Grupo Pó de Café e USP Filarmônica comemoram os 70 anos da EESC
25 de agosto de 2023

O grupo de jazz brasileiro Pó de Café se une à USP Filarmônica para uma apresentação especial do álbum “Suíte do Café”, na próxima quarta-feira (30), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos em referência aos 70 anos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). A apresentação é gratuita e une a música sinfônica ao jazz afro-brasileiro.

O repertório traz as oito composições da “Suíte do Café”, que se complementam em uma peça musical executada pelo sexteto Pó de Café e mais 35 músicos da USP Filarmônica, regidos pelo maestro José Gustavo Julião Camargo.

Os arranjos foram desenvolvidos de forma coletiva sobre temas compostos pelo baixista Bruno Barbosa, pelo pianista Murilo Barbosa e pelo trumpetista Rubinho Antunes, que também assina as orquestrações.

Como sempre acontece na série de Concertos USP, a entrada é gratuita, sendo necessário retirar os convites, que são distribuídos ao público em geral no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 30/08, a partir das 19h00.

A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II e com a Prefeitura Municipal de São Carlos, que cede o Teatro Municipal para as apresentações.

Pó de Café – Entre Cafezinhos e Parcerias

O Pó de Café é formado por Bruno Barbosa (baixo), Duda Lazarini (bateria),  Marcelo Toledo (sax), Murilo Barbosa (piano), Neto Braz (percussão) e Rubinho Antunes (trumpete) e começou como um encontro informal de músicos profissionais de Ribeirão Preto que tinham a intenção de explorar a musicalidade do jazz e da música instrumental. Doze anos depois, o grupo já gravou cinco discos e participou de festivais nacionais e internacionais como o “Jazz à la Calle”, em Mercedes, no Uruguai, em 2017. O terceiro álbum, “Terra”, que faz releituras de clássicos da música caipira, alcançou grande repercussão no meio especializado. Carlos Calado da “Folha de S. Paulo”, incluiu “Terra” entre os 50 melhores discos de 2017; Antonio Carlos Miguel do “Jornal O Globo” elogiou a “volta às origens” do grupo; blogs do Brasil e do exterior, como o inglês “UK Vibe”, também listaram o disco entre os melhores do ano.

Ao longo de sua trajetória, o grupo também fez parcerias com personalidades da cultura brasileira. Em 2019, o “Pó de Café” realizou uma série especial de shows pelo interior paulista para homenagear os 60 anos do disco “Kind of blue”, de Miles Davis, com comentários do músico e humorista Reinaldo Figueiredo. E o último álbum, “Interior”, lançado em 2021, contou com a participação especial da cantora Maria Rita.

Concerto “Suíte do Café”

Local: Teatro Municipal – Rua Sete de Setembro, 1735
Informações: (16) 3371-4339 / tmsc.pauta@gmail.com
Entrada gratuita - Os convites serão distribuídos às 19h no Teatro no mesmo dia do concerto.