Alunos da EESC visitam obras de duplicação do trecho de Serra da Tamoios
05 de outubro de 2018

eesc slide tamoios

Os estudantes visitaram pontos da rodovia onde estão localizados alguns dos taludes, analisando a formação geológica e o trabalho de engenharia necessário em cada um deles.

No canteiro de obras, os alunos receberam orientações e kits de segurança. Guiados pelo geólogo da construtora Queiroz Galvão, Tiago Borges, os estudantes puderam conhecer um pouco mais do túnel 1, que, atualmente, apresenta um avanço de 750 metros escavados. Durante toda a visita foram realizadas explicações sobre o método construtivo, detalhes operacionais e equipamentos necessários para a execução dos serviços.

O estudante Paulo César, que cursa o segundo ano, falou sobre a influência da visita em sua vida acadêmica e profissional. “Foi muito marcante e inspirador ver uma obra que contempla vários aspectos da engenharia civil, principalmente da área de geotecnia, ver como o profissional age e como ele faz para dimensionar e trabalhar essas estruturas.”

A aluna de mestrado, Taira Silva, acompanhou o grupo e destacou que a interação de estudantes de graduação e de pós-graduação também enriqueceu a visita: “Essa vivência e os taludes da região são extremante interessantes. Eu achei a visita muito rica, bem organizada e muito bem direcionada, conseguindo unir a prática e a teoria num tempo muito otimizado, com estudantes de graduação e pós-graduandos”.

O Programa de Visitas às obras da Concessionária Tamoios já recebeu mais de 600 visitantes, entre estudantes e partes interessadas, nas obras de duplicação do trecho de Serra da rodovia que, atualmente, é a maior obra viária em desenvolvimento do País.

Confira as fotos da visita no site da Tamoios.

informação

Professor Rogério Pinto Ribeiro Departamento de Geotecnia (SGS) da EESC E-mail: rogerioprx@sc.usp.br

Adaptação de Assessoria de Comunicação da Concessionária Tamoios Foto: Concessionária Tamoios