Exposição fotográfica na Biblioteca
19 de agosto de 2013

Um Brasil, dois olhares - o Brasil captado pelas lentes de um brasileiro e de um russoA instalação é composta por fotografias do russo Vladimir Fokin e do brasileiro Clever Ricardo Chinaglia, produzidas entre 2008 e 2012. Sua primeira exposição aconteceu na Rússia, próximo a São Petersburgo, na Galeria de Arte do Fundo Soviético de Cultura, em agosto de 2012.

A exposição mostra tanto um Brasil que poucos conhecem – como a Trilha do Pati, na Chapada Diamantina (BA), e uma caverna em região inexplorada do Vale do Ribeira (SP) –, como também um Brasil comum, com rostos, cores e sabores característicos do país. Também mostra um Brasil que ninguém vê: o micromundo dos cristais e microestruturas que os fotógrafos exploram em seus trabalhos científicos.

A Biblioteca da EESC fica no campus 1 da USP São Carlos, localizado à Avenida Trabalhador são-carlense, 400.

Sobre os autores

Vladimir FokinVladimir Fokin é russo, tem 67 anos e é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) convidado no Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É um fotógrafo entusiasta, interessado especialmente em retratar pessoas e seu entorno cultural.

Clever Ricardo ChinagliaClever Ricardo Chinaglia é brasileiro, tem 42 anos e é pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. É engenheiro de materiais por profissão e montanhista de coração. Participou, em 1991, da fundação do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume) e é fotógrafo entusiasta. Tem especial interesse em fotografar a natureza.