação de imagens: fronteiras, região, detectores de bordas, limiarização automática, crescimento de região.
Extração de características: descritores de forma, descritores de cor, descritores de textura.
Classificação de padrões em imagens: padrões, vetores de características, métodos de decisão, classificação de padrões em imagens, classificadores com redes neurais artificiais.
Avaliação de classificadores: tabela de contingências, matriz de confusão, validação cruzada, curvas ROC.
Fornecer ao estudante de pós-graduação os conceitos básicos de visão computacional e suas mais importantes aplicações.

Prof. Dr. Adilson Gonzaga
  Contatos: 739326, agonzaga@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2971568649949171

Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira
  Contatos: 739200, mvieira@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6440928185249259

12 180h Ver mais...
SEL5895 - Introdução ao Processamento Digital de Imagens DO, ME Conceitos fundamentais de processamento digital de imagens. Realce de imagens no domínio do espaço: processamento ponto a ponto, convolução, filtros espaciais. Realce de imagens no domínio da frequência: transformada de Fourier, filtros no domínio da frequência. Restauração de imagens, modelos de degradação de imagens, ruído em imagens, modelos de ruído, filtragem de ruído. Reconstrução de imagens a partir de projeções tomográficas. Wavelets e processamento multirresolução. Fornecer ao estudante de pós-graduação os conceitos básicos do processamento digital de imagens e suas mais importantes aplicações.

Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira
  Contatos: 739200, mvieira@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6440928185249259

12 180h Ver mais...



Sistemas Dinâmicos

Consulte aqui as disciplinas oferecidas neste semestre. Abaixo, as disciplinas ativas:

Disciplina Nivel: Ementa: Objetivos: Responsavel: Créditos: Carga Horária Total: Link sistema Janus:
SEL5712 - Redes Neurais Artificiais DO, ME Introdução; Princípios de redes neurais artificiais; Primeiras redes adaptativas (Perceptron e ADALINE); Redes de múltiplas camadas com aprendizagem supervisionada; Aprendizagem não-supervisionada; Redes recorrentes; Redes RBF (Radial Basis Function); Redes de Hopfield; Redes de Kohonen; Redes LVQ; Redes de contra propagação (counter-propagation); Redes ART (Adaptive Resonance Theory). Redes neuro-fuzzy; Métodos de clusterização; Conceitos de neuro-dinâmica; Redes neurais para sistemas variantes no tempo. Análise dos principais modelos de redes neurais artificiais, com proposições de topologias de redes a partir de tais modelos, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia. Serão cobertos os principais métodos supervisionados e não supervisionados para redes neurais artificiais.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

12 180h Ver mais...
SEL5720 - Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica DO, ME Diretrizes curriculares nacionais do curso de engenharia e Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB);
2. Reconhecer os conhecimentos, habilidades e competências de um professor universitário;
3. Compreender o processo de ensino/aprendizagem sob a perspectiva da diversificação do alunado e dos interesses das novas gerações de alunos;
4. Planejamento de ensino e objetivos educacionais;
5. Processos de ensino-aprendizagem e estratégias de ensino;
6. Modelos de design educacional
7. Princípios de elaboração de material didático
8. Processo de avaliação da aprendizagem
9. Uso da tecnologia da informação e utilização eficiente de recursos multimídia na apresentação de informações: tecnologias educacionais para situações presenciais, semipresenciais e remotas.
10. Introdução ao Ensino à Distância;
11. Ambientes virtuais de aprendizagem
12. Técnicas de apresentação e oratória
O objetivo geral desta disciplina é promover o desenvolvimento de competências nas áreas de formação pedagógica que fundamentem e favoreçam o exercício da prática docente no Ensino Superior. Apresentar os conceitos e fundamentos da educação no ensino superior, evidenciando a importância do Plano Político Pedagógico (PPP) e da construção dos saberes docentes para a atuação como docente; &9679; Apresentar modelos de planejamento de ensino para que os alunos possam propor, planejar, preparar e desenvolver estratégias educacionais pertinentes ao tema de estudo; &9679; Desenvolver habilidades para o planejamento da prática docente e para o desenvolvimento e avaliação das estratégias educacionais no ensino superior; &9679; Aperfeiçoar os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso das tecnologias educacionais adequadas, incluindo o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; &9679; Contribuir para a melhoria de habilidades dos alunos na preparação de material didático, comunicação e organização.

Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  Contatos: 739334, jrm@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2532775927158810

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

6 90h Ver mais...
SEL5722 - Pesquisa Bibliográfica DO, ME Módulo de Pesquisa Bibliográfica:
Pesquisas e levantamentos bibliográficos em bases de dados referenciais; demonstração de softwares para recuperação e gerenciamento de referências bibliográficas; apresentação de normas elaboradas pelo Comitê de Estudo de Documentação (Comitê 14) da Associação Brasileira de Normas Técnicas para elaboração de resumos (NBR 6028), referências bibliográficas (NBR 6023), citações (NBR 10520) e artigos científicos (NBR 6022); orientar sobre a conduta metodológica mais indicada para a pesquisa acadêmica; acesso a BDTD/USP informar sobre o processo de submissão de trabalhos e sobre outras fontes de conhecimento de acesso livre.
Apresentar o instrumental científico metodológico básico; Metodologia Científica; Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária; Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado; Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação; Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de “revisão da leitura e/ou bibliografia” e relatórios de “estado-da-arte”.

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

Prof. Dr. Leonardo André Ambrosio
  Contatos: 738137, leo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4574000494570698

6 90h Ver mais...
SEL5724 - Visão Computacional em Robótica DO, ME Introdução à visão computacional aplicada em robótica. Formação de imagens e modelos de câmera:
imagens digitais, ótica básica, formação de imagens, modelos de câmera, parâmetros intrínsecos e
extrínsecos de uma câmera, imagens de profundidade. Extração de características visuais e segmentação
de imagem: características visuais, detecção de bordas e cantos, linhas e curvas, Transformada de Hough,
SIFT, segmentação de regiões por cor e intensidade. Rastreamento visual. Calibração de câmeras: matriz
de projeção. Visão estéreo: introdução, correspondência, geometria epipolar, retificação de imagem,
estimativa de profundidade. Mosaico de imagens. Fluxo ótico, estimativa de velocidade. Odometria
visual.
Introduzir ao aluno os fundamentos e métodos de visão computacional para estimação da geometria tridimensional do ambiente a partir do processamento de imagens, e aplicações desses métodos em robótica, tais como, mapeamento, localização, controle servo visual, rastreamento. O enfoque do curso está na estimação da posição e movimento de objetos de interesse no ambiente a partir de imagens de câmeras fixas; ou de forma semelhante, a posição e movimento de câmeras a partir de pontos de referência fixos no ambiente. Para esse propósito, serão apresentados métodos frequentemente utilizados em aplicações robóticas para segmentação de imagem, extração de características, calibração de câmeras e visão estereoscópica.

Prof. Dr. Valdir Grassi Junior
  Contatos: 739356, vgrassi@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9407327032021776

12 180h Ver mais...
SEL5728 - Acionamentos Elétricos com Máquinas Síncronas com Ímã Permanente no Rotor DO, ME 1. Ímãs, ímãs permanentes e circuitos magnéticos.
2. Máquinas elétricas síncronas com ímã permanente na superfície do rotor e com forma de onda de força contra-eletromotriz senoidal e não senoidal: modelagem por fase, diferenças construtivas e tipos de conversores empregados.
3. Modelagem vetorial de máquinas senoidais e de máquinas não senoidais.
4. Controle de máquinas não senoidais com alimentação convencional.
5. Controle de máquinas síncronas senoidais e não senoidais com modelagem vetorial senoidal e modelagem vetorial não senoidal.
6. Estimação da posição rotórica em máquinas não senoidais com alimentação convencional.
7. Rendimento das máquinas senoidais e não senoidais: análise de perdas no cobre e perdas e no ferro por histerese e correntes de Foucault; técnicas de minimização de perdas no cobre.
8. Operação das máquinas síncronas com enfraquecimento de campo em altas velocidades.
9. Operação das máquinas síncronas em altas correntes de estator: saturação do ferro e dependência do torque eletromagnético nas componentes de campo, corrente de estator, relutância de circuito de rotor e de circuito de estator.
A disciplina tem como objetivo a cobertura de aspectos específicos de operação de acionamentos elétricos que empregam máquinas síncronas com ímã na superfície do rotor. Para isso, tanto máquinas quanto conversores elétricos são estudados e analisados detalhadamente, a fim de se identificar novas proposições na área. Além disso, a disciplina também objetiva capacitar o aluno à utilização de ferramentas de análise diversas, relacionadas às máquinas e seus conversores elétricos de potência.

Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  Contatos: 739334, jrm@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2532775927158810

12 180h Ver mais...
SEL5738 - Modelos Dinâmicos de Máquinas Elétricas DO, ME Apresentação das características gerais de máquinas elétricas e processos de conversão de energia. Máquinas de corrente contínua: estudo de modelos, técnicas de controle de velocidade e posição, técnicas de simulação e conversores para controle de motores de corrente contínua. Máquinas de Indução: técnicas de modelagem matricial trifásica, matricial ortogonal, técnicas vetoriais – vetores de espaço, introdução de modelagem por diferenciais complexas, investigação de procedimentos de controle de conjugado, desacoplamento e linearização por orientação de campo, obtenção de modelos para os diferentes referenciais de campo e técnicas de simulação. Máquinas Síncronas: Modelos matriciais e vetoriais, modelo orientado em campo e simulação, considerando-se máquinas síncronas com FCEM senoidal e com FCEM trapezoidal. Considerações básicas sobre modelagem de motores de relutância chaveada e motores de passo. Apresentar técnicas de modelagem de sistemas dinâmicos aplicadas a máquinas elétricas em geral com vistas ao controle de torque, de velocidade e de posição. Introduzir técnicas vetoriais na descrição da dinâmica de maquinas elétricas: fasores espaciais e notações de função de transferência a coeficientes complexos.

