Ex-membro da equipe EESC-USP Formula SAE fala sobre sua participação na Fórmula 1
10 de março de 2015

eesc evento formula sae 02 site

Inspirando-se no sucesso de ex-membros que foram ou são destaques na área automobilística, os atuais participantes da equipe buscam trilhar o mesmo caminho de conquistas dos antecessores. Neste intuito, o evento também contou com a participação especial do ex-aluno do curso de Engenharia Mecânica da EESC e ex-integrante do time EESC-USP Formula SAE, Gabriel de Paula Eduardo, mais conhecido como ‘Coringa’, para contar a trajetória que o levou até a Fórmula 1 (F1).

Representando o diretor da EESC, Paulo Sergio Varoto, o assessor administrativo Marcelo Trindade realizou a abertura do evento, firmando o apoio institucional e de infraestrutura para o desenvolvimento das atividades extracurriculares da Escola e suas equipes.

De acordo com o diretor da EESC USP Formula SAE, Renan Stefanutti, um dos objetivos do evento foi o de mostrar as diversas oportunidades que um membro pode ter fora do grupo, além de expor o ambiente interno de trabalhos para a comunidade interna e externa da Universidade. “Precisamos dar à sociedade em geral o retorno do nosso trabalho, já que nossos incentivos vêm de empresas, da Escola e do governo, os quais possibilitam o desenvolvimento do nosso projeto. Por isso temos o compromisso de mostrar como os recursos são aplicados e o que realmente é feito de engenharia”, comentou o diretor.

eesc evento formula sae 05 site

Em um bate-papo descontraído, o convidado contou aos presentes muitas histórias e casos – alguns engraçados – de como era dia a dia de sua equipe, os desafios, os projetos e o aprendizado. Também falou sobre a convivência, as competições, as rivalidades, as oportunidades e os contatos. “Foi um tempo muito bom no qual pude aproveitar de maneira mais leve o papel do engenheiro em uma empresa automobilística, além da maturidade, trabalho em grupo e contato com profissionais do mercado por meio de fornecedores. Com certeza as experiências valeram muito para o meu currículo”, relembrou o ex-membro.

O engenheiro mecânico afirmou ainda que para ser um profissional de sucesso é necessário estudar bastante para entender todas as áreas de conhecimento que a engenharia tem. Isso foi um dos pontos que o levou a trabalhar, em 2009, na equipe Renault de Fórmula 1, na Inglaterra. “É importante conhecer todas as disciplinas para quando estiver diante de um desafio saber onde e o que procurar. Participar das atividades extracurriculares complementa o conhecimento, oferendo tudo que o estudante não terá apenas dentro de uma sala de aula”, ressaltou.

Outro ponto relevante foi a criatividade para se sobressair em projetos. “A criatividade foi um diferencial importante, pois em todo ambiente universitário de projetos é possível criar uma estratégia para ser bem sucedido sobre uma regra existente. Isso sempre foi um destaque aqui do grupo da EESC”, explicou.

Além disso, Eduardo destacou a referência mundial que existe sobre nome da Society of Automoblile Engineers na área automobilística, como um recurso humano muito cobiçado pelas montadoras. “Na Formula SAE o aluno trabalha com o desenvolvimento de um projeto do início ao fim, o que lhe forma um engenheiro completo, ao passo que no mercado de trabalho ele vai desempenhar apenas parte do projeto”, destacou.

Para chegar até a equipe Renault de F1, Eduardo percorreu uma trajetória com muitas etapas e desafios. O ingresso ocorreu através de um concurso mundial, semelhante a um processo seletivo, realizado por um dos patrocinadores para alunos de recém-formados de diversas nacionalidades. Cada candidato submeteu um projeto em forma de artigo e as seleções foram feitas por países locais e depois por regiões. Posteriormente os convocados apresentaram seus projetos para os diretores da equipe. Eduardo foi um dos escolhidos e, após um ano e meio de trabalho, retornou ao Brasil para iniciar as atividades na multinacional General Motors, na área de desempenho veicular.

eesc evento formula sae 07 site

Para Stefanutti e todo o grupo EESC-USP, ver o sucesso de um ex-membro é muito gratificante e incentivador. “Se hoje a EESC tem uma equipe bem estruturada de Formula SAE é por causa dos nossos antecessores. Suas conquistas são um orgulho para nós, sendo que temos dois exemplos que chegaram à F1, a categoria máxima do automobilismo mundial. Isso nos dá uma ótima expectativa como profissionais, já que estamos trilhando sobre os mesmos caminhos deles”, destacou.

Após as apresentações no Espaço Primavera, localizado no térreo do Bloco E-1, os participantes puderam experimentar o simulador de direção e descobrir a sensação de pilotar um protótipo, além de conhecerem uma equipe de rally de São Carlos que apresentou seu carro e as características desse tipo de competição. No final do evento, um dos protótipos da EESC USP Formula SAE foi colocado em funcionamento para realizar um curto percurso no vão livre ao lado da portaria do Bloco E-1.

As inscrições para o processo seletivo da equipe terminam no próximo dia 13 de março, e os demais eventos ocorrerão em junho com o lançamento do protótipo 2015, seguido do período de quatro meses de testes. Já na primeira semana de outubro acontecerá a competição nacional.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques