Exposição “Entre Céu e Mar” no Campus de São Carlos abre o Festival de Arte e Cultura da USP
20 de setembro de 2023

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, quem passar pela Biblioteca da PUSP-SC, na Área 2 do Campus da USP, vai se deparar com fotografias de lindas paisagens e retratos da nossa exuberante natureza.

Trata-se da exposição Entre Céu e Mar, com fotos de autoria de Matheus Costa, aluno do segundo ano de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Visando estimular a expressão artística na comunidade acadêmica, a mostra faz parte da Série Exposições EESC e integra o calendário do Festival de Arte e Cultura da USP.

As dez imagens que compõem a exposição foram, em grande parte, tiradas por Costa em 2020, justamente quando nasceu o amor do estudante pela fotografia, durante uma viagem em família para Ilhabela, no litoral de São Paulo. “Estava na época frenética de vestibulares, o que exigia todo o meu foco, mas também uma válvula de escape. Na viagem, ao tirar uma simples foto que desfocava o fundo, descobri uma forma de escrever o que sentia e, ao mesmo tempo, me distanciar daquele mundo onde tudo se passava em alta velocidade. Foi o primeiro de muitos cliques fotográficos. Logo na sequência, descobri a edição e todas suas possibilidades, ali é onde o fotógrafo transmite sua arte e pinceladas da cena. De lá para cá, evoluo os estudos dessa arte e, hoje, levo a fotografia como um estilo de vida, aprendendo a sentir cada momento e, nas imagens, transmitir esses sentimentos”, descreve Costa.

Para o futuro engenheiro da EESC, “realizar a exposição, ainda mais num momento festivo da escola que me acolheu como estudante, é uma oportunidade de trazer ao público universitário, em especial àquele da área de exatas, como a fotografia pode representar uma válvula de escape e até mesmo a mudança de estilo de vida, para uma mais lenta e completa”.

Mar, terra e céu

As fotos escolhidas para “Entre Céu e Mar” retratam um pouco da jornada fascinante do estudante da EESC ao mundo da fotografia. Essa história começa na seção mar, “um ambiente onde a beleza natural fala por si só, a sensação da brisa, do sol são inesquecíveis, mas ainda assim é lar de situações que muitas vezes passam despercebidas, e que trazem implicitamente traduzidos sentimentos frequentemente relacionados com momentos de transição e descoberta em nossas vidas, caracterizados pela incerteza, medo e mistério”, detalha Costa.

A seção Terra, local onde retiramos matérias-primas, construímos e destruímos, representa o ambiente de formação de famílias e de amizades. “É nela que encontramos muitos resquícios de um passado remoto que se desenvolveu ali. É neste ‘reino’ que trouxe a fotografia para minha vida diária, buscando eternizar momentos efêmeros, marcantes e contrastantes, além de transmitir a história de um ambiente”.

A seção Céu, por fim, representa o majestoso, calmo, sinônimo de liberdade. “É nele que se descobre um reino com cores, temperaturas e seres únicos. Com isso, novas possibilidades, ideias e o decolar do amor pelo ‘clique’ de cada foto”, explica o estudante.

Para quem quiser prestigiar a exposição e, inclusive, se inspirar para quem sabe ser o próximo expositor, o campus da USP (Área 2) fica à Av. José Antônio Santilli, 1050, Bela Vista São-Carlense (região do Parque Faber). A visitação pública pode ser feita até o dia 20 de outubro.

O evento faz parte da programação festiva dos 70 anos da EESC-USP.