Prof. Dr. Manoel Luis de Aguiar
  Contatos: 739328, aguiar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5860694940411843

Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  Contatos: 739334, jrm@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2532775927158810

12 180h Ver mais...
SEL5739 - Sistemas Não-Lineares DO, ME 1) Revisão de Análise; 2) Teoria de Existência e Unicidade de Soluções de Equações Diferenciais Ordinárias; 3) Estimativa de Soluções de Equações Diferenciais Ordinárias: Fórmula da Variação das Constantes; Desigualdade de Gronwall; 4) Campo Vetorial, Equilíbrios e Retrato de Fase; 5) Linearização de Campos Vetorias (Tipos de Equilíbrio); 6) Sistemas Conservativos; 7) Conjuntos Limites, Soluções Periódicas (Teorema de Poincaré-Bendison); 8) Hiperbolicidade e Variedades Invariantes; 9) Estabilidade no Sentido de Lyapunov: 9.1) Estabilidade de Sistemas Autônomos: Teoremas de Lyapunov, Princípio de Invariância, Teoremas em Instabilidade; 9.2) Estabilidade de Sistemas Não Autônomos; 10) Sistemas Perturbados; 11) Caracterização da Região de Estabilidade (Região de Atração); 12) Bifurcações Elementares: Teorema da Função Implícita, Bifurcação Sela-Nó, Bifurcação de Hopf, Bifurcações Globais; 13) Aplicações em Controle Não Linear O objetivo deste curso é oferecer uma introdução à teoria de sistemas dinâmicos não lineares para engenheiros. É um curso de análise de sistemas não lineares e não aborda o problema de síntese de controladores. Em particular o curso objetiva: 1) Ilustrar comportamentos complexos de sistemas dinâmicos não lineares que não são observados em sistemas linearizados, incluindo a existência de múltiplos equilíbrios, ciclos limites e comportamentos caóticos; 2) Apresentar algumas técnicas de análise qualitativa de sistemas não lineares, incluindo estimativas de solução e análise do comportamento assintótico de soluções de equações diferenciais; 3) Apresentar uma introdução a teoria de estabilidade de sistemas dinâmicos não lineares e; 4) Apresentar uma introdução à teoria de bifurcações.

Prof. Dr. Newton Geraldo Bretas
  Contatos: 739359, ngbretas@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4319857207780845

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

12 180h Ver mais...
SEL5742 - Aprendizagem de Máquinas DO, ME Introdução; Classificação indutiva; Árvores de decisão; Teoria do aprendizado; Extração de Características; Aprendizado baseados em instâncias; Aprendizado baseado em regras; Aprendizado por reforço; Aprendizado bayesiano; Máquinas de vetor de suporte; Sistemas conexionistas; Técnicas de mineração de dados; Avaliação experimental. Análise dos principais paradigmas, técnicas e algoritmos existentes de aprendizado de máquinas para aquisição automático de conhecimento a partir de observações, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia e ciências aplicadas. Serão cobertos diversas aplicações que ilustram a utilização de aprendizagem de máquinas em problemas envolvendo extração de características, identificação de sistemas, reconhecimento de padrões e sistemas baseados em conhecimento.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

Prof. Dr. Rogério Andrade Flauzino
  Contatos: 739335, raflauzino@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4487681434814567

12 180h Ver mais...
SEL5748 - Tópicos em Sistemas Dinâmicos DO, ME Os seguintes tópicos serão abordados (a) Controle de sistemas autônomos, suas aplicações, bem como o estudo de soluções propostas. (b) Controle de consenso acionado por eventos, segurança de rede e ataques aos agentes, bem como redes e estratégias de controle de consenso resilientes propostas para lidar com esses desafios. As principais abordagens e métodos consideradas incluem i) abordagens baseadas em modelos, ii) métodos baseados em dados e em inteligência computacional e iii) metodologia híbrida, onde um método híbrido se refere a um esquema que invoca tanto o modelo quanto abordagens baseadas em dados / inteligência computacional. Os tópicos serão cobertos através de aulas, seminários e palestras. A disciplina SEL5748 é uma disciplina de ementa variável. Neste oferecimento a disciplina vai proporcionar aos alunos o aprendizado das principais abordagens e técnicas utilizadas para diagnóstico de falhas e controle cooperativo de rede de sistemas não tripulados, e os avanços existentes de consenso de vários agentes, concentrando-se no controle cooperativo e no controle de consenso (formação) na presença de restrições de comunicação, implementação de controle e saturação.

Profª. Drª. Vilma Alves de Oliveira
  Contatos: 739365, voliveira@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6430129533142328

Prof. Dr. Marco Henrique Terra
  Contatos: 739341, terra@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5416767068643649

9 135h Ver mais...
SEL5754 - Dinâmica e Controle de Sistemas de Energia Elétrica DO, ME INTRODUÇÃO
• Níveis hierárquicos de controle na operação de sistemas de potência;

MODELAGEM DINÂMICA PARA O PERÍODO TRANSITÓRIO
• Modelagem do gerador;
• Modelagem do regulador de tensão;
• Análise da resposta do sistema a impactos de potência;

PROJETO DE CONTROLADORES DE AMORTECIMENTO
• Efeitos do controle de excitação sobre a estabilidade;
• Sinais estabilizantes;
• Projeto e sintonia de estabilizadores;

CONTROLES PRIMÁRIO E SUPLEMENTAR DE VELOCIDADE
• Modelo clássico do gerador;
• Modelagem da turbina;
• Reguladores de velocidade;
• Controle automático de geração;

NOVOS PARADIGMAS DE CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA
• Tecnologias de geração distribuída e fontes alternativas de energia (com destaque para a geração eólica e solar fotovoltaica);
• Aplicações de dispositivos Flexible AC Transmission Systems (FACTS);
• Aplicações de medição fasorial sincronizada no monitoramento e no controle de sistemas de potência;
• Sistemas de transmissão do tipo High Voltage Direct Current (HVDC).
Introduzir os vários níveis hierárquicos da dinâmica dos sistemas de potência (período subtransitório, período transitório e regime permanente), juntamente com os respectivos fenômenos e dispositivos de controle associados a cada um deles. Modelar e analisar detalhadamente os fenômenos ocorridos no período transitório, bem como os sistemas de controle atuantes neste período (amortecimento de oscilações, regulação primária e secundária de velocidade).

Prof. Dr. Rodrigo Andrade Ramos
  Contatos: 739348, rramos@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2081545253471652

12 180h Ver mais...
SEL5755 - Sistemas Fuzzy DO, ME Definições; Características básicas; Tratamento de imprecisões e incertezas; Conjuntos fuzzy; Propriedades e características dos conjuntos fuzzy; Formatos de conjuntos fuzzy; Operações lógicas em conjuntos fuzzy; Números e variáveis fuzzy; Normas triangulares (T-norma e S-norma); Medidas e relações fuzzy; Regras de composições fuzzy; Lógica tradicional (Modus Ponens e Modus Tollens); Lógica fuzzy (Modus Ponens Generalizado); Sistemas baseados em regras fuzzy; Aquisição e representação do conhecimento; Fuzzificação e defuzzificação; Modelos de inferência de Mamdani e Takagi-Sugeno; Modelos de Tsukamoto; Sistemas fuzzy tipo-2; Sistemas neuro-fuzzy; Aplicações práticas. Fornecer os conceitos, fundamentos e técnicas relacionados aos sistemas baseados em lógica fuzzy, bem como os procedimentos utilizados para o tratamento das incertezas e imprecisões associadas às informações. Serão cobertos diversos exemplos que ilustram a utilização de sistemas fuzzy no desenvolvimento de aplicações em reconhecimento de padrões, sistemas baseados em conhecimento e identificação de sistemas.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

12 180h Ver mais...
SEL5756 - Processamento Estatístico de Sinais DO, ME 1 – Introdução sinais aleatórios discretos; processamento estatístico de sinais; aplicações de processamento estatístico de sinais; vetores aleatórios e suas caracterizações; valor esperado e momentos; exemplos (função de densidade gaussiana multivariada e outros); transformações lineares de vetores aleatórios; processos aleatórios periódicos e quase-periódicos;

2 – Análise de segundo momento
Função de correlação e covariância; matrizes de correlação e covariância; processos de diagonalização da matriz de correlação por transformações unitária e por decomposição triangular; correlação cruzada e covariância cruzada; descrição na frequência de processos aleatórios; transformada discreta de Karhunen-Loeve; coerência e coerência parcial;

3 – Análise de Componentes Principais (PCA)
Proposição da condição básica; solução algébrica; propriedades algébricas de PCA; interpretação geométrica; uso da matriz de correlação; interpretação dos componentes principais; representações gráficas e exemplos; escolha de um subconjunto dos componentes principais; Uso do PCA com outras técnicas Análise de discriminantes; análise de agrupamentos; aspectos computacionais do cálculo dos componentes principais; extensões não-lineares; transformações métricas e centralizações; projection pursuit;

4 – Noções de Teoria de Informação
Entropia, entropia relativa, informação mútua, regra da cadeia, inequalidade do processamento de sinais, taxa de entropia, capacidade de canal, entropia diferencial, relação entre entropia diferencial e entropia discreta e suas variantes;

5 - Métodos não-lineares
Sistemas determinismos versus estocásticos; modelos estocásticos; dimensão do sistema; determinismo e previsibilidade; noções de medidas de complexidade; teoria da informação; acoplamento de sistemas; transferência de entropia; causalidade e processamento não-linear de sinais;

6 – Modelos Probabilísticos
Fundamentos de relações causais probabilísticas, redes Bayesianas, redes Bayesianas dinâmicas, reconstrução dos modelos estruturais, determinação das associações entre variáveis e testes de independências, D-separação, condição de Markov-Blanket, inferência em redes Bayesianas, transportabilidade de modelos probabilísticos.
Apresentar aos alunos os conceitos e novas técnicas de processamento estatístico de sinais e suas aplicações.

Prof. Dr. Carlos Dias Maciel
  Contatos: , carlos.maciel@unesp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6392305131339969

12 180h Ver mais...
SEL5761 - Eletrônica de Potência I – Controle e Operação de Conversores CC-CA em Micro Redes DO, ME 1) Princípios de Funcionamento de Fontes Alternativas;
Painéis Fotovoltaicos;
Armazenadores de Energia;
Ultracapacitores;
Baterias;
Células de Combustível;
2) Tipos de Conversores CC-CA;
Conversores dois Níveis;
Conversores Multiníveis;
3) Modelagem no Domínio do Tempo;
Análise de Estabilidade;
4) Modelagem no Domínio da Frequência;
Análise de Estabilidade;
5) Técnicas de Modulação
Modulação por Onda Quadrada;
Modulação por Largura de Pulso: Senoidal e Space Vector Modulation; Modulação Multinível;
6) Controladores Utilizados em Conversores CC-CA;
PI, PID
Controladores Ressonantes;
Projeto de Controladores;
7) Técnicas para Representar Conversores CC-CA
Uso de Transformada de Clarke;
Uso da Transformada de Park;
Análise de Harmônicos nas Transformadas;
8) Conexão com a Rede;
Métodos de Conexão;
Detecção de Eventos (Ilhamento);
9) Gerenciamento do Conversores Eletrônicos;
Controladores do Tipo Droop;
Operação compartilhada
10) Uso dos Dispositivos Digitais;
Configurações Básicas;
Linguagem de Programação;
Conversores A/D e D/A;
PWM.
Estudar o comportamento dinâmico de conversores CC-CA que utilizam fontes alternativas e armazenadores de energia e operam em microrredes. Nesse sentido, há duas formas bastante importantes a serem utilizadas que são: as microrredes autônomas ou conectadas na rede de distribuição. Avaliar o desempenho da microrrede através do uso de índices de desempenho encontrados em normas de qualidade de energia e os efeitos das principais técnicas de detecção de ilhamento no comportamento da microrrede bem como, a operação da mesma (microrrede) com compartilhamento de energia entre os dispositivos geradores e armazenadores. Analisar diferentes topologias de conversores CC-CA e a sua aplicabilidade em microrredes enfatizando sempre, qualidade de energia, capacidade de compartilhamento e rendimento.

