Professores da EESC lançam livro sobre o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015
24 de maio de 2016

eesc livro gestão da qualidadeA atualização ocorreu em 2015 pela Organização Internacional para Padronização (ISSO, sigla em inglês) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com a mudança substancial da norma, os professores decidiram pelo lançamento do novo livro neste ano. Para ambos é importante o lançamento e a atualização de material didático e de caráter profissional, pois coloca nossos estudantes em contato com as demandas mais recentes das organizações e também dá visibilidade à sociedade do conteúdo desenvolvido dentro da Universidade.

A obra apresenta uma discussão didática e detalhada sobre os requisitos de gestão da qualidade da ISO 9001:2015, destacando as mudanças da edição atual em relação à anterior. As teorias que fundamentam os requisitos do sistema de gestão são comentadas à medida que eles são apresentados.

Com várias ilustrações que facilitam a comunicação e compreensão, o livro é destinado a profissionais da área de qualidade, para treinamento e orientação daqueles que desejam ou necessitam implementar um sistema de gestão da qualidade em suas empresas – incluindo as pequenas –, bem como para leitura complementar em disciplinas que tratam sobre sistemas da qualidade, como administração de produção e operações, dos cursos de administração de empresas e engenharia de produção.

A obra conta ainda com uma ferramenta eletrônica que pode ser obtida pela Internet – composta por material de apoio e planilha em Excel – que visa servir como um instrumento para o diagnóstico do sistema de gestão da qualidade para uso didático ou profissional pelos leitores.

As organizações que desejarem sua primeira certificação já devem se adequar à nova versão da ISO 9001. Já aquelas certificadas pela versão anterior da norma têm até 2018 para a atualização com a nova versão.

Em 2007, Gerolamo e Carpinetti publicaram o livro similar Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 Princípios e Requisitos, abordando as versões anteriores da norma. Com uma linguagem simples, didática e um enfoque pragmático, o livro teve grande aceitação, chegando ao número de 10 mil exemplares vendidos em quatro edições, de 2007 a 2015.

informação

Secretaria do Departamento de Engenharia de Produção Tel.: (16) 3373-9425 E-mail: departamento.producao@eesc.usp.br

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Divulgação