Orientações para o Exame de Qualificação

O objetivo do exame de qualificação no curso de mestrado é avaliar a capacidade do estudante em executar seu projeto de pesquisa, pertinência e relevância do tema da dissertação, estrutura, proposta da pesquisa, cronograma e o andamento do projeto.

No doutorado o foco é avaliar a capacidade de desenvolver, de forma independente, o projeto de tese, dentro da área de pesquisa, pertinência, relevância e caráter inovador do tema da tese, estrutura e proposta do projeto de pesquisa.

O exame de qualificação é exigido tanto no curso de mestrado quanto nos cursos de doutorado e doutorado direto.

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa.

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme estabelecido no Regimento de Pós-Graduação da USP.

Mais informações no Regulamento do Programa

Formulário para inscrição no Exame de Qualificação

Formulário para sugestão de Banca de Qualificação de Mestrado e Doutorado (a ser preenchido exclusivamente pelo orientador)