Professores do Departamento de Engenharia de Transportes lançam nova edição de livro sobre topografia
24 de março de 2023
Assessoria de Comunicação

No último dia 10 de março foi lançada uma nova edição revista, ampliada e atualizada do livro Topografia para Engenharia – Teoria e Prática de Geomática, pela Editora LTC Editora / GEN (Grupo Editorial Nacional), tendo como autores os professores Irineu da Silva e Paulo César Lima Segantine, ambos docentes do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

A obra, considerada referência para estudantes (principalmente dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharias e Geociências) e profissionais que buscam compreender o papel essencial da Geomática nesse processo, foi atualizada com os mais recentes avanços e tecnologias da área, reunindo as principais teorias, técnicas e métodos matemáticos deste campo de atividade, em especial para as Engenharias Civil, de Agrimensura e Cartográfica.

“Se você utiliza aplicativos de geolocalização no seu cotidiano – como Google Maps® e Waze®, por exemplos, ou se já precisou de tecnologia digital, certamente entende a importância de conhecer a ciência que permite a coleta, o tratamento, o armazenamento e a sistematização de maneira coerente de dados geoespaciais aplicáveis e necessários a diversos setores da Engenharia”, explica um dos autores do livro, o professor Paulo Segantine.

Esta segunda edição da obra traz uma atualização e reorganização dos capítulos, sendo seis deles agora disponíveis on-line e também no seu e-book. O conteúdo possui uma abordagem de importantes temas, como referências geodésicas, transformações de coordenadas, modelagem numérica de terreno, projeção UTM, instrumentos topográficos modernos, erros instrumentais e drones, entre outros.

“O livro possui capítulos inéditos relacionados à coleta de dados geoespaciais por meio de varredura laser e fotogrametria digital. No fim de cada seção deste livro há exemplos de aplicativos para elucidar as teorias apresentadas. Constam ainda desta nova edição exercícios resolvidos e exercícios propostos com gabarito, referentes aos temas tratados ao longo da obra. Esses materiais estão disponíveis no e-book e on-line, no site da editora”, complementa o professor Irineu da Silva, co-autor da publicação.

Por Alexandre Milanetti, para a Comunicação EESC