Doutorando da EESC-USP vence o Prêmio Jovem Profissional AESabesp 2023
18 de outubro de 2023
Compartilhe:

O doutorando João Miguel Merces Bega, estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da EESC-USP, foi o vencedor do Prêmio Jovem Profissional AESabesp. 

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) durante o 34º Encontro Técnico/Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Fenasan, a premiação ocorreu em São Paulo (SP), entre os dias 3 e 5 deste mês.

Bega encaminhou o trabalho técnico intitulado Índice de qualidade das águas como ferramenta para a gestão de riachos tropicais em bacias hidrográficas urbanas, no qual desenvolveu um índice para auxiliar no monitoramento da qualidade das águas urbanas, considerando a variação de curto prazo da qualidade da água (em escala diária) com auxílio de um método estatístico (análise de componentes principais). Tal indicador teve como ponto de partida o IQA da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Em uma primeira etapa, o trabalho escrito foi avaliado por uma equipe de especialistas e aprovado para a etapa seguinte, na qual foi apresentado oralmente perante uma banca de avaliadores composta por três profissionais do mercado (empresas públicas, privadas e universidades). Foram considerados os seguintes quesitos: qualidade técnica do trabalho, apresentação e desenvoltura do candidato.

De acordo com o doutorando, esse reconhecimento é motivador: "Receber o Prêmio Jovem Profissional AESabesp valida o trabalho que venho desenvolvendo nos últimos anos e certamente é um indicativo de que estou no caminho certo". Ele destaca, ainda, que o tema do trabalho é relevante ao abordar cursos de água urbanos, ambientes amplamente impactados por ações antrópicas, e ao propor uma alternativa para aperfeiçoar o monitoramento desses ambientes. "O trabalho foi bem recebido pela banca examinadora, que destacou a importância do índice desenvolvido, sobretudo quando a qualidade da água precisa ser rapidamente avaliada e em localidades que sofrem com falta de recursos financeiros".

O prêmio contribui para a projeção do PPGSHS, pois reconhece, segundo a própria instituição promotora, "a atuação de jovens e talentosos profissionais, oferecendo-lhes oportunidade para mostrar sua capacidade intelectual e produtiva de apresentar trabalhos técnicos no enfrentamento dos desafios da situação atual do saneamento e meio ambiente". O prêmio foi composto por troféu, certificado e um apoio financeiro para auxiliar o vencedor no aprimoramento de sua carreira profissional. Esse recurso poderá ser utilizado para custear cursos, estágios de pesquisa ou outras atividades profissionais, a critério de Bega, em instituição nacional ou internacional.

Bega é engenheiro civil formado pela UNESP, mestre em Engenharia Civil, também pela UNESP, e atualmente cursa o doutorado no PPGSHS, sob orientação do professor Davi Gasparini Fernandes Cunha.

Mais informação:  joaobega@usp.br   |   davig@sc.usp.br


Veja também