Exame de Transferência Externa USP 2013/2014
02 de abril de 2013

A seleção para as 772 vagas relacionadas no edital da USP será feita em duas etapas. A primeira delas é de responsabilidade da Fuvest. Os aprovados farão uma segunda etapa na escola que ministra o curso escolhido pelo candidato. Existem 132 vagas na área de Biológicas, 481 são de cursos da área de Exatas e 159 se concentram na área de Humanidades. No ano passado, 3049 estudantes concorreram a 1064 vagas.

O Manual do Candidato está à disposição para download gratuito pelos interessados no site da Instituição (www.fuvest.br). Antes da inscrição, que é feita exclusivamente pela internet até o dia 15 deste mês, o candidato deve cadastrar-se no site da Fuvest acessando a respectiva  página pela opção “Inscrições Abertas” no menu “Transferência 2013/2014”. A taxa de inscrição é de R$130,00 e deverá ser paga na rede bancária até 16 de abril, usando o boleto gerado no ato de inscrição.

Exame de Pré-Seleção

O exame de pré-seleção será realizado pela Fuvest,  no dia 5 de maio, às 13 horas, na cidade escolhida pelo candidato na inscrição. A duração total do exame será de quatro horas. Os candidatos deverão comparecer ao local indicado às 12 horas. Os portões serão abertos às 12h30min e fechados às 13 horas. Não serão admitidos retardatários.

Todos os candidatos farão provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além dessas duas matérias, os candidatos da área de Humanidades terão questões de Cultura Contemporânea (34); os inscritos na área de Biológicas responderão a testes de Genética (22) e Bioquímica (22) e os estudantes que escolherem a área de Exatas terão testes de Física (22) e Matemática (22). O Exame de pré-seleção terá um total de 80 questões do tipo teste de múltipla escolha.

Serão classificados para a segunda etapa três candidatos por vaga, com exceção do curso de Música, oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), de São Paulo, e do curso de Música, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), que chamarão oito candidatos por vaga disponível.

A lista de convocados para a segunda etapa de provas será divulgada no site da Fuvest em 17 de maio. Os editais das unidades, disponíveis nas respectivas seções de alunos e no site da Pró-Reitoria de Graduação (www.prg.usp.br), informam as vagas que deverão ser preenchidas no segundo semestre de 2013 ou no primeiro de 2014 e a modalidade de seleção adotada.

Seleção direta

A Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) fará seleção própria para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Letras. O número de vagas para esses cursos será definido em edital próprio. O curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferece 15 vagas para os polos de Piracicaba (cinco vagas), Ribeirão Preto (cinco vagas) e São Carlos (cinco vagas). A forma de ingresso nessas vagas será divulgada no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Por Assessoria de Comunicação da Fuvest

A segunda etapa na EESC

Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP há oito vagas disponíveis para os cursos de engenharia, sendo uma vaga para Engenharia Ambiental, duas para Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica e quatro vagas para o curso de Engenharia de Materiais e Manufatura.

Serão considerados aptos a participar da segunda etapa os candidatos que obtiverem a pontuação mínima de 50% do total de pontos do exame da Fuvest. Uma vez aprovado, o candidato deverá fazer a entrega da documentação no Serviço de Graduação da EESC entre os dias 23 e 24 de maio. Nessa data também serão divulgados datas e locais das provas da segunda etapa.

A divulgação dos resultados será feita no dia 7 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 11 e 12 de julho, no Serviço de Graduação da Escola.

Para mais informações, consulte o edital.