Biblioteca da EESC recebe exposição itinerante de revistas estudantis
08 de maio de 2013

Entre as múltiplas formas de ativismo cultural dos estudantes, destaca-se sua insistente produção impressa, que materializa um esforço de expressão e representação de uma coletividade especialmente vinculada aos destinos da Universidade. Nas revistas estudantis da USP há algo que remete a valores constitutivos da experiência universitária: uma aposta secular, compromissos públicos, ideais de tolerância, a ousadia do saber diante das crenças e opiniões estabelecidas e a diversidade de objetos e olhares pacientemente cultivados.

Preparada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da Universidade, a mostra foi concebida para circular em várias unidades da USP, sendo o campus de São Carlos o primeiro do interior a recebê-la. O material serve não só para divulgação nas bibliotecas, espaços culturais e centros acadêmicos, mas também para estimular o debate e a produção editorial dos estudantes.

A exposição é fruto de um extenso levantamento documental, cujo intuito é  contribuir para o conhecimento, a valorização e a preservação desse acervo patrimonial.

Para a diretora da biblioteca, Rosana Paschoalino, desde que a exposição foi lançada originalmente em 2012 havia a expectativa de trazê-la para São Carlos. “Como é uma exposição grande, que necessitava de um esforço maior para ser realizada, a proposta do IAU veio de encontro ao nosso interesse. Essa é uma das maiores e mais importantes exposições no contexto universitário que a biblioteca já recebeu”, contou Rosana.

No período de montagem, em 2012, a Escola de Engenharia também colaborou com a constituição da exposição, cedendo imagens da Revista NEFTUR, publicada pelo Centro Acadêmico Armando de Sales Oliveira entre os anos de 1954 até 1963.

A visitação poderá ser feita até o dia 28 de junho, no saguão da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

exposicao biblioteca