Prof. Dr. Ricardo Quadros Machado
  Contatos: 738277, rquadros@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3927458584410491

12 180h Ver mais...
SEL5762 - Eletrônica de Potência II – Controle e Operação de Conversores CC-CC para Fontes Alternativas de Energia DO, ME 1) Análise e Modelagem de Fontes Alternativas de Energia;
Painéis Fotovoltaicos;
Células de Combustível;
Armazenadores de Energia (Baterias e Ultracapacitores);
2) Tipos de Conversores CC-CC;
Conversores Elevadores de Tensão;
Conversores Abaixadores de Tensão;
Conversores Abaixadores-Elevadores de Tensão;
3) Modos de Operação;
Modo de Condução Contínua;
Modo de Condução Descontínua;
4) Dimensionamento dos Componentes Passivos;
5) Modelagem em Espaço de Estado de Conversores CC-CC;
Obtenção da Função de Transferências das três Topologias Apresentadas no Item 2;
Análise de Estabilidade de Conversores CC-CC;
6) Técnicas de controle;
PI, PID
Projeto de Controladores;
7) Efeito de Conversores CC-CC sobre Fontes alternativas de Energia;
Análise no Espaço de Estado;
8) Conversores Operando com Comutação não Dissipativa;
Comutação sob Tensão Nula (ZVT);
Comutação sob Corrente Nula (ZCS);
9) Utilização de Conversores com Comutação Suave em Fontes Alternativas;
10) Processadores Digitais de Sinais (DSP);
TMS320F2000;
11) Uso dos principais periféricos dos DSP’s;
Configurações Básicas;
Linguagem de Programação;
Conversores A/D e D/A;
PWM;
Estudar o comportamento em regime permanente e transitório de conversores CC-CC e fontes alternativas de energia (células de combustível, painéis fotovoltaicos e armazenadores de energia), bem como, as interações que ocorrem quando ambos operam em uma microrrede CC.

Prof. Dr. Ricardo Quadros Machado
  Contatos: 738277, rquadros@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3927458584410491

12 180h Ver mais...
SEL5772 - Controle Não Linear DO, ME Introdução. Porque controle não-linear? Principais propriedades de sistemas não-lineares. Sistemas não-lineares e pontos de equilíbrio. Fundamentos da teoria de Lyapunov e extensão de La Salle. Conceitos de estabilidade. Funções de Lyapunov: conceito de energia. Projeto de sistemas de controle não lineares. Linearização global. Controle difuso (fuzzy) via modelos Mandani e Takagi-Sugeno. Controle por modos deslizantes e suas aplicações práticas. Resolução de problemas de engenharia utilizando Matlab/Simulink. Capacitar o aluno a utilizar técnicas avançadas de controle não linear. Inclui novas práticas de ensino visando solidificar os conhecimentos da teoria e mostrar na prática a aplicabilidade da teoria de controle. As atividades compreendem aulas expositivas, interativas e seminários.

Profª. Drª. Vilma Alves de Oliveira
  Contatos: 739365, voliveira@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6430129533142328

12 180h Ver mais...
SEL5776 - Monitoramento da Condição de Ativos Industriais DO, ME Introdução e motivação para o monitoramento de condições e diagnóstico de falhas em ativos industriais do ponto de vista técnico e econômico: automação industrial, manufatura inteligente, indústria 4.0, tendências e desafios; métodos indiretos de monitoramento de condições em sistemas de manufatura, máquinas e equipamentos; monitoramento de condições de ferramentas em sistemas de usinagem; avaliação não destrutiva e inspeção por emissão acústica para monitoramento de integridade e diagnóstico de falhas em estruturas e sistemas elétricos; percepção sensorial e abordagem orientada à dados de sensores para monitoramento de condições: transdutores piezelétricos, vibração e corrente elétrica; sistemas de aquisição de dados; processamento de sinais acústicos para extração e seleção de características: análise nos domínios do tempo, frequência e tempo-frequência, detecção de eventos, indices de correlação e técnicas avançadas; aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, e sistemas de tomada de decisão para automação industrial. Indústria 4.0 e tecnologias habilitadoras em sistemas modernos de manufatura: internet das coisas industriais (IIoT), computação em nuvem, big data, manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos e implementação por hardware embarcado. Apresentar o desenvolvimento e pesquisa sobre monitoramento de condições e diagnóstico de falhas em ativos industriais seguindo a recente atualização da indústria. O curso visa fornecer conhecimentos introdutórios sobre a utilização de métodos indiretos de monitoramento para sistemas modernos de manufatura a partir do emprego de sensores, aquisição de dados, processamento de sinais, diagnóstico de falhas, reconhecimento de padrões e uso de tecnologias habilitadoras que fundamentam a quarta revolução industrial. A estrutura do curso contempla aulas teóricas, implementações, seminários e palestras, e estudos de caso cobrindo problemas práticos no contexto da indústria e da pesquisa cientifica.

Prof. Dr. Pedro de Oliveira Conceição Junior
  Contatos: 739365, pedro.oliveiracjr@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0462351002778999

12 180h Ver mais...
SEL5777 - Estratégias Avançadas de Condicionamento de Energia em Redes Elétricas Modernas DO, ME 1) Introdução sobre qualidade da energia e condicionamento de energia: conceitos teóricos básicos, fundamentos normativos, princípios de compensação de distúrbios elétricos e índices de mérito
2) Teorias de potência clássicas e abordagens modernas: Teoria de Budeanu, Teoria de Fryze, Teoria de Potências Instantâneas (PQ), Teoria da Potência Conservativa (CPT), entre outras
3) Filtros passivos: série, paralelo e híbridos
4) Dispositivos FACTs: reator controlador por tiristores (RTC), compensador estático de tensão (SVC), compensador estático de reativos (STATCOM), controlador universal de fluxo de potência (UPFC)
5) Filtros ativos de potência (topologias série, paralelo e híbrido) e condicionadores unificados de qualidade da energia (UPQC)
6) Conversores multifuncionais: princípios operacionais, estratégias de controle e gerenciamento
7) Compensação distribuída de distúrbios elétricos: princípios operacionais e estratégias de gerenciamento de condicionadores de energia
8) Condicionamento de energia em smart grids e microrredes: compensação de distúrbios baseada em dados e estratégias inteligentes, implementação de laços de controle de impedância virtual, topologias de gerenciamento de conversores multifuncionais
O objetivo deste curso é oferecer uma introdução aos diversos dispositivos empregados no condicionamento de energia em redes elétricas, apresentando suas estruturas físicas, implementação de algoritmos de controle embarcado, bem como as suas aplicações na compensação de diferentes distúrbios elétricos. Espera-se que a aplicabilidade de tais dispositivos seja demonstrada sob a perspectiva de cenários tradicionais, vislumbrando ainda o cenário de redes elétricas modernas, tal como no contexto de smart grids e microrredes. Objetiva-se também apresentar abordagens avançadas de análise de circuitos elétricos, demonstrando a aplicabilidade de teorias de potência no gerenciamento de condicionadores de energia e conversores eletrônicos de potência multifuncionais, além de demonstrar as vantagens do gerenciamento cooperativo destes dispositivos em serviços de melhoria da qualidade da energia. A estrutura do curso contempla aulas teóricas, implementações computacionais, seminários e palestras, além de estudos de caso cobrindo problemas práticos de aplicabilidade real.

Prof. Dr. Augusto Matheus dos Santos Alonso
  Contatos: 739354, augusto.alonso@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4466165997088872

12 180h Ver mais...
SEL5864 - Controle de Máquinas Elétricas DO, ME Caracterização e finalidade dos procedimentos de controle das máquinas elétricas em geral. Características de controle e de controladores lineares e técnicas não lineares de controle. Controle de posição e de velocidade de motores de corrente contínua alimentadas por conversores tipo Retificadores e Choppers, malhas de corrente, sensores e análise de desempenho. Controle de torque e de velocidade para motores de corrente alternada. Técnicas escalares e técnicas vetoriais. Técnicas de orientação de campo. Controle de velocidade e de torque para máquinas de corrente alternada com utilização de pontes inversoras com fonte de tensão ou de corrente. Controle de torque direto DTC. Controle sem medição de velocidade: "Sensorless Control". Controle por Modos Deslizantes ("Sliding Mode Control"). Controle Preditivo MPC-FCS ( Finite-Control-Set Model Prective Control) aplicados a máquina elétricas. Tópicos avançadas: Estimação e adaptação paramétrica em malha fechada. A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir os seguintes tópicos: Técnicas de controle lineares e não lineares para máquinas elétricas, tanto na operação como motor quanto como gerador. Aplicação de topologias de controle não linear em máquinas de corrente contínua, máquinas de corrente alternada assíncronas e síncronas: motores de indução com rotor de gaiola de esquilo e com rotor bobinado, máquinas síncronas com ímã permanente no rotor, motores "brushless DC" e máquinas de relutância variável. Tratamento no domínio do tempo contínuo e discreto. Principais conversores utilizados na alimentação de máquinas elétricas: inversores, recortadores e retificadores controlados.

Prof. Dr. Manoel Luis de Aguiar
  Contatos: 739328, aguiar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5860694940411843

Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  Contatos: 739334, jrm@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2532775927158810

12 180h Ver mais...
SEL5879 - Processamento Digital de Sinais DO, ME Sinais e sistemas discretos: Sistemas lineares e invariantes no tempo. Estabilidade e Causalidade. Representação nos domínios do tempo e da frequência. Amostragem de sinais contínuos. Transformada Z: Definições. Teoremas e propriedades da transformada Z. Função do sistema. Transformada discreta de Fourier: Série e Transformada discreta de Fourier. Propriedades e aplicações. Convolução linear. Representação matricial e grafos de fluxo dos filtros digitais: Representação matricial de redes digitais. Estruturas básicas para filtros FIR e IIR. Formas transpostas de filtros. Efeitos de quantização. Técnicas de projetos de filtros digitais: Projeto de filtros digitais a partir de analógicos. Fornecer embasamento teórico em processamento digital de sinais e lidar como problemas de aquisição contínuos e filtragem digital de sinais.

Prof. Dr. Carlos Dias Maciel
  Contatos: , carlos.maciel@unesp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/6392305131339969

12 180h Ver mais...
SEL5901 - Controle Ótimo DO, ME - Origens do cálculo variacional e controle ótimo
- Cálculo variacional - controle ótimo e problemas do regulador linear
- Controle ótimo em tempo contínuo
- Equação de Hamilton-Jacobi-Belman
- O princípio do mínimo de Pontryagin
- Extensões do princípio do mínimo - estados terminais livres e fixos
- Problemas com informações perfeitas e imperfeitas dos estados
- A relação entre programação dinâmica e princípio do mínimo
- Sistemas variantes no tempo
- Mínimos quadrados regularizados robustos
- Introdução ao controle ótimo robusto
O objetivo da teoria de Controle Ótimo é determinar os sinais de controle para um sistema dinâmico que resulte em um processo que satisfaça restrições físicas e ao mesmo tempo minimize ou maximize um determinado critério de desempenho. Será apresentada uma abordagem matemática unificada aplicável a uma audiência ampla (como por exemplo alunos de engenharia, matemática, economia). A história do Controle Ótimo teve início em 1696 com Johann Bernoulli, professor de matemática na Universidade de Groningen, Netherlands, e continua sendo desenvolvida nos dias de hoje através da teoria moderna de Controle Ótimo com várias abordagens. Nesta disciplina serão utilizados dois enfoques algébricos para deduzir controladores ótimos. O primeiro é baseado em cálculo variacional. Será utilizado em particular para sistemas cujos parâmetros não estejam sujeito a incertezas. O segundo é baseado em mínimos quadrados regularizados robustos. Para tratar de sistemas sujeitos a incertezas nos parâmetros. Essa disciplina fornece ao aluno ferramentas suficientes para que ele interprete os resultados recentes nesta área, bem como desenvolva pesquisa no assunto.

Prof. Dr. Marco Henrique Terra
  Contatos: 739341, terra@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5416767068643649

12 180h Ver mais...
SEL5903 - Modelagem de Transitórios em Sistemas Elétricos de Potência DO, ME Introdução; Modelagem computacional de elementos elétricos; Técnicas de solução numérica de sistemas dinâmicos; comportamento dinâmico de geradores, faltas em sistemas de transmissão, falhas internas em transformadores, modelagem de cargas não-lineares, estudo estatístico de sobretensões de chaveamento em sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica. Apresentar metodologias de modelagem numérica de componentes de sistemas elétricos de potência sob condições transitórias além de destacar métodos computacionais para determinação da dinâmica das grandezas elétricas frente a distúrbios em sistemas de energia. Apresentar situações práticas envolvendo faltas e qualidade de energia elétrica.

Prof. Dr. Rogério Andrade Flauzino
  Contatos: 739335, raflauzino@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4487681434814567

12 180h Ver mais...



Sistemas Elétricos de Potência

Consulte aqui as disciplinas oferecidas neste semestre. Abaixo, as disciplinas ativas:

Disciplina Nivel: Ementa: Objetivos: Responsavel: Créditos: Carga Horária Total: Link sistema Janus:
SEL5712 - Redes Neurais Artificiais ME, DO Introdução; Princípios de redes neurais artificiais; Primeiras redes adaptativas (Perceptron e ADALINE); Redes de múltiplas camadas com aprendizagem supervisionada; Aprendizagem não-supervisionada; Redes recorrentes; Redes RBF (Radial Basis Function); Redes de Hopfield; Redes de Kohonen; Redes LVQ; Redes de contra propagação (counter-propagation); Redes ART (Adaptive Resonance Theory). Redes neuro-fuzzy; Métodos de clusterização; Conceitos de neuro-dinâmica; Redes neurais para sistemas variantes no tempo. Análise dos principais modelos de redes neurais artificiais, com proposições de topologias de redes a partir de tais modelos, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia. Serão cobertos os principais métodos supervisionados e não supervisionados para redes neurais artificiais.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

12 180h Ver mais...
SEL5713 - Dielétricos DO, ME Teoria geral sobre dielétricos. Mecanismos e teorias dos processos de “Breakdown”. Dielétricos gasosos, líquidos e sólidos. Estudos sobre permissividade elétrica. Estudos sobre descargas parciais nesses dielétricos Estudos sobre processos de “breakdown”, Eletrohidrodinâmica, eletretos, piezeletretos e ferroeletretos. Os temas abordados nesta disciplina são dielétricos sólidos, líquidos e gasosos, com ênfase em suas características de polarização, ruptura dielétrica e especiais como a piezoeletricidade e piroeletricidade. Também procura-se dar uma visão ampla sobre os novos avanços da área, em especial para os eletretos, ferroeletretos e piezoeletretos.

Prof. Dr. Ruy Alberto Correa Altafim
  Contatos: 738136, altafim@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3276653731957888

12 180h Ver mais...
SEL5717 - Estimação de Estado em Sistemas Elétricos de Potência DO, ME - Introdução à operação em tempo real de sistemas elétricos de potência: restrições de carga, de operação e de segurança, estados de operação e funções componentes da operação em tempo real de sistemas de potência; - Revisão da formulação básica do problema de fluxo de potência em redes de energia; - Apresentação das etapas envolvidas no processo de estimação de estado tradicional; - Obtenção do modelo barra-linha e associação de medidores; - Estimação estática de estado: modelo de medição e estimador de estado por mínimos quadrados ponderados (linear, não linear, acoplado, desacoplado e desacoplado rápido); - Observabilidade de redes de energia: introdução, métodos numéricos, topológicos e híbridos; - Redundância de medidas: métodos para identificação de medidas críticas, conjuntos críticos de medidas e do nível de redundância local de medidas; - Processamento de erros grosseiros: métodos para detecção, identificação e recuperação de medidas portadoras de erros grosseiros; - Processamento de Erros topológicos e de parâmetros: modelagem e métodos para tratamento desses erros; - Estimadores de estado estatisticamente e numericamente robustos; - Estimação de estado dinâmica; - Estimação de estado considerando a modelagem trifásica da rede; - Estimação de estado em sistemas de distribuição; - Estimação de estado considerando medidas sincronizadas e não sincronizadas com diferentes taxas de amostragem. O objetivo desta disciplina é apresentar, de forma didática e com a profundidade necessária para formação de estudantes de pós-graduação, a natureza geral do processo de estimação de estado em sistemas elétricos de potência, destacando a sua importância para operação em tempo real, contextualizando o seu desenvolvimento e a necessidade de evolução para se manter em sintonia com as novas tendências e tecnologias atuais.

Prof. Dr. Newton Geraldo Bretas
  Contatos: 739359, ngbretas@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4319857207780845

Prof. Dr. Joao Bosco Augusto London Junior
  Contatos: 739321, jbalj@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9839725681245775

12 180h Ver mais...
SEL5718 - Fluxo de Potência Ótimo DO, ME O problema de Fluxo de Potência.
Formulação do problema de fluxo de potência ótimo.
Soluções do problema de fluxo de potência ótimo através de abordagens de programação linear.
Newton-PL.
Algoritmos baseados em programação não-linear.
Métodos de Primeira Ordem.
Métodos de Segunda Ordem.
Despacho econômico ótimo.
Despacho ótimo de reativos.
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver habilidades na área de Programação Linear e Não-Linear aplicadas em Sistemas Elétricos de Potência. O aluno deverá adquirir e desenvolver conceitos científicos que permitirão construir modelos matemáticos da rede elétrica, procurando atingir metas de interesse, como minimização de custos, maximização de lucros, entre outros. A abordagem central está na resolução do problema de fluxo de potência ótimo como ferramenta de planejamento e de operação da rede elétrica. A disciplina deverá permitir, aos alunos, discutir os diversos modelos propostos na literatura, assim como as metodologias e suas abordagens de solução.

Prof. Dr. Geraldo Roberto Martins da Costa
  Contatos: 738134, geraldo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/7764482601239063

12 180h Ver mais...
SEL5720 - Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica DO, ME Diretrizes curriculares nacionais do curso de engenharia e Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB);
2. Reconhecer os conhecimentos, habilidades e competências de um professor universitário;
3. Compreender o processo de ensino/aprendizagem sob a perspectiva da diversificação do alunado e dos interesses das novas gerações de alunos;
4. Planejamento de ensino e objetivos educacionais;
5. Processos de ensino-aprendizagem e estratégias de ensino;
6. Modelos de design educacional
7. Princípios de elaboração de material didático
8. Processo de avaliação da aprendizagem
9. Uso da tecnologia da informação e utilização eficiente de recursos multimídia na apresentação de informações: tecnologias educacionais para situações presenciais, semipresenciais e remotas.
10. Introdução ao Ensino à Distância;
11. Ambientes virtuais de aprendizagem
12. Técnicas de apresentação e oratória
O objetivo geral desta disciplina é promover o desenvolvimento de competências nas áreas de formação pedagógica que fundamentem e favoreçam o exercício da prática docente no Ensino Superior. Apresentar os conceitos e fundamentos da educação no ensino superior, evidenciando a importância do Plano Político Pedagógico (PPP) e da construção dos saberes docentes para a atuação como docente; &9679; Apresentar modelos de planejamento de ensino para que os alunos possam propor, planejar, preparar e desenvolver estratégias educacionais pertinentes ao tema de estudo; &9679; Desenvolver habilidades para o planejamento da prática docente e para o desenvolvimento e avaliação das estratégias educacionais no ensino superior; &9679; Aperfeiçoar os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e justificar o uso das tecnologias educacionais adequadas, incluindo o uso de ambientes virtuais de aprendizagem; &9679; Contribuir para a melhoria de habilidades dos alunos na preparação de material didático, comunicação e organização.

