Orientações para Defesas – ME e DO

O trabalho final do curso de mestrado deve ter a forma de artigo ou um texto de dissertação. O trabalho final de doutorado e doutorado direto deve ter a forma de coletânea de artigos um texto de tese. Estes modelos seguem as normas: APA, ISO ou Vancouver.

As orientações para confecção dos exemplares de defesa estão disponíveis em Diretrizes para Elaboração de Dissertações e Teses – na página da Biblioteca da EESC.

Formulário para sugestão de Banca de Defesa de Mestrado Doutorado.

Documentos necessários para a defesa da dissertação de mestrado

O aluno deverá depositar no Serviço de Pós-Graduação da EESC/USP a seguinte documentação:

• Carta de encaminhamento do exemplar de Dissertação

• 01 (um) exemplar de defesa impresso em frente e verso
    • Antes da impressão do exemplar, o aluno deve verificar a titulação correta a constar na folha de rostoMestre em Ciências, Programa de Engenharia de Transportescom a indicação da Área de Concentração em que o aluno está matriculado.
    • Para confecção deste exemplar o aluno deve providenciar:
  • 02 (duas) cópias digitais da Dissertação completa em arquivo único, em pdf, com identificação.

• Comprovação de submissão de um artigo, no qual o estudante seja primeiro autor, em revista internacional arbitrada ou conferência organizada por sociedade científica.

• Fotocópia legível dos documentos:
    • RG (não será aceito carteira de motorista ou carteira funcional),
    • RNE atualizado (se estrangeiro),
    • Certidão de nascimento ou casamento,
    • Diploma e Histórico Escolar da Graduação (frente e verso).

Documentos necessários para a defesa da tese de doutorado

• Carta de encaminhamento do exemplar de Tese

• 01 (um) exemplar de defesa impresso em frente everso
    • Antes da impressão do exemplar, o aluno deve verificar a titulação correta a constar na folha de rostoDoutor em Ciências, Programa de Engenharia Elétricacom a indicação da Área de Concentração em que o aluno está matriculado.
    • Para confecção deste exemplar o aluno deve providenciar:
  • 02 (duas) cópias digitais da Tese completa em arquivo único, em pdf, com identificação.

• Comprovação de submissão de um artigo, no qual o estudante seja primeiro autor, em revista internacional arbitrada.

• Fotocópia legível dos documentos:
    • RG (não será aceito carteira de motorista ou carteira funcional),
    • RNE atualizado (se estrangeiro),
    • Certidão de nascimento ou casamento,
    • Diploma e Histórico Escolar da Graduação (frente e verso),
    • Diploma e Histórico do Mestrado (frente e verso).