USP é a melhor da América Latina, segundo QS World University
18 de setembro de 2014

QSWU

Outras três universidades latino-americanas figuram entre as 200 melhores do ranking, a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 167º lugar, a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em 175º, e a Universidade de Buenos Aires, em 198º.

Entre as brasileiras, a segunda melhor posicionada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 206ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 271ª.

Quacquarelli Symonds

Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior – o ranking avalia mais de 3 mil universidades do mundo todo e classifica as 800 melhores, de acordo com seis indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

Além do ranking geral divulgado, a USP também se destacou nos rankings específicos da instituição. No QS de universidades do Brics, a USP ficou em 7º lugar, sendo a instituição latino-americana melhor colocada. No QS para a América Latina, publicado em maio, a USP ocupou a segunda colocação.

No QS World University Rankings by Subject desse ano, sete áreas de concentração da Universidade foram avaliadas entre as melhores do mundo: Agricultura e Silvicultura, em 27º lugar; Matemática, em 38º; Geografia, em 42º; Estatística e Pesquisa Operacional, em 45º; Comunicação e Estudos Midiáticos, em 46º; Farmácia e Farmacologia, em 48º; e História, na 50º posição.

Por Assessoria de Imprensa da USP