Prof. Dr. José Roberto Boffino de Almeida Monteiro
  Contatos: 739334, jrm@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2532775927158810

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

6 90h Ver mais...
SEL5722 - Pesquisa Bibliográfica DO, ME Módulo de Pesquisa Bibliográfica:
Pesquisas e levantamentos bibliográficos em bases de dados referenciais; demonstração de softwares para recuperação e gerenciamento de referências bibliográficas; apresentação de normas elaboradas pelo Comitê de Estudo de Documentação (Comitê 14) da Associação Brasileira de Normas Técnicas para elaboração de resumos (NBR 6028), referências bibliográficas (NBR 6023), citações (NBR 10520) e artigos científicos (NBR 6022); orientar sobre a conduta metodológica mais indicada para a pesquisa acadêmica; acesso a BDTD/USP informar sobre o processo de submissão de trabalhos e sobre outras fontes de conhecimento de acesso livre.
Apresentar o instrumental científico metodológico básico; Metodologia Científica; Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária; Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado; Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação; Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de “revisão da leitura e/ou bibliografia” e relatórios de “estado-da-arte”.

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

Prof. Dr. Leonardo André Ambrosio
  Contatos: 738137, leo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4574000494570698

6 90h Ver mais...
SEL5723 - Tópicos Avançados em Sistemas Elétricos de Potência DO, ME Acionamentos elétricos e definições; inversores monofásicos e trifásicos com fonte de tensão; modos de operação; técnicas de modulação em largura de pulso escalares e vetoriais; máquinas síncronas com ímã permanente no rotor; modelagem; transformações de coordenadas; modos de operação; malhas de corrente e de velocidade em acionamentos elétricos; controladores lineares com anti-windup e controladores não lineares. Fenômenos transitórios em sistemas elétricos; representação discreta de elementos de sistemas elétricos; métodos de simulação de transitórios; vector-fitting. Formação de micro redes CC, CA e híbridas; modelagem de fontes alternativas e armazenadores de energia; análise e modelagem de conversores CC/CC no domínio da frequência e no espaço de estados; análise e modelagem de conversores CC/CA no domínio da frequência e no espaço de estados; e Transformadas de Park e Clarke; projetos de controladores lineares para o controle e operação de fontes alternativas de energia; conexão com a rede; e detecção de eventos (ilhamento). O relé digital e a proteção digital de linhas de transmissão; novas tendências; algoritmos genéticos na estimação de harmônicos; Transformada Wavelet aplicada à proteção; a proteção digital adaptativa; e introdução ao conceito de smart grids (redes inteligentes). Apresentar aos alunos conceitos, definições e linhas de pesquisas associadas a acionamentos elétricos, micro redes, modelagem de sistemas elétricos para simulação de transitórios, e a proteção digital de sistemas elétricos de potência.

Prof. Dr. Rodrigo Andrade Ramos
  Contatos: 739348, rramos@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2081545253471652

12 180h Ver mais...
SEL5742 - Aprendizagem de Máquinas DO, ME Introdução; Classificação indutiva; Árvores de decisão; Teoria do aprendizado; Extração de Características; Aprendizado baseados em instâncias; Aprendizado baseado em regras; Aprendizado por reforço; Aprendizado bayesiano; Máquinas de vetor de suporte; Sistemas conexionistas; Técnicas de mineração de dados; Avaliação experimental. Análise dos principais paradigmas, técnicas e algoritmos existentes de aprendizado de máquinas para aquisição automático de conhecimento a partir de observações, tendo-se o intuito de solucionar problemas de engenharia e ciências aplicadas. Serão cobertos diversas aplicações que ilustram a utilização de aprendizagem de máquinas em problemas envolvendo extração de características, identificação de sistemas, reconhecimento de padrões e sistemas baseados em conhecimento.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

Prof. Dr. Rogério Andrade Flauzino
  Contatos: 739335, raflauzino@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4487681434814567

12 180h Ver mais...
SEL5747 - Análise Estática de Sistemas de Energia Elétrica DO, ME Modelos de componentes de redes em regime permanente; Fluxo de potência: formulação, métodos numéricos de solução, controles e limites; Modelo linearizado de Fluxo de Potência; Métodos diretos e iterativos para solução de sistemas de equações algébricas lineares esparsos; Modelos equivalentes externos; Análise de segurança de sistemas de potência; Introdução aos sistemas de distribuição de energia elétrica; Introdução ao problema de fluxo de potência ótimo. Esta disciplina tem como objetivo fornecer e solidificar conceitos básicos de análise de redes elétricas, modelagem matemática de sistemas de energia elétrica assim como introduzir novos conceitos e ferramentas computacionais para alunos ingressantes na área de concentração Sistemas Elétricos de Potência.

Prof. Dr. Geraldo Roberto Martins da Costa
  Contatos: 738134, geraldo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/7764482601239063

Prof. Dr. Eduardo Nobuhiro Asada
  Contatos: 739200, easada@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1260224604290354

Prof. Dr. Benvindo Rodrigues Pereira Junior
  Contatos: 738131, brpjunior@gmail.com
  Lattes: lattes.cnpq.br/1704616728056883

12 180h Ver mais...
SEL5749 - Qualidade da Energia Elétrica DO, ME Definição e percepção do problema; Termos e definições, aspectos conceituais e técnicos; A QEE na transmissão; A QEE na distribuição: qualidade do produto, do serviço, e do tratamento de reclamações; Importância e avaliação da continuidade do fornecimento da energia elétrica: impactos econômicos e custo das interrupções; Variações de Tensão de Curta Duração (VTCD); Variações de Tensão de Longa Duração (VTLD); Transitórios oscilatórios e impulsivos; Desequilíbrios de tensão, Flutuações de tensão; Variações na frequência; Distorções da forma de onda; Distorções harmônicas e inter-harmônicas; Alocação de medidores de QEE em sistemas de transmissão e de distribuição; Simulações e análises de VTCD/VTLD em redes sem e com de Geração Distribuída (GD); Simulações e análises de redes de distribuição com a presença de distorções harmônicas, desequilíbrios e flutuação de tensão; e Simulações e análises para a quantificação de indicadores de continuidade individuais e coletivos. O curso tem como objetivo ressaltar os principais fundamentos, termos e definições sobre a Qualidade da Energia Elétrica (QEE). Como as fontes de distúrbios associadas à falta da QEE devem ser conhecidas e controladas, o curso em questão também objetiva apresentar técnicas para a detecção, a classificação e a localização de diferentes distúrbios e ou fenômenos que por ventura possam ocorrer e ou se manifestar sobre o Sistema Elétrico de Potência (SEP), apresentando ferramentas modernas para tal finalidade. Será também apresentado ao pós-graduando, além dos conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de pesquisas correlatas aos assuntos delineados, denotando-se o atual interesse do setor elétrico brasileiro e mundial nos temas abordados

Prof. Dr. Denis Vinicius Coury
  Contatos: 738133, coury@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4102044100700526

Prof. Dr. Mario Oleskovicz
  Contatos: 738142, olesk@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5872571647194208

12 180h Ver mais...
SEL5754 - Dinâmica e Controle de Sistemas de Energia Elétrica DO, ME INTRODUÇÃO
• Níveis hierárquicos de controle na operação de sistemas de potência;

MODELAGEM DINÂMICA PARA O PERÍODO TRANSITÓRIO
• Modelagem do gerador;
• Modelagem do regulador de tensão;
• Análise da resposta do sistema a impactos de potência;

PROJETO DE CONTROLADORES DE AMORTECIMENTO
• Efeitos do controle de excitação sobre a estabilidade;
• Sinais estabilizantes;
• Projeto e sintonia de estabilizadores;

CONTROLES PRIMÁRIO E SUPLEMENTAR DE VELOCIDADE
• Modelo clássico do gerador;
• Modelagem da turbina;
• Reguladores de velocidade;
• Controle automático de geração;

NOVOS PARADIGMAS DE CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA
• Tecnologias de geração distribuída e fontes alternativas de energia (com destaque para a geração eólica e solar fotovoltaica);
• Aplicações de dispositivos Flexible AC Transmission Systems (FACTS);
• Aplicações de medição fasorial sincronizada no monitoramento e no controle de sistemas de potência;
• Sistemas de transmissão do tipo High Voltage Direct Current (HVDC).
Introduzir os vários níveis hierárquicos da dinâmica dos sistemas de potência (período subtransitório, período transitório e regime permanente), juntamente com os respectivos fenômenos e dispositivos de controle associados a cada um deles. Modelar e analisar detalhadamente os fenômenos ocorridos no período transitório, bem como os sistemas de controle atuantes neste período (amortecimento de oscilações, regulação primária e secundária de velocidade).

Prof. Dr. Rodrigo Andrade Ramos
  Contatos: 739348, rramos@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2081545253471652

12 180h Ver mais...
SEL5755 - Sistemas Fuzzy DO, ME Definições; Características básicas; Tratamento de imprecisões e incertezas; Conjuntos fuzzy; Propriedades e características dos conjuntos fuzzy; Formatos de conjuntos fuzzy; Operações lógicas em conjuntos fuzzy; Números e variáveis fuzzy; Normas triangulares (T-norma e S-norma); Medidas e relações fuzzy; Regras de composições fuzzy; Lógica tradicional (Modus Ponens e Modus Tollens); Lógica fuzzy (Modus Ponens Generalizado); Sistemas baseados em regras fuzzy; Aquisição e representação do conhecimento; Fuzzificação e defuzzificação; Modelos de inferência de Mamdani e Takagi-Sugeno; Modelos de Tsukamoto; Sistemas fuzzy tipo-2; Sistemas neuro-fuzzy; Aplicações práticas. Fornecer os conceitos, fundamentos e técnicas relacionados aos sistemas baseados em lógica fuzzy, bem como os procedimentos utilizados para o tratamento das incertezas e imprecisões associadas às informações. Serão cobertos diversos exemplos que ilustram a utilização de sistemas fuzzy no desenvolvimento de aplicações em reconhecimento de padrões, sistemas baseados em conhecimento e identificação de sistemas.

Prof. Dr. Ivan Nunes da Silva
  Contatos: 739367, insilva@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0448891472280429

12 180h Ver mais...
SEL5760 - Distribuição de Energia Elétrica DO, ME Introdução aos sistemas de distribuição; Caracterização e modelos das cargas em sistemas de distribuição; Modelagem de linhas aéreas e subterrâneas; Modelagem de transformadores; Modelagem de capacitores; Fluxo de potência como ferramenta de análise; Regulação de tensão: cálculos de queda de tensão em alimentadores de distribuição e métodos (convencionais e modernos) de regulação de tensão; Cálculo das perdas técnicas; Qualidade de energia elétrica; Confiabilidade; Proteção de sistemas de distribuição de energia elétrica. Esta disciplina tem como objetivos principais introduzir e/ou aprimorar conceitos referentes à modelagem, análise e operação de redes de distribuição de energia elétrica aos alunos de pós-graduação da área de concentração Sistemas Elétricos de Potência, fornecendo o embasamento teórico inicial necessário para o desenvolvimento de pesquisas científicas nessa área. Como objetivo adicional, será incentivada a discussão de trabalhos científicos relevantes publicados dentro dessa linha de pesquisa.

