Livro e podcast sobre climatologia
07 de janeiro de 2021

Como parte das atividades do Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente, foi publicado recentemente o livro Climatologia Dinâmica: conceitos, técnicas e aplicações, que aborda uma ampla reflexão sobre o estudo da climatologia nas últimas décadas no Brasil e ainda sistematiza conhecimentos ao público acadêmico de graduação.

A obra, disponível nas versões impressa e e-book (download neste link), é organizada pelos professores Francisco Arthur da Silva Vecchia, Adriano Rogério Bruno Tech e Gustavo Zen de Figueiredo Neves.

O Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

PODCAST

Pesquisadores do mesmo núcleo elaboraram um material de divulgação científica sobre Climatologia, em formato de podcast.

O conteúdo fez parte da disciplina de pós-graduação Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalidades e Especificidades, ministrada remotamente pelo professor Gustavo Zen de Figueiredo Neves, no segundo semestre do ano passado.

Neves é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental e conta que “foram elaborados oito temas sobre o estudo do clima, de modo que o enredo desenvolvido pudesse construir uma linha de raciocínio lógica e de fácil compreensão para acadêmicos, estudantes e interessados sobre o tema“.

A climatologia é uma área do conhecimento bastante ampla e os temas escolhidos foram apresentados por pesquisadores de mestrado e doutorado que cursaram a disciplina.

No primeiro episódio, os assuntos discutidos foram: A história da climatologia; Saberes populares e científicos em climatologia e A influência do clima na agricultura.

Clique aqui para acessar os podcasts.

Com informações do Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente