Equipe de Concreto da USP de São Carlos recebe menção de honra ao mérito em congresso brasileiro
13 de abril de 2021

A Equipe de Concreto da USP de São Carlos (ECon) participou dos concursos estudantis promovidos pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), nas modalidades do Ousadia e do Concregame. Em ambos os concursos, a equipe se destacou e conquistou o 1º lugar e por consequência, a ECon recebeu uma menção de honra ao mérito de melhor equipe participante.

Composto por cerca de 30 alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC) e Arquitetura e Urbanismo (Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU), o grupo é orientado pelos professores Alessandra Lorenzetti, Ricardo Carrazedo, Luciana Schenk, Jeferson Tavares e Givaldo Medeiros.

Desde seu início, a equipe marca presença no Congresso Brasileiro do Concreto (CBC) promovido pelo Ibracon, que é o maior encontro técnico nacional de conferência sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. No ano de 2020 a diretoria dos concursos estudantis teve que se adaptar, realizando o 62° CBC (Congresso Brasileiro do Concreto) de forma totalmente virtual em dois períodos, entre 1º e 4 de setembro de 2020 e 30 de março a 2 de abril de 2021.

Nos anos anteriores, a Equipe de Concreto da USP de São Carlos participava anualmente, de forma presencial, de cinco categorias de concursos técnicos estudantis, sendo eles: APO (Aparato de Proteção ao Ovo), Cocar (Concreto Colorido de Alta Resistência), Concrebol, Quem sabe faz ao vivo e Ousadia. Mas, tendo em vista o novo cenário e seus obstáculos, o Ibracon criou a nova modalidade de concurso estudantil online, o Concregame. Além disso, foi possível dar continuidade ao concurso do Ousadia de forma remota.

Sobre o Ousadia

O concurso tem como objetivo a elaboração de um projeto executivo estrutural de uma obra de arte em concreto e o desenvolvimento do planejamento de sua construção, apresentando para o desafio proposto a solução mais ousada possível. Dessa forma, o Ibracon acredita contribuir para o entrosamento de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, estimulando a busca conjunta para a otimização de parâmetros como eficiência energética, estabilidade estrutural, durabilidade, conforto, sustentabilidade e integração harmônica com o meio; além de desenvolver a aptidão dos participantes e ampliar seus conhecimentos da tecnologia do concreto e sua interação com aplicações estruturais.

Cada edição propõe um tema diferente, e o desafio de 2020 foi desenvolver um projeto para revitalizar o Complexo de Coqueiros, na cidade de Florianópolis - SC. A equipe da ECon, dentre todos os critérios, obteve a maior pontuação do concurso e foi campeã.

Participaram do grupo os alunos do IAU: Isabela Marquez, Julia Simabukuro, Leonardo Soares, Lucca de Melo e Matheus Vaz. E os alunos da EESC: Ana Corá, Gabriel Viana, Gabriel Passos, Leonardo Pereira, Leticia Maeda, Lucas Bernardo, Márcio de Oliveira Jr, Pedro Parra, Rafael Marcadante e Rafaela Gomes. Os alunos foram orientados pelos professores Luciana Schenk, Jeferson Tavares e Givaldo Luiz Medeiros, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), e Ricardo Carrazedo e Alessandra Lorenzetti de Castro, do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET-EESC).

Sobre o Concregame

O concurso tem como objetivo responder a questões gerais e específicas sobre o concreto com a maior assertividade e menor tempo possível. Dessa forma, o Ibracon acredita que o concurso dissemine conhecimento sobre o material de construção mais usado no mundo, o concreto; incentive a pesquisa sobre concreto para estruturas, concretos especiais, dosagem e controle de qualidade do concreto, entre estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo; e estimule a busca de conhecimento geral na área de tecnologia do concreto para estruturas, fazendo com que os alunos fixem o conteúdo de uma forma divertida, em uma competição de perguntas e respostas na qual o grupo de competidores mais inteirado na temática vence.

A equipe da ECon obteve nota máxima em três das quatro rodadas, resultando na maior pontuação final e com o melhor tempo. Participaram do grupo as alunas da EESC: Giovanna Jacomelli, Maria Luísa Vasconcellos e Rafaela Fernanda Gomes. As alunas foram orientadas pela professora Alessandra Lorenzetti de Castro, do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET).

No momento, a equipe está focada no desenvolvimento de seus projetos para o 63° Congresso Brasileiro do Concreto, previsto para ocorrer em João Pessoa - PB entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2021. A ECon trabalha para continuar se destacando dentro dos concursos promovidos pelo Ibracon.

Fique atento às redes sociais da ECon para não perder o evento de apresentação dos nossos projetos vencedores e para maiores informações!
Facebook: facebook.com/econeescusp
Instagram: @econ.uspObservação