Oportunidade de pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento
30 de junho de 2020

Entre 1º e 20 de julho de 2020, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo visando escolher um estudante de pós-doutorado que atuará no projeto temático internacional SAFEWATER Devices Translation and Implementation (SAFEWATER Translate), financiado pelo Global Challenges Research Fund (GCRF) UK Research and Innovation (Grant Ref: EP/T015470/1).

O projeto é realizado em nove instituições ao redor do mundo e, no Brasil, está sob responsabilidade da professora do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Lyda Patricia Sabogal Paz.

A oportunidade é para candidatos com formação em engenharia ambiental, civil, de produção ou afins, com doutorado em saneamento, engenharia de produção ou afins e que tenha trabalhado com PESTEL analysis e Business Model Canvas, ou modelos similares. Os candidatos devem ter perfil específico necessário às necessidades do projeto, que pode ser consultado neste documento.

O valor mensal da bolsa será de R$ 5.750,00 com duração de agosto de 2020 até março de 2021 e estágio probatório com duração de um mês.

Os interessados deverão enviar o currículo Lattes atualizado para a professora Lyda pelo e-mail lysaboga@sc.usp.br. Os candidatos escolhidos serão entrevistados em julho de 2020 e notificados nesse mesmo mês para iniciar as atividades a partir de agosto.

Confira todos os detalhes do processo seletivo nos editais em língua portuguesa ou inglesa.

Resumo do projeto SAFEWATER Translate

Cerca de dois bilhões de pessoas no mundo geralmente bebem água que não é segura devido à contaminação fecal, colocando-as em alto risco de doenças transmitidas pela água como cólera, febre tifoide e outras doenças diarreicas. A diarreia é uma das principais causas de mortalidade abaixo de cinco anos, com 58% das doenças relacionadas a ela atribuídas ao acesso inadequado à água potável, ao saneamento e à higiene. Existe uma necessidade real e urgente de desenvolver e implantar tecnologias que possam determinar fácil e rapidamente se as fontes de água são seguras para beber. No projeto GCRF SAFEWATER, a Universidade Ulster vem trabalhando com parceiros na Colômbia, no México e no Brasil para desenvolver dispositivos de Internet of Things (IoT) que podem ser usados ​​para determinar a qualidade microbiológica da água em comunidades rurais, sem acesso a laboratórios de microbiologia ou equipe qualificada. Os resultados iniciais com protótipos alfa são muito promissores, e é necessário acelerar o desenvolvimento dessa tecnologia para que ela possa ser implementada para a determinação da qualidade da água em outras regiões em desenvolvimento. O projeto SAFEWATER Translate desenvolverá protótipos da fase beta que serão testados no Brasil, na Colômbia e no México com os atuais parceiros SAFEWATER. Também serão testados na Etiópia, no Malawi e no Nepal. Ao final de 18 meses, pretende-se ter uma solução robusta para o monitoramento da qualidade da água em regiões remotas do mundo. Igualmente, serão explorados os caminhos para a implementação, considerando parcerias e a rota mais eficaz para causar um impacto real com soluções de alta tecnologia para proteger as pessoas mais vulneráveis ​​da Terra.

O projeto é realizado pela Ulster University (Irlanda do Norte, Reino Unido), Universidad de Medellín (Colômbia), Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Corporación Centro de Ciencia y Tecnología de Antioquia (Colômbia), Fundación Cántaro Azul (México), The Centre for Water, Sanitation, Health & Appropriate Technology Development – WASHTED Centre, University of Malawi (Malawi), University of Mekelle (Etíopia), Kanitpur Dental College Teaching Hospital & Research Centre (Nepal,  e Micro Med Research Laboratory PVT (Nepal).

Saiba mais sobre o SAFEWATER no site www.safewater-research.com.

informação
Professora Lyda Patricia Sabogal Paz