Oportunidade de pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento
14 de abril de 2023

Até o dia 14 de maio, estão abertas as inscrições para o processo seletivo visando escolher um pós-doutorando que atuará no projeto internacional intitulado Low cost technologies for drinking water in Brazilian rural communities - household slow sand filters combined with ultraviolet LED disinfection (ICAR1201373 - International Collaboration Awards 2020)

O projeto é financiado pela Royal Society do Reino Unido e, no Brasil, está sob responsabilidade da professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Lyda Patricia Sabogal Paz.

O selecionado atuará no projeto internacional Low cost technologies for drinking water in Brazilian rural communities - household slow sand filters combined with ultraviolet LED disinfection (ICAR1201373 - International Collaboration Awards 2020).

A vaga disponível é para candidatos com formação em Engenharia ou Ciências Biológicas com experiência em algum destes temas: tratamento de águas ou métodos de detecção de parasitos em matrizes ambientais, ou realização de ensaios laboratoriais (físico-químicos e microbiológicos) para avaliar a qualidade de águas. Os candidatos devem ter perfil específico necessário às necessidades do projeto, que pode ser consultado aqui

Os interessados, devem ter o perfil desejado pelo projeto e poderão enviar o Currículo Lattes atualizado e uma carta de recomendação atualizada do orientador do doutorado para a professora Lyda no e-mail lysaboga@sc.usp.br.

Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados via Google Meet em maio de 2023 (horário a combinar) e serão notificados até 20 de maio.

O valor da bolsa será de R$ 6.000,00 reais por mês com estágio provatório de dois (2) meses. A bolsa terá início a partir de junho até 30 de novembro de 2023 podendo ser renovada em função do desempenho do pesquisador.

Resumo do projeto

663 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável, assim, essa população precisa de tecnologias de baixo custo que atendam às suas necessidades e limitações. Os filtros lentos domiciliares podem ser considerados uma tecnologia de tratamento de água promissora para uso doméstico em áreas não atendidas por redes de distribuição. Neste contexto, a Ulster University (Reino Unido) e a EESC/USP (Brasil) irão avaliar o desempenho de sistemas integrados de filtros lentos domiciliares acoplados a reatores de UV-LED em climas temperados e tropicais. Esta pesquisa irá contribuir no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e adaptadas ao contexto local que forneçam água potável em regiões descentralizadas.

Confira todos os detalhes do processo seletivo no edital disponível neste link.

Mais informações:
E-mail: lysaboga@sc.usp.br (Profa. Lyda)