Funcionária da EESC realiza exposição no Centro Cultural da USP
21 de novembro de 2013

Exposição com trabalhos das crianças do Programa Escola da FamíliaPoderão ser vistos trabalhos criados pelas crianças do programa na Escola Estadual Marilene Terezinha Longhim, localizada no bairro Jardim Jacobucci, em São Carlos. Esse projeto desenvolvido pela artista tem proporcionado aos alunos participantes uma abordagem sobre assuntos relativos a religiões afro-brasileiras, mais especificamente umbanda e candomblé, máscaras, estátuas africanas, palavras de origem africana incorporadas ao português do Brasil, instrumentos de percussão, ritmo, consulta ao mapa do continente africano, além de apresentação de imagens de obras de artistas negros em vídeos e livros.

A mostra também conta com reproduções feitas por Janete com base em sua pesquisa sobre Os Pintores Negros do Oitocentos Brasileiro, utilizando tinta óleo sobre tela, inspiradas em obras dos pintores Arthur Timótheo da Costa e Estevão Roberto da Silva. “O primeiro contato que tive com essas obras foi no ano de 2010, quando visitei pela primeira vez o Museu Afro Brasil. Fiquei maravilhada! Artistas para mim antes desconhecidos, detentores de um acervo espetacular que em nada devem para o mercado internacional”, revelou a artista.

Janete é secretária do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia da USP. Possui graduação em Licenciatura em Artes – Educação Artística, realizada no Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR) e atualmente é mestranda em Artes no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP, sob orientação da professora Dilma de Melo Silva, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Também integram o evento as exposições Natureza, de Antonio Carlos de Paulo; Faces, de Casimiro Paschoal da Silva; e óleo sobre tela de Washington Pastore Amaro.

A visitação pode ser feita até o dia 4 de janeiro de 2014.

Apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3373-9106 ou e-mail cultura.prefeitura@sc.usp.br.

O Centro Cultural localiza-se na área 1 do campus de São Carlos da USP, com acesso ao pela Av. Dr. Carlos Botelho, número 1465.