Estudante da EESC lança projeto em plataforma de crowdfunding para financiar sua pesquisa de campo em Boston
26 de abril de 2018

eesc raquel campanha2

A motivação para o trabalho surgiu do fato de que, embora muitas carências do sistema de saúde brasileiro sejam associadas ao financiamento insuficiente do setor, elas também ocorrem devido a deficiências de gestão. Portanto, a melhor solução nem sempre é aumentar o repasse de recursos, mas sim melhorar ou alterar a maneira como eles são geridos.

Essa pesquisa é orientada pelos docentes da EESC, Mateus Gerolamo e Kleber Esposto, e conta também com a participação da professora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Jeanne Michel, a qual realiza seu pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola. Além disso, desde o início da investigação, em 2015, os pesquisadores envolvidos contaram com o apoio do professor da Universidade de Bentley, em Massachusetts, EUA, Mark Davis - uma das referências na área de gestão de operações e de serviços. Juntos, eles têm estudado os desafios do setor de saúde quanto à melhoria de desempenho de suas operações.

Em um primeiro momento foi verificado o uso de ferramentas de Lean e Six Sigma com base em uma análise conduzida por meio de Revisão Bibliográfica Sistemática. Posteriormente, estudou-se a possibilidade dessas técnicas serem uma solução para problemas de gestão de recursos enfrentados por hospitais públicos e filantrópicos brasileiros por meio de um estudo de caso, no qual foi possível concluir que o Lean foi efetivo no hospital estudado e que ainda possui grande potencial de exploração no contexto da gestão da qualidade.

Em 2018, iniciou-se um projeto de implementação de Lean e Six Sigma num hospital da nossa região com o objetivo de criar um modelo que facilite futuras aplicações em hospitais que também queiram alcançar melhorias. Sabendo que essas técnicas não são comuns no Brasil, o desafio agora é entender porque isso ocorre e desvendar maneiras de tornar esses métodos de gestão mais comuns e acessíveis.

Com o objetivo de trazer contribuições para o sistema de saúde brasileiro, Raquel planeja realizar pesquisas de campo em um ou mais hospitais de Boston, capital do Estado de Massachusetts, pois a cidade concentra alguns dos melhores hospitais dos EUA e do mundo, além de ser referência em pesquisas acerca do Lean healthcare, do Six Sigma e de técnicas ainda melhores e mais sofisticadas.

Para isso, seguindo sugestões da FAPESP, a pesquisadora lançou seu projeto na plataforma de crowdfunding CATARSE e busca obter financiamento para sua pesquisa no exterior. Para mais informações sobre opções de doação, clique aqui.

O estágio terá um mês de duração - julho de 2018 - e ocorrerá por meio do convênio internacional de cooperação acadêmica estabelecido entre a EESC e a Universidade de Bentley, em 2017, sob a orientação do professor Davis.

Confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre o projeto.

{youtube}9V9_u8c99w0{/youtube}

Por Assessoria de Comunicação da EESC