Biblioteca promove com sucesso mais uma semana da pós-graduação
03 de maio de 2016

O evento é organizado anualmente pelo Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL) e pela Comissão de Pós-Graduação da EESC, tendo como objetivo oferecer atividades com temas relevantes para a pesquisa científica como: publicação de artigos científicos, escrita científica, suporte institucional, treinamento em bases de dados e uso de softwares para gerenciamento de referências, entre outros.

A abertura da Semana ocorreu no Auditório do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) e contou a participação do diretor da Escola, professor Paulo Sergio Varoto, e do presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC, professor Paulo Cesar Lima Segantine. "A Diretoria da EESC reconhece e prestigia esse evento, que já está em sua décima segunda edição, como uma atividade importante para os alunos dos programas de pós-graduação para que se atualizem e aperfeiçoem cada vez mais suas produções e publicações de pesquisas", salientou Varoto.

eesc semana pos graduacao biblioteca 01 site

Após as boas-vindas ao público, a Semana teve continuidade com uma mesa-redonda composta por docentes da EESC, que discutiram e apresentaram orientações para submeter um artigo científico nas áreas de engenharia, além de dicas de edição e revisão.

Um destaque dessa edição foi a presença do pró-reitor de pós-graduação da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que, tendo assumido recentemente o cargo, apresentou suas novas ideias e projetos de mandato. Carlotti destacou que atualmente a Universidade mantém 265 programas de pós-graduação, com mais de 70 mil títulos de mestrado e 50 mil de doutorado outorgados desde sua fundação até o ano de 2015. Diante desses dados, ressaltou que neste momento não há pretensão de aumentar o número de programas e nem de vagas, mas sim priorizar ainda mais a estrutura e a qualidade das pesquisas para servir o Brasil conforme também sugerem as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação da Capes (2011-2020).

eesc semana pos graduacao biblioteca 22 site"Trabalhar com qualidade é fundamental para atrairmos bons alunos, que por sua vez colaboram para que nossos programas sejam reconhecidos, tornando-se um ciclo virtuoso. Não queremos trabalhar com volume, já que entendemos que a USP chegou ao seu limite de capacidade física e de financiamento. Hoje, para um programa ser criado na Universidade, ele precisa ter o ineditismo e a capacidade de excelência no futuro", explicou o pró-reitor.

De acordo com a chefe do Serviço de Biblioteca, Teresinha Coletta, apesar de já se tratar de um evento consagrado historicamente, a edição deste ano contou com esforços da Comissão Organizadora e sugestões dos professores e coordenadores dos programas de pós-graduação da Escola para encontrar temas que renovassem a programação e trouxessem aspectos atuais e relevantes para a vida acadêmica dos pós-graduandos.

Entre as novidades, foi oferecido um treinamento específico do Mendeley – um gerenciador gratuito de referências bibliográficas e de colaboração on-line, que forma uma espécie de rede social acadêmica – ministrado pelo pesquisador da Universidade do Porto, de Portugal, Jorge Fernando Pereira Sinval. Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de se inscrever como membros no site do gerenciador e de terem acesso ao material disponibilizado pelo seu grupo de usuários em todo o mundo.

eesc semana pos graduacao biblioteca 38 siteOutro tema inédito no evento foi abordado pela palestra Apresentando-se bem com o Currículo Lattes, ministrada pelo bibliotecário do SVBIBL, Eduardo Graziosi Silva, que falou a respeito de como preencher as informações em cada módulo da plataforma, além de dar recomendações sobre a atualização e manutenção do currículo para torná-lo mais visível à comunidade científica. Essa apresentação já foi realizada e elogiada em diversos eventos acadêmicos, tendo recebido o destaque e reconhecimento da Associação Brasileira de Editores Científicos, que publicou um artigo em seu site em forma de orientação aos pós-graduandos.

O público pôde ver também uma apresentação sobre o Qualis – sistema utilizado pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação –, oferecida pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Eduardo Cleto Pires, coordenador da área Engenharias I daquela instituição.

Para Teresinha, a Semana mais uma vez alcançou seus objetivos e deu novo fôlego e ideias para a Comissão Organizadora iniciar a programação do evento para o próximo ano. "A organização para cada edição deve começar com meses de antecedência, sendo importante o 'feedback' dos participantes para diversificarmos e ampliarmos mais a programação, atendendo com exatidão as demandas dos participantes", concluiu.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques