Egresso da EESC é um dos vencedores do Prêmio Alumni USP
16 de novembro de 2023
Compartilhe:
Mesa de honra e os homenageados do Prêmio Alumni USP 2023 – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Egressos diplomados da USP que se destacaram por suas contribuições e que impactaram positivamente a sociedade foram laureados no último dia 7 com o Prêmio Alumni USP 2023, numa cerimônia realizada na Sala do Conselho Universitário.

Um dos premiados foi o ex-aluno da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), Yugo Matsuda, na categoria Contribuições na Sustentabilidade Ambiental.  

Graduado em Engenharia Ambiental, no ano de 2010, e membro fundador de uma startup na área, Matsuda  recebeu o prêmio, de acordo com os jurados, por ter conferido contribuições para a sustentabilidade ambiental com iniciativas de combate às mudanças climáticas, atuando com a recuperação de terras degradadas no bioma amazônico e com a implantação de florestas biodiversas e multifuncionais com espécies nativas da região. Além disso, promoveu a conservação e recuperação de 1 milhão de hectares em quatro biomas brasileiros e de mananciais hídricos mineiros.

"A USP, ao promover e conceder este premio, reforça a posição de protagonismo e orgulho de toda a nossa sociedade brasileira. Quando eu escolhi engenharia ambiental diziam ser a profissão do futuro, e acho que o futuro chegou e com ele a necessidade de mudar o curso da história da humanidade, vistas às mudanças climáticas e desafios sociais", afirmou ele durante o discurso.

Matsuda também destacou a importância das pessoas que contribuíram para sua trajetória "Nenhuma carreira profissional é solitária, ela sempre é construída por e com várias vidas e, portanto, a minha homenagem às vidas que junto me trouxeram até aqui”, destacou o premiado, citando a futura esposa, os pais, os amigos, os colegas de profissão e ainda os professores que colaboraram em sua jornada, entre eles os docentes da EESC-USP, Maria do Carmo Calijuri, Davi Gasparini Fernandes Cunha e Eugênio Foresti.  

Yugo Matsuda recebe o prêmio das mãos da coordenadora do Alumni USP, Maria Helena Marziale. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A edição de 2023 do prêmio recebeu 482 inscrições nas seguintes categorias: Contribuições em Ciência e Tecnologia, Contribuições em Inovação e Empreendedorismo; Contribuições em Arte e Cultura; Contribuições na Sustentabilidade Ambiental; Contribuições na Qualidade de Vida das Pessoas e Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social.

Foram reconhecidos 13 destaques que incluem egressos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com trajetória profissional percorrida pelo menos há mais de dez anos da última titulação na USP. Eles receberam certificado e medalha condecorativa.

“A cerimônia de outorga do Prêmio Alumni USP foi emocionante para todos, pois os egressos por meio de suas trajetórias profissionais nos mostraram, além do engajamento social, o grande impacto positivo e contribuições das atividades profissionais que realizam em prol da qualidade de vida das pessoas, na sustentabilidade ambiental, econômica, no avanço das ciências, nas inovações por meio do empreendedorismo, artes e cultura”, destacou Maria Helena Marziale, coordenadora do Alumni USP. Ela recomenda assistir ao vídeo da cerimônia, disponível on-line, para que as pessoas conheçam essas trajetórias. “Para os gestores e professores da Universidade esse feedback dado pelos egressos foi muito importante, pois comprova que a USP está cumprindo seu papel social enquanto universidade pública de excelência”, disse.

Neste ano o Alumni USP também premiou em duas categorias as unidades da Universidade mais engajadas com a plataforma, que aumentaram seu número de inscritos no último ano. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foi a unidade vencedora em número absoluto de inscritos na plataforma Alumni, e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia foi a unidade vencedora em número relativo de inscritos.

Confira abaixo a lista completa dos premiados na edição 2023:

Prêmio Alumni USP – Contribuições na Qualidade de Vida das Pessoas

Renata Càssar 
Renata Càssar é nutricionista formada pela FSP-USP com bacharelado em Nutrição e Dietética e obteve seu mestrado em Saúde Pública com foco em Nutrição pela mesma universidade. Com o compromisso de melhorar a saúde global, atuou para melhorar o perfil nutricional de centenas de produtos alimentícios e bebidas no Brasil e no exterior, além de operar como especialista em assuntos científicos e regulatórios, trabalhando nos segmentos de alimentos e farmacêuticos.

Menção Honrosa – Flávia Marques Ferrari
Egressa do curso de Ciências Biológicas do IB-USP, Flávia atuou como coordenadora de comunicação do Observatório Covid-19 BR, além de ser cofundadora do coletivo #TodosPelasVacinas. Atualmente dirige o Instituto Mario Schenberg, no qual lidera campanhas que disseminam informações críticas e promovem mudanças positivas; a iniciativa foi premiada com o Prêmio TikTok for Good, do TikTok Awards de 2021.

.......................................................

Prêmio Alumni USP – Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social

Denise Alves Fungaro
Egressa do curso de Química com Atribuições Tecnológicas, Mestrado e Doutorado em Química Analítica na USP, atua como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares desde 1995. Sua linha de pesquisa é o aproveitamento de resíduos agroindustriais de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Agenda 2030. Além disso, trabalha estimulando a inclusão de jovens negras e negros na ciência.