Prof. Dr. Eduardo Nobuhiro Asada
  Contatos: 739200, easada@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1260224604290354

Prof. Dr. José Carlos de Melo Vieira Júnior
  Contatos: 739200, jcarlos@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1047893003118791

Prof. Dr. Benvindo Rodrigues Pereira Junior
  Contatos: 738131, brpjunior@gmail.com
  Lattes: lattes.cnpq.br/1704616728056883

12 180h Ver mais...
SEL5765 - Controle e Análise de Recursos Energéticos Distribuídos para a Integração em Redes de Distribuição DO, ME, DO, ME, DO, ME, DO, ME Definições. Principais tipos de geradores rotativos, fontes alternativas conectadas a rede elétrica via conversores de potência. Outros recursos energéticos: sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos. Principais técnicas de controle de conversores. Principais tecnologias utilizadas como fonte primária de energia. Impactos: perfil de tensão de regime permanente, perdas elétricas, estabilidade de ângulo, transitórios de tensão e corrente, correntes de curto-circuito, detecção de ilhamento, proteção, efeitos sobre a qualidade da energia com a instalação de sistemas de GD. Regulamentação. Os objetivos da disciplina compreendem a apresentação e discussão das principais tecnologias caracterizadas como recursos energéticos distribuídos, e a análise de seus impactos no planejamento e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica, evidenciando os efeitos benéficos e eventuais prejuízos aos mesmos. Essas análises visam verificar a influência dos recursos energéticos distribuídos na operação em regime permanente das redes de distribuição, na qualidade da energia elétrica e confiabilidade dessas redes, nas filosofias de ajustes de dispositivos de proteção e na ocorrência de distúrbios, como curtos-circuitos e ilhamento, por exemplo.

Prof. Dr. José Carlos de Melo Vieira Júnior
  Contatos: 739200, jcarlos@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1047893003118791

Prof. Dr. Ricardo Quadros Machado
  Contatos: 738277, rquadros@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3927458584410491

Prof. Dr. José Carlos de Melo Vieira Júnior
  Contatos: 739200, jcarlos@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1047893003118791

Prof. Dr. Ricardo Quadros Machado
  Contatos: 738277, rquadros@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3927458584410491

Prof. Dr. José Carlos de Melo Vieira Júnior
  Contatos: 739200, jcarlos@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1047893003118791

Prof. Dr. Ricardo Quadros Machado
  Contatos: 738277, rquadros@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3927458584410491

Prof. Dr. José Carlos de Melo Vieira Júnior
  Contatos: 739200, jcarlos@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1047893003118791

Prof. Dr. Ricardo Quadros Machado
  Contatos: 738277, rquadros@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3927458584410491

12 180h Ver mais...
SEL5770 - Metaheurísticas Aplicadas para Problemas de Energia Elétrica DO, ME Introdução à Otimização; Modelos de Otimização; Otimização Combinatória; Heurísticas: construtivo e de melhoria; Metaheurísticas: Algoritmo Genético, Busca Tabu, Particle Swarm Optimization, Algoritmos Bio-inspirados, GRASP; Otimização multiobjetivo; Algoritmos Multiobjectivo; Estudos de caso considerando aplicação de metaheurísticas mono e multiobjetivo. Esta disciplina tem como objetivo fornecer conceitos básicos sobre otimização, técnicas heurísticas e metaheurísticas aplicadas aos problemas de sistemas elétricos de potência.

Prof. Dr. Eduardo Nobuhiro Asada
  Contatos: 739200, easada@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1260224604290354

Prof. Dr. Benvindo Rodrigues Pereira Junior
  Contatos: 738131, brpjunior@gmail.com
  Lattes: lattes.cnpq.br/1704616728056883

12 180h Ver mais...
SEL5773 - Modelagem e Estimação de Parâmetros DO, ME 1) Introdução: Identificação VS Estimação de parâmetros de modelos matemáticos. Ajuste de Curvas. Modelagem de sistemas para fins de estimação de parâmetros. Conceitos em estimação de parâmetros (Região de busca, região factível, região de convergência, região não factível); Otimização.
2) Processo de Estimação de Parâmetros: Análise de Medidas, Seleção da Estrutura do Modelo, Seleção do Algoritmo (método) de Ajuste de Parâmetros, Teste de Validação de Modelo.
3) Análise de Estrutura de Modelos para Estimação de Parâmetros: Modelos Estáticos, Modelos Dinâmicos, Modelos Algébricos Diferenciais.
4) Algoritmos ou Técnicas de Estimação (ajuste) de Parâmetros. Métodos Não-Lineares: Métodos Heurísticos. Métodos Híbridos.
5) Método de Gauss-Newton (sensibilidade de trajetória).
6) Técnicas para melhorar o processo de estimação. Sincronização, Análise de Sensibilidade. Estimação por etapas.
7) Análise de Medidas para Estimação de Parâmetros.
8) Aplicações.
Apresentar ao aluno de pós-graduação a teoria de estimação de parâmetros de modelos matemáticos presentes nos diversos estudos de engenharia elétrica.

Prof. Dr. Elmer Pablo Tito Cari
  Contatos: 739337, elmerpab@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/0869611170882553

12 180h Ver mais...
SEL5855 - Proteção Digital de Sistemas Elétricos de Potência DO, ME Fundamentos da proteção convencional incluindo relés eletromecânicos e estáticos.
Relés de sobrecorrente, diferenciais e de distância. A proteção de barramentos, geradores, linhas de transmissão e de transformadores. A proteção digital, algoritmos e princípios aplicados aos vários elementos do sistema elétrico de potência.
Hardware e software necessários para a proteção digital.
Localização digital de faltas em linhas de transmissão.
O uso de novas tecnologias (dentre as quais as relacionadas à comunicação de dados, fibras ópticas, GPS – Global Positioning System, PMUs – Phasor Measurements Units e redes intranet), ferramentas matemáticas (como a Transformada Wavelet, dentre outras) e sistemas inteligentes (como por exemplo, Redes Neurais Artificiais, Lógica Fuzzy, Algoritmos Genéticos e Agentes) na proteção. A proteção no contexto dos smart grids. O conceito de big data e nuvem na proteção.
Proporcionar ao aluno conhecimento generalizado com relação à proteção de sistemas elétricos, passando pelos métodos convencionais até os métodos mais sofisticados aplicando a tecnologia digital. A ênfase do curso está na apresentação das técnicas digitais para proteção no que diz respeito ao hardware e software utilizados para tal fim. A Proteção também será apresentada sob a ótica dos smart grids, abordando principalmente a utilização de técnicas inteligentes no aprimoramento da mesma. As técnicas de proteção se estendem a sistemas de transmissão, distribuição bem como em microrredes.

Prof. Dr. Ruy Alberto Correa Altafim
  Contatos: 738136, altafim@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3276653731957888

Prof. Dr. Denis Vinicius Coury
  Contatos: 738133, coury@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4102044100700526

Prof. Dr. Mario Oleskovicz
  Contatos: 738142, olesk@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5872571647194208

12 180h Ver mais...
SEL5857 - Estabilidade em Sistemas Elétricos de Potência DO, ME Introdução ao problema de estabilidade de sistemas elétricos de potência: aspectos gerais, conceitos físicos e classificação dos diferentes estudos de estabilidade. Estudo de diferentes cenários de estabilidade em um sistema constituído por uma máquina contra um barramento infinito. Estabilidade de Tensão: (i) Curvas PV, (ii) Método da Continuação, Estabilidade Transitória: (i) Modelagem dos componentes do sistema para efeito de estabilidade transitória; (ii) Modelagem de sistemas elétricos de potência multimáquinas para estudos de estabilidade transitória; (iii) Solução por métodos indiretos (solução clássica ou método passo a passo); (iv) Estudo das diferentes referências de ângulo utilizadas para análise de estabilidade: referência síncrona, uma máquina como referência e centro de ângulo como referência (COA) (v) critério das áreas iguais; (vi) estabilidade transitória em tempo real: aspectos gerais e métodos de Lyapunov; (vii) função energia; (viii) Métodos PEBS (Potencial Energy Boundary Surface) e BCU (Boundary Controling Unstable equilibrium Point). Oferecer uma formação geral do problema de análise de estabilidade de sistemas elétricos de potência, incluindo análises de estabilidade a pequenos sinais, estabilidade transitória e estabilidade de tensão. Caracterizar os diferentes cenários que podem conduzir um sistema elétrico de potência à instabilidade. Apresentar as ferramentas de análise de estabilidade comumente utilizadas para estudar estes diferentes cenários incluindo: 1) Estabilidade a pequenas perturbações: (i) Linearização, (ii) Análise modal; 2) Estabilidade Transitória: (i) Método Passo-a-Passo (Integração Numérica), (ii) Métodos Diretos (Métodos da Função Energia); 3) Estabilidade de Tensão: (i) Curvas PV, (ii) Método da Continuação

Prof. Dr. Newton Geraldo Bretas
  Contatos: 739359, ngbretas@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4319857207780845

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

Prof. Dr. Rodrigo Andrade Ramos
  Contatos: 739348, rramos@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/2081545253471652

12 180h Ver mais...
SEL5888 - Modelos Não Lineares de Otimização DO, ME Fundamentos de otimização.
Otimização restrita e irrestrita
Métodos computacionais em programação não linear.
Função penalidade e função barreira.
Métodos de direção factível.
Abordagens de problemas de otimização com variáveis discretas.
A programação matemática tem por objetivo o estudo teórico dos problemas de otimização em dimensão finita, assim como a concepção e implementação de métodos numéricos para resolvê-los.

