Exame de proficiência em língua

Os estudantes deverão demonstrar proficiência em língua inglesa, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto. Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para alunos estrangeiros.

O prazo para a demonstração de proficiência em língua inglesa para o mestrado será o mesmo prazo para a inscrição no exame de qualificação, ou seja, 12 meses. Os certificados de proficiência aceitos, com as respectivas pontuações mínimas são os seguintes: TOEFL PBT: 450 pontos, TOEFL CBT: 133 pontos, TOEFL IBT: 46 pontos, TOEFL ITP: 450 pontos, IELTS: 4,0 pontos, CAMBRIDGE: PET (Pass), MICHIGAN MET: 40, MICHIGAN MELAB: 60.

Para o Doutorado e Doutorado Direto, a demonstração de proficiência em língua inglesa será exigida no ato da matrícula. Os certificados de proficiência aceitos, com as respectivas pontuações mínimas, serão divulgados nos editais de processo seletivo.

Tanto no Mestrado quanto no Doutorado e Doutorado Direto, poderão ser aceitos os Exames de Proficiência realizados até 4 (quatro) anos antes da data de inscrição do estudante como aluno regular.

Outros exames de proficiência em língua inglesa, de características e nível similar àqueles especificados, poderão ser aceitos por solicitação do aluno de mestrado e após avaliação da CCP.

Também será aceito como demonstração de proficiência em língua inglesa a comprovação que indique que o aluno estudou ou exerceu qualquer outra atividade intelectual pelo período mínimo de um ano em país de língua inglesa.