Menção Honrosa – Claudia Almeida Colaferro
Mestre em Comportamento do Consumidor pela FEA-USP e especializada em Neurociência, Cláudia foi presidente Américas e CEO da América Latina nos últimos dez anos e, antes disso, executiva C-level em multinacionais. Além disso, é a fundadora e atual CEO e investidora da rede AngelUs, que conta com mais de 250 mulheres reconhecidas nas mais diversas áreas, preparando colaboradoras na luta pela equidade de gênero na liderança.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Prêmio Alumni USP  – Contribuições na Sustentabilidade Ambiental

Yugo Matsuda
Engenheiro Ambiental pela EESC-USP, Yugo Matsuda conferiu contribuições na sustentabilidade ambiental com iniciativas de combate às mudanças climáticas. Atua com a recuperação de terras degradadas no bioma amazônico e com a implantação de florestas biodiversas e multifuncionais com espécies nativas da região. Além disso, promoveu a conservação e recuperação de 1 milhão de hectares em quatro biomas brasileiros e de mananciais hídricos mineiros.

Menção Honrosa – Enio Bueno Pereira
Egresso do curso de Física pelo IF-USP, foi também o primeiro mestre formado pelo IAG-USP no curso de Geofísica. Atuou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe na área de radioatividade ambiental, onde desenvolveu e patenteou um equipamento inédito para mediar gás radônio em tempo real. Organizou também o Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Energéticos Renováveis – Labren, que desenvolve atividades de pesquisa e ensino em meteorologia energética com foco na transição energética limpa.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Prêmio Alumni USP – Contribuições em Inovação e Empreendedorismo

Sidney Nakao Nakahodo 
Egresso de Engenharia de Materiais da EP-USP, é uma das maiores autoridades em empreendedorismo espacial nos Estados Unidos. É fundador e sócio-diretor da Seldor Capital, empresa de investimento baseada em Nova York, e compõe o corpo docente da School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade Columbia. Atua ainda como cofundador, consultor e mentor de inúmeras startups e organizações empreendedoras, liderando iniciativas em colaboração com instituições de classe mundial, como Nasa e Google.

Menção Honrosa – Gisele Bohn Machado
Egressa do curso de Química do IQ-USP, Gisele atua para promover facilidades para a sociedade, nas áreas automotiva, agrícola e em saúde e medicina. Além de ter atuado como executiva em multinacionais, desenvolveu soluções para o setor de saúde utilizando inteligência artificial, promovendo um tratamento de saúde de ponta a um custo sustentável. É, ainda, cocriadora da start-up Evolve, que desenvolve soluções de dados e inteligência artificial para melhorar a experiência de pacientes.

....................................................

Prêmio Alumni USP – Contribuições em Arte e Cultura

Gazy Andraus
Gazy Andraus é doutor egresso do programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP e, atualmente, realiza a produção e difusão de Histórias em Quadrinhos (HQs) e Fanzines como arte. Sua cocriação, o fanzine Matrix, foi premiado pela I Bienal de HQ do Rio de Janeiro e pelo HQMIX em 1991. Sua pesquisa de doutorado recebeu, ainda, troféu como melhor tese na área das HQs pelo HQMIX, que premia os melhores da área quadrinhística. Finaliza agora o pós-doc pelo PPGACV da FAV-UFG, como bolsista do PNPD-Capes.

Menção Honrosa – Carolina Yokota de Paula Lima 
Egressa do curso de Licenciatura em Letras pela FFLCH-USP e mestre pelo programa de Linguagem e Educação da FE-USP, Carolina atua com ensino da língua e da literatura, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais de leitura, escrita e comunicação. Realiza o projeto Poemas e Aquarelas, no qual alunos fazem oficinas elaborando poemas e aquarelas, resultando em um livro impresso e digital. Seu projeto foi considerado modelo a ser seguido no site finlandês de educação Hundred.org.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Prêmio Alumni USP – Contribuições em Ciência e Tecnologia

Ana Paula Appel
Ana Paula Appel é egressa do ICMC-USP, com doutorado em Ciência da Computação e mestrado em Ciência da Computação pela USP. Cientista de dados sênior e embaixadora sênior de quantum na IBM Client Engineering LA, exerce papel de liderança como chefe do conselho global de Ciência de Dados na IBM. Recebeu, ainda, título de Master Inventor e registrou mais de 58 patentes, além de ser a primeira mulher a obter a certificação de Ciência de Dados L3 na América Latina.

Menção Honrosa – Wagner Aparecido Vendrame
Graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq-USP e mestre pelo programa de Fisiologia e Bioquímica de Plantas da Esalq, é professor titular e chefe assistente do Departamento de Horticultura Ambiental da Universidade da Flórida. Wagner atua colaborando com a vinda de estudantes brasileiros para programas internacionais em seu laboratório, como o Ciência sem Fronteiras, e bolsas-sanduíche para alunos de doutorado no Brasil.

Menção Honrosa – Duília Fernandes de Mello
Doutora em Astronomia pelo IAG-USP. Vice-reitora da Catholic University of America (UCA) e, atualmente, responsável pela internacionalização da universidade. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de professora titular do Departamento de Física da universidade. Foi pesquisadora do Nasa Goddard Space Flight Center, para o qual continua colaborando pelos estudantes, brasileiros e estadunidenses, que a procuram buscando oportunidades de pesquisa. Dentre esses estudantes, nove brasileiros obtiveram o título de Ph.D. e 20 realizaram estágios.

Compuseram a mesa de honra do prêmio a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, a coordenadora do Programa Alumni, Maria Helena Marziale e os cinco Pró-Reitores das Universidades.

Confira a cerimônia de premiação no Canal Alumni USP no YouTube ou no player abaixo (entrega ao egresso EESC aos 50 minutos de vídeo):

Acompanhe o Alumni USP pela página https://www.alumni.usp.br e pelas redes sociais FacebookInstagram e Linkedin.

 

Assessoria de Comunicação da EESC-USP, com informações do Jornal da USP


Veja também