Prof. Dr. Geraldo Roberto Martins da Costa
  Contatos: 738134, geraldo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/7764482601239063

12 180h Ver mais...
SEL5903 - Modelagem de Transitórios em Sistemas Elétricos de Potência DO, ME Introdução; Modelagem computacional de elementos elétricos; Técnicas de solução numérica de sistemas dinâmicos; comportamento dinâmico de geradores, faltas em sistemas de transmissão, falhas internas em transformadores, modelagem de cargas não-lineares, estudo estatístico de sobretensões de chaveamento em sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica. Apresentar metodologias de modelagem numérica de componentes de sistemas elétricos de potência sob condições transitórias além de destacar métodos computacionais para determinação da dinâmica das grandezas elétricas frente a distúrbios em sistemas de energia. Apresentar situações práticas envolvendo faltas e qualidade de energia elétrica.

Prof. Dr. Rogério Andrade Flauzino
  Contatos: 739335, raflauzino@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4487681434814567

12 180h Ver mais...



Telecomunicações

Consulte aqui as disciplinas oferecidas neste semestre. Abaixo, as disciplinas ativas:

Disciplina Nivel: Ementa: Objetivos: Responsavel: Créditos: Carga Horária Total: Link sistema Janus:
SEL5716 - Dispositivos Semicondutores Optoeletrônicos DO, ME Fundamentos básicos de semicondutores: propriedades eletrônicas e ópticas.
Heterojunções, poços quânticos e super-redes, fios quânticos e pontos quânticos.
Junções P-N e metal–semicondutor.
Transistores bipolares, MOSFETs e MESFETs.
HBTs e HEMTs,
Lasers e fotodetectores.
Amplificadores ópticos a semicondutor (SOA).
O objetivo do curso é familiarizar os estudantes com as propriedades fundamentais de materiais semicondutores e discutir as várias classes de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos avançados.

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

12 180h Ver mais...
SEL5722 - Pesquisa Bibliográfica DO, ME Módulo de Pesquisa Bibliográfica:
Pesquisas e levantamentos bibliográficos em bases de dados referenciais; demonstração de softwares para recuperação e gerenciamento de referências bibliográficas; apresentação de normas elaboradas pelo Comitê de Estudo de Documentação (Comitê 14) da Associação Brasileira de Normas Técnicas para elaboração de resumos (NBR 6028), referências bibliográficas (NBR 6023), citações (NBR 10520) e artigos científicos (NBR 6022); orientar sobre a conduta metodológica mais indicada para a pesquisa acadêmica; acesso a BDTD/USP informar sobre o processo de submissão de trabalhos e sobre outras fontes de conhecimento de acesso livre.
Apresentar o instrumental científico metodológico básico; Metodologia Científica; Comprovar a importância de observar metodologia lógica para acesso e aplicação do conhecimento existente e, mediante sua utilização, comprovar a originalidade de sua contribuição acadêmica e evitar a duplicação ou repetição desnecessária; Oferecer subsídios metodológicos para o melhor nível de qualidade do documento acadêmico, resultante dos trabalhos de mestrado ou doutorado; Permitir maior habilidade no acesso aos diversos tipos e categorias de documentos e informações essenciais para a pesquisa em nível de pós-graduação; Capacitar no domínio e habilidade na redação de trabalho acadêmico de “revisão da leitura e/ou bibliografia” e relatórios de “estado-da-arte”.

Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto
  Contatos: 739100, lfcalberto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1846451973964102

Prof. Dr. Leonardo André Ambrosio
  Contatos: 738137, leo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4574000494570698

6 90h Ver mais...
SEL5732 - Teoria da Informação e Códigos de Transmissão DO, ME 1 Introdução e perspectiva histórica
1.1 Medida da informação
1.2 Entropia
1.3 Auto-informação
1.3 Entropia binária
1.4 Expensões de ordem n
1.5 Transmissão de informação em canais discretos com ruído
1.5.1 Entropia conjunta
1.5.2 Entropia condicional
1.5.3 Equivocação
1.5.4 Informação mútua
1.5.5. Informação mútua média
2 Fontes e canais discretos
2.1 Codificação de uma fonte discreta sem memória
2.2 Capacidade de canais discretos
2.3 Desigualdade de Kraft
2.4 Teorema da codificação de fonte
2.5 Códigos unicamente decifráveis e com condição de prefixação
2.6 Códigos de fonte
2.6.1 Shannon-Fano
2.6.2 Huffman
2.6.3 Huffman-Shift Code
2.6.4 Algoritmo Lempel-Ziv-Welch (LZW)
2.6.5 Codifição aritmética
3 Fontes e canais contínuos
3.1 Entropia e informação mútua média
3.2 Capacidade de canais contínuos
3.3 Teorema de Shannon-Hartley e limite de Shannon
4 Códigos de controlo de erros
4.1 Correcção e detecção de erros
4.1.1 Códigos ARQ
4.1.2 Códigos FEC
4.1.3 Distância de Hamming
4.2 Códigos algébricos de blocos
4.2.1 Representação matricial
4.2.2 Códigos cíclicos
4.3 Códigos convolucionais
Os objetivos incluem a introdução das noções de entropia e de informação mútua, estudos de técnicas de codificação da fonte e do canal. Assim, pretende-se que o aluno compreenda a medida de informação de uma fonte de informação e a transmissão de informação através de um canal de comunicação. As técnicas de codificação da fonte servem para explicar a compressão de dados, enquanto as técnicas de codificação de canal servem para explicar os métodos de controle de erros em canais de comunicação.

Prof. Dr. João Paulo Pereira do Carmo
  Contatos: 738138, jcarmo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5589969124054528

12 180h Ver mais...
SEL5733 - Óptica de Fourier DO, ME Teoremas básicos da Transformada de Fourier;
Análise de sistemas lineares bidimensionais;
Fundamentos da teoria de difração escalar;
Difração de Fresnel e Fraunhofer;
Propriedades de lentes para a realização da transformada de Fourier e imagens;
Análise em frequência de sistemas ópticos de imagem;
Correlatares ópticos; Filtragem espacial e sistemas ópticos de informação;
Introdução à reconstrução de uma frente de onda, ou holografia;
Introdução à óptica integrada.
Esta disciplina introduz os princípios fundamentais da Óptica de Fourier e da Teoria Escalar da Difração para aplicações em óptica integrada, computação óptica analógica, tratamento de imagens, óptica difrativa e holografia.

Prof. Dr. Luiz Goncalves Neto
  Contatos: 738135, lgneto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3917936308035111

12 180h Ver mais...
SEL5736 - Métodos Numéricos em Optoeletrônica DO, ME, DO, ME, DO, ME, DO, ME Conceitos preliminares: Introdução à Óptica Integrada (OI). Tipos de Estruturas comumente utilizadas em OI. Como atacar problemas em OI. Embasamento Teórico: Condições de Contorno – Definição. O que são soluções analíticas e soluções numéricas. Soluções Analíticas (Análise Modal): A Equação de Onda Escalar. Solução clássica de guias de ondas multicamadas. Método do Índice Efetivo para guias de Ondas tipo “Rib”. Método da Matriz de Transferência para estruturas multicamadas. Teoria de Modos Acoplados. Teoria de Modos Acoplados para estruturas assistidas por Redes de Difração de Bragg. Soluções Numéricas. Introdução ao Método das Diferenças Finitas (FD). Equação de Onda Escalar e Semi-Vetorial. Condições de Contorno em FD. Soluções dinâmicas no domínio da frequência: Solução bidimensional (2D) e tridimensional (3D) de guias de ondas por FD; Método da Propagação de Feixe (FD-BPM) para guias de ondas e acopladores.
Simulação Eletromagnética baseada em diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) utilizando o aplicativo OptiFDTD. Simulação Eletromagnética baseada em elementos finitos (domínio da frequência) utilizando o aplicativo COMSOL Multiphysics.
Aplicação das técnicas analíticas: solução de guias planares, guias tipo rib, acopladores, meios estratificados.
Aplicação das técnicas numéricas: estruturas com geometrias complexas, metamateriais plasmônicos, lentes plasmônicas, metasuperfícies.
A disciplina tem por objetivo a formação de estudantes de pós-graduação voltada à análise e projeto eficientes de dispositivos optoeletrônicos através do ensino de técnicas aprimoradas de modelagem matemática. O curso pretende introduzir várias técnicas de modelagem atualmente utilizadas na literatura destinadas à análise de estruturas eletromagnéticas, tais como: guias de ondas, acopladores, redes de difração, sensores, e moduladores. Serão também contempladas estruturas metamateriais plasmônicas (nano-plasmonics), o que inclui meios estratificados (multicamadas), metasuperfícies, e lentes plasmônicas. As técnicas a serem utilizadas para análise e modelagem das estruturas acima são baseadas no eletromagnetismo clássico, ou seja, serão baseadas na solução das equações de Maxwell sujeitas às condições de contorno apropriadas. Isso inclui métodos baseados em soluções analíticas e métodos numéricos (baseados em diferenças finitas e elementos finitos).

Prof. Dr. Amilcar Careli Cesar
  Contatos: 738130, amilcar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5558138681266761

Prof. Dr. Ben Hur Viana Borges
  Contatos: 739365, benhur@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9703935030655278

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

Prof. Dr. Amilcar Careli Cesar
  Contatos: 738130, amilcar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5558138681266761

Prof. Dr. Ben Hur Viana Borges
  Contatos: 739365, benhur@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9703935030655278

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

Prof. Dr. Amilcar Careli Cesar
  Contatos: 738130, amilcar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5558138681266761

Prof. Dr. Ben Hur Viana Borges
  Contatos: 739365, benhur@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9703935030655278

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

Prof. Dr. Amilcar Careli Cesar
  Contatos: 738130, amilcar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5558138681266761

Prof. Dr. Ben Hur Viana Borges
  Contatos: 739365, benhur@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9703935030655278

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

12 180h Ver mais...
SEL5737 - A Transformada de Fourier e Aplicações DO, ME Introdução a Transformada de Fourier, a Transformada de Fourier de funções especiais, teoremas básicos, abordagem de sistemas lineares, a Transformada de Fourier discreta, espectro e filtros para aplicações em telecomunicações, funções e distribuições bidimensionais, processamento de imagens, aplicações em computação óptica analógica, óptica difrativa e micro óptica.. Possibilitar uma sólida compreensão da Transformada de Fourier. Pretende-se introduzir os princípios da Transformada de Fourier para aplicações em processamento de sinais, imagens, aplicações em computação óptica analógica, óptica difrativa e micro óptica. Uma especial atenção será dada na abordagem de problemas numéricos.

