EESC participa do Programa Embaixadores da USP 2013
11 de setembro de 2013

embaixadoresdausp 1A visita dos "embaixadores" às escolas públicas teve como objetivo aumentar a visibilidade da USP perante a sociedade e divulgar informações a respeito do programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP), o qual oferece aos alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas a isenção da taxa de inscrição no vestibular, o acréscimo de pontuação (bônus) nas 1ª e 2ª fases da Fuvest, além de programa de apoio à permanência dos estudantes após o ingresso na Universidade.

Na Escola de Engenharia o programa recebeu a adesão de 70 pessoas, dentre elas o professor do Departamento de Engenharia de Estruturas, Edson Leonel, que visitou a Escola Estadual Attília Prado Margarido, em São Carlos, e sentiu-se na obrigação de contribuir com o projeto pela sua história de vida. “Meus pais não tinham dinheiro para financiar integralmente meus estudos, então meu percurso acadêmico foi possível graças aos programas de permanência estudantil”, lembrou o docente.

O professor José Marcos Alves, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, também participou do programa e o avaliou como altamente relevante, principalmente pela oportunidade de divulgar que a USP disponibiliza bônus para alunos das escolas públicas. “Os alunos das escolas públicas são intelectualmente capacitados para o ingresso e 25% das vagas têm sido ocupadas por eles, a meta da USP é ampliar esse percentual”, destacou o professor que se apresentou na Escola Estadual Professora Alice Madeira João Francisco, em Santa Eudóxia – SP.

Lançado pela Pró-Reitoria de Graduação em 2007, o Programa é uma iniciativa integrada à proposta de Inclusão Social da USP (INCLUSP) para firmar parceria com alunos provenientes do ensino médio público do Estado de São Paulo.

O assistente técnico acadêmico da EESC, Wagner de Andrade, teve a oportunidade de estudar e lecionar em escolas do setor público e privado. “Percebi a diferença na quantidade de informações relacionadas ao acesso às universidades públicas. Baseado nessas vivências, interessei-me pelo Programa Embaixadores desde o primeiro contato, ao ingressar na USP como servidor técnico-administrativo”, comentou o funcionário após a apresentação na Escola Estadual José Jorge Neto Professor, em Analândia – SP.

O aluno André Perez, do curso de engenharia elétrica, apresentou-se na Escola Estadual Olivia Bianco Professora, em Piracicaba – SP, para mais de 400 alunos e apontou a falta de informação e incentivo do ensino público. “A realidade de grande parte dos alunos de escolas públicas afasta o aluno da universidade pública e de qualidade. Se um aluno que assistiu à minha palestra puder se conscientizar, acredito que meu trabalho foi cumprido”, falou André.

Para mais informações sobre os programas Embaixadores da USP e Inclusão Social da USP acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação, no endereço www.prg.usp.br, link Programas.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

embaixadoresdausp 2