Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio podem participar de experimento no espaço
17 de janeiro de 2018

eesc garatea-e 2018

Esse é o Garatéa-E, um projeto que leva experimentos de jovens estudantes em um balão até perto de 30km de altitude. Lá são encontradas condições análogas às encontradas na superfície de Marte, como baixa temperatura, baixa pressão, pouca umidade e grande incidência de radiação.

Os projetos são totalmente abertos. As únicas restrições são em relação ao volume e à massa, mas, respeitados esses requisitos, cada grupo participante será livre para desenvolver seu próprio experimento. É possível pensar em aplicações eletrônicas, eletromecânicas, biológicas e químicas.

Os interessados em participar devem submeter seus projetos a uma pré-seleção que será feita pelo Grupo. As melhores propostas terão a oportunidade de embarcar seus experimentos na sonda que os levará até a estratosfera. Após o resgate, os projetos serão devolvidos aos estudantes para que eles possam continuar suas pesquisas.

O Grupo Zenith é orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC, Daniel Varela Magalhães. A proposta do grupo é desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial para estimular e ampliar