Semana de Recepção aos Calouros marca o início das comemorações dos 65 anos da EESC
09 de março de 2018

eesc foto 65 anos

eesc recepcao calouros 2018 3

Na segunda-feira, dia 26, uma abertura conjunta congregou os novos alunos de todas as unidades do Campus, e contou com as presenças do vice-reitor da USP e professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, Antonio Carlos Hernandes, além dos diretores das demais unidades e do Prefeito do Campus da USP em São Carlos. A escola esteve representada pelo seu diretor, professor Paulo Sergio Varoto.

eesc recepcao calouros 2018 4

Após a abertura foi realizada uma emocionante apresentação do Coral da USP São Carlos, e os alunos foram encaminhados para atividades com as secretarias acadêmicas. Enquanto isso, os pais e familiares puderam disfrutar de um café da manhã com docentes e, em seguida, participar de um bate-papo com o presidente da Comissão de Graduação da EESC, professor Daniel Capaldo Amaral, e com o professor Varoto. No período da tarde, servidores e docentes se reuniram para realizar uma visita monitorada por todos os departamentos e instalações comuns da Escola, na qual participaram cerca de 50 pais e familiares.

eesc recepcao calouros 2018 5

No dia seguinte, terça-feira, após uma conversa com os coordenadores de cursos, os calouros foram recebidos pelo engenheiro da Embraer, Paulo Lourenção, e pelo CEO do ONOVOLAB e Neelkneen, Anderson Criativo. Eles apresentaram uma palestra intitulada O Engenheiro como agente transformador da sociedade contemporânea, organizada e mediada pela professora do Departamento de Engenharia de Materiais, Vera Lúcia Arantes, na qual falaram sobre suas trajetórias e empresas, motivando os alunos a desafiarem os limites e se tornarem engenheiros conscientes de pautas como sustentabilidade e aptos à inovação.

eesc recepcao calouros 2018 2

Na quarta e quinta-feira a agenda de atividades ficou por conta do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), com destaque para a Calourada Solidária, evento cuja finalidade é a arrecadação de donativos e prestação de serviços a instituições de caridade da cidade de São Carlos e que contou com apoio da EESC.

eesc recepcao calouros 2018 1

Encerrando a programação, foi realizada uma Mostra de Oportunidades, evento aberto à toda comunidade e sediado no vão-livre do térreo do Bloco E-1 e no Espaço Primavera. Grupos extracurriculares, atividades de pesquisa, biblioteca, intercâmbios, cultura e extensão foram algumas das oportunidades apresentadas. Os alunos puderam também conhecer projetos para melhoria do ensino de graduação. Uma tenda cultural recebeu apresentações dos grupos de cultura e extensão ligados à música, dança, poesia e até apresentação de esgrima histórica (confira as fotos na galeria de imagens, clicando aqui). O palco permaneceu aberto para alunos, ingressantes, servidores e docentes, que puderam mostrar suas habilidades no campo da cultura. Fechando essa atividade e a programação da semana, foi realizada uma foto coletiva no gramado ao lado do Bloco E-1, em frente ao Portal das Décadas, que marcou o início das festividades em comemoração aos 65 da EESC.

informação

Assessoria de Comunicação Tel.: (16) 3373-6600 E-mail: comunicacao@eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagens: Umberto Patracon, Daniel Amaral, Edison San e Gabriela Bidin