Prof. Dr. Luiz Goncalves Neto
  Contatos: 738135, lgneto@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/3917936308035111

12 180h Ver mais...
SEL5766 - Fundamentos de Fotônica DO, ME 1. Propriedades elétricas da matéria: transições e absorção em semicondutores, polarizabilidade atômica, modelos harmônicos de osciladores, relação de Kramers-Kronig, dispersão e magnetismo.
2. Cavidades fotônicas e ressoadores: Fabry-Perot Etalon, ressonâncias, fator-Q.
3. Propagação de ondas em meios periódicos: refletores de Bragg, teorema de Bloch, cristais fotônicos.
Fornecer os fundamentos dos processos de interação da luz com a matéria em dispositivos optoeletrônicos.

Prof. Dr. Emiliano Rezende Martins
  Contatos: 739330, erm@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5326255679342368

12 180h Ver mais...
SEL5768 - Introdução à Teoria de Ondas Localizadas DO, ME 1. Revisão. Campos eletromagnéticos harmônicos e variantes no tempo. Equações de Maxwell. Teoria Ondulatória.
2. Difração. Dispersão. Ondas difrativas e não difrativas. Onda plana uniforme, feixes Gaussianos e de Bessel. O pulso X.
3. Feixes não difrativos baseados em superposições de feixes de Bessel: Frozen Waves.
4. Teoria da difração escalar. Princípio de Huygens. A integral de difração de Rayleigh-Sommerfeld. Regime paraxial. A integral de difração de Fresnel.
5. Soluções para a integral de difração de Fresnel. O feixe Gaussiano truncado. O feixe de Bessel-Gauss. O feixe de Bessel truncado. Frozen Waves de energia finita. Aspectos experimentais.
Fornecer aos estudantes dos cursos de pós-graduação noções intermediárias e avançadas em teoria de ondas localizadas ou não difrativas.

Prof. Dr. Leonardo André Ambrosio
  Contatos: 738137, leo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4574000494570698

12 180h Ver mais...
SEL5771 - Propagação em Comunicações Móveis e Redes sem Fios DO, ME 1 Aspectos fundamentais de propagação
1.1 Propagação em espaço livre
1.2 Reflexão e transmissão de ondas electromagnéticas entre dois meios homogéneos
1.3 Propagação sobre a superfície terrestre
1.4 Modelo de dois raios em linha de vista
1.5 Incidência em superfícies rugosas
1.6 Modelos gerais
2 Fenómeno dos percursos múltiplos
2.1 Natureza do fenómeno dos multipercursos
2.2 Definição do problema em termos matemáticos
2.3 Desvio de frequência de Doppler
2.4 Desvanecimento de variação rápida (Rayleigh e Rice)
2.5 Desvanecimento de variação lenta ou (log-normal)
2.6 Impactos temporal e espacial
2.7 Propagação no interior de edifícios
3 Fundamentos de comunicações celulares e de difusão
3.1 Limitações em sistemas celulares e de difusão
3.2 Sistemas de difusão
3.3 Sistemas celulares, modelo hexagonal e handover
4 Propagação por difracção
4.1 O Princípio de Huygens
4.2 Zonas de Fresnel e elipsóides de Fresnel
4.3 Difracção de ondas electromagnéticas
4.4 Difracção sobre múltiplos obstáculos em lâmina
4.5 Difracção sobre objectos de dimensão finita
4.6 Difracção em múltiplos objectos de dimensões finitas
5 Propagação em terreno irregular
5.1 Mundo idealizado versus mundo real
5.2 Modelos para previsão de perdas
5.3 Efeito dos cursos de água na propagação de ondas electromagnéticas
5.4 Efeitos da vegetação
6 Propagação em zonas habitacionais
6.1 Classificação dos locais em zonas habitacionais
6.2 Mecanismos dominantes de propagação em zonas habitacionais
6.3 Modelos empíricos
6.4 Modelos teóricos
6.5 Efeito da vegetação
6.6 Efeitos da ondulação do terreno
7 Implementações
7.1 Interface de rádio (antenas e módulos de radiofrequência)
7.2 Interface de banda-base (nstrumentação portátil de aquisição e controle)
7.3 Análise de resultados
7.4 Exemplos
Os objetivos são apresentar os fundamentos da propagação de ondas de rádio e antenas para aplicações móveis e para redes de comunicações sem fios (wireless). São igualmente apresentados os aspectos de modelagem do canal de comunicação sem fios e os princípios de projeto de sistemas de comunicação sem fios.

Prof. Dr. João Paulo Pereira do Carmo
  Contatos: 738138, jcarmo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5589969124054528

12 180h Ver mais...
SEL5774 - Espalhamento de Luz por Partículas Esféricas e Aplicações DO, ME 1. Equações de Maxwell no espaço livre e na matéria. Condições de contorno. Relações constitutivas. Campos eletromagnéticos harmônicos e variantes no tempo e formulação no espaço de Fourier.
2. As Equações de Maxwell em meios simples usando sistema de coordenadas curvilíneas ortogonais.
3. Potenciais auxiliares vetor magnético A e elétrico &966;. Equação de onda escalar em coordenadas cartesianas, cilíndricas e esféricas.
4. Expansão de campos eletromagnéticos em harmônicos esféricos vetoriais para propagação em meios simples.
5. Expansão de campos eletromagnéticos em meios simples e sem fontes usando potenciais escalares de Bromwich.
6. A teoria de Mie. Expansão de campos incidentes, espalhados e internos usando potenciais de Bromwich. Coeficientes e ressonâncias de Mie.
7. Teorias generalizadas de Mie para espalhadores esféricos e campos incidentes de perfil arbitrário. Os fatores de forma.
8. Aplicação em sistemas de pinças ópticas. Captura e manipulação de partículas esféricas. Forças de espalhamento e gradiente.
9. Aplicação em displays volumétricos: displays de aprisionamento óptico baseados em forças fotoforéticas.
10. Aplicações e tópicos diversos.
Fornecer aos estudantes dos cursos de pós-graduação noções avançadas em teoria eletromagnética, em especial em espalhamento e absorção de luz por partículas esféricas, com aplicações em engenharia e física.

Prof. Dr. Leonardo André Ambrosio
  Contatos: 738137, leo@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4574000494570698

12 180h Ver mais...
SEL5875 - Teoria de Ondas Guiadas DO, ME Teoria eletromagnética.
Guias dielétricos planares: modos guiados e radiados.
Guias dielétricos tridimensionais.
Guias de ondas metálicos.
Linhas de transmissão.
Propagação de ondas em fibras ópticas com núcleo uniforme e não-uniforme.
Propagação de ondas em meios dielétricos anisotrópicos.
Teoria de modos acoplados.
Teoria de redes de difração
Meios metamateriais: conceitos básicos, análise de estruturas para aplicações em frequências de micro-ondas e frequências ópticas
A disciplina tem por objetivo a formação de estudantes de pós-graduação voltada à análise e projeto eficientes de dispositivos eletromagnéticos tanto em frequências ópticas quanto de micro-ondas. Durante o curso são discutidos os fundamentos da propagação eletromagnética em dispositivos como: guias de ondas, acopladores, redes de difração, sensores, e moduladores. São também contempladas estruturas metamateriais e metasuperfícies em frequências ópticas (estruturas plasmônicas) e de micro-ondas, incluindo meios estratificados (multicamadas), óptica e micro-ondas difrativas (lentes e hologramas). As técnicas abordadas em sala de aula são baseadas no eletromagnetismo clássico, ou seja, na solução das equações de Maxwell sujeitas às condições de contorno apropriadas.

Prof. Dr. Ben Hur Viana Borges
  Contatos: 739365, benhur@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/9703935030655278

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

12 180h Ver mais...
SEL5881 - Sistemas de Comunicações Ópticas DO, ME Revisão histórica.
Elementos básicos de sistemas e das fibras ópticas.
Projeto e desempenho de sistemas, com ênfase em sistemas multiplexados em comprimento de onda (WDM), formatos de modulação, detecção direta e coerente, e multiplexação de frequências ortogonais (OFDM) no domínio óptico.
Metodologias para avaliação de desempenho em sistemas ópticos digitais.
Redes (regionais, metropolitanas, locais e de acesso) ativas e passivas. SDH-NG, Ethernet, GMPLS e WDM, analisados sob aspectos da interação de protocolos de redes banda larga NGN. Redes Ópticas Elásticas.
Padronizações internacionais.
Propiciar uma visão abrangente dos sistemas ópticos e das funções dos dispositivos e subsistemas que os compõem; abordar aspectos de arquitetura das redes ópticas e os compromissos entre os vários dispositivos e subsistemas em função do desempenho global do sistema.

Prof. Dr. Amilcar Careli Cesar
  Contatos: 738130, amilcar@sc.usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5558138681266761

Prof. Dr. Murilo Araujo Romero
  Contatos: , murilo.romero@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/4009508060687531

Profª. Drª. Mônica de Lacerda Rocha
  Contatos: 738129, monica.rocha@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/1791346525091775

12 180h Ver mais...
SEL5905 - Fundamentos de Mecânica Quântica para Engenharia 1 DO, ME - Princípio da menor ação em mecânica clássica. Formulação Lagrangeana e Hamiltoniana.
- Noções fundamentais: dualidade onda-partícula, princípio da incerteza de Heisenberg, equação de Schrödinger,
- Ferramentas matemáticas: espaço de estados e observáveis físicos, notação de Dirac, transformações unitárias, produto tensorial de espaços de estados, espaços discretos e contínuos.
- Postulados da mecânica quântica: interpretações físicas, princípio da superposição, formalismo de matriz densidade, estados puros e mistos, e evolução temporal de sistemas físicos
- Aplicação dos postulados para casos simples: spin ½ e sistemas de dois níveis.
Oferecer aos estudantes dos cursos de pós-graduação treinamento e conhecimento básico relacionado a tecnologias quânticas, sem a necessidade de conhecimento anterior sobre este assunto. Para isso, serão apresentados conceitos relacionados a teoria quântica voltada para estudantes de engenharia.

Prof. Dr. Emiliano Rezende Martins
  Contatos: 739330, erm@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5326255679342368

12 180h Ver mais...
SEL5906 - Fundamentos de Mecânica Quântica para Engenharia 2 DO, ME - Oscilador harmônico
- Momento angular
- Teoria de perturbação estacionária
- Teoria de perturbação temporal
- Sistemas de partículas idênticas.
Oferecer aos estudantes dos cursos de pós-graduação treinamento e conhecimento básico relacionado a tecnologias quânticas. Para isso, serão apresentados conceitos relacionados a teoria quântica voltada para estudantes de engenharia.

Prof. Dr. Emiliano Rezende Martins
  Contatos: 739330, erm@usp.br
  Lattes: lattes.cnpq.br/5326255679342368

12 180h Ver mais...