Ranking: Pesquisadores da EESC-USP estão entre os cientistas mais influentes do mundo
20 de outubro de 2023

A Escola de Engenharia de São Carlos está bem representada na edição 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators (Elsevier).

O levantamento, publicado no início do mês, apresenta duas possibilidades: consultar de forma separada o impacto das pesquisas ao longo da carreira ou impacto específico em anos anteriores.

Confira no quadro abaixo os docentes/pesquisadores da EESC-USP e as áreas de atuação em que a Unidade foi destacada:

O ranking, que está em sua quinta edição, classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação e é elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), analisando a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

A metodologia utiliza o índice composto de citações (c-core), calculado com base em seis parâmetros: número total de citações (exceto autocitações); índice H; índice de coautoria de Schreiber ajustado (índice Hm); número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é um único autor; número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor ou o primeiro autor; e número de citações recebidas em trabalhos cujo pesquisador é o único autor, o primeiro autor ou o último autor. A seleção final inclui os 100.000 melhores cientistas com maior pontuação (c-score), mais os 100.000 cientistas classificados entre os 2% com maior pontuação (c-score) para cada subárea de conhecimento.

O resultado fornece um conjunto público e padronizado de informações sobre os cientistas, que são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

A USP, de modo geral, tem 211 pesquisadores na categoria Impacto ao longo da carreira (veja a lista) e 244 na lista referente ao ano passado (veja a lista).

Assessoria de Comunicação, com informações
do Jornal da USP (Michel Sitnik) e levantamento da Biblioteca EESC.