Pós-Doutorado em Planejamento de Transportes com Bolsa da FAPESP
05 de janeiro de 2017
Compartilhe:

 

eesc ciclovia paulista

 

A bolsa está vinculada ao projeto temático DEPICT: Desenho e Implantação de Políticas para incentivo a viagens não motorizadas, desenvolvido pelo Grupo de Planejamento de Transportes, sob a supervisão do professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva.

 

Trata-se de um projeto de pesquisa internacional, em colaboração com pesquisadores das universidades de Utrecht, São Paulo e Oxford. O projeto de pesquisa do grupo brasileiro envolve a análise das estratégias de planejamento adotadas nas cidades de São Carlos e São Paulo (SP), Groningen, Amsterdam e Houten (Holanda) e Londres (Inglaterra), no que se refere ao lado "hardware" (ciclovias, paraciclos) e "software" (políticas, práticas e apoio governamental), identificando formas bem-sucedidas para estimular o uso da bicicleta. Mais especificamente, o projeto tentará medir em São Paulo a exposição ao ruído e níveis de estresse de ciclistas e investigar o papel da perspectiva do usuário nas estratégias de planejamento adotadas pelos municípios estudados.

 

O bolsista será responsável pela revisão bibliográfica, coleta e análise de dados para as atividades principais da pesquisa. A investigação acerca das estratégias de planejamento será realizada com base em observação e consulta às prefeituras e outros grupos envolvidos no planejamento da mobilidade dos municípios. Entrevistas estruturadas e/ou grupos focais serão agendados com as partes interessadas. Um sensor móvel, espacialmente referenciado, será usado para medir a exposição ao ruído. Os níveis de estresse de ciclistas serão medidos por sensores que identificam funções corporais como indicadores de estresse.

 

Adicionalmente, o bolsista será responsável pela preparação de workshops para garantir o envolvimento das partes interessadas e aumentar a disseminação da pesquisa.

 

Os candidatos devem ter concluído o doutorado em engenharia de transportes, engenharia civil, engenharia urbana, planejamento urbano/regional, geografia ou áreas afins e possuir preferencialmente experiência com pesquisas relacionadas a modos de transporte não motorizados.

 

Os interessados deverão encaminhar, em um único arquivo PDF, duas cartas de recomendação, uma carta de interesse, currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas, para o professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva (anelson@sc.usp.br). Questionamentos podem ser direcionados para o mesmo endereço eletrônico ou para o professor Gustavo Garcia Manzato (gusmanzato@feb.unesp.br).

 

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1324/.

 

O selecionado receberá bolsa de pós-doutorado (PD) da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

 

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio-instalação.

 

Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

 

Texto: adaptação da Agência FAPESPFoto: adaptação de "Ciclovia da Avenida Paulista, São Paulo" / Wikimedia Commons

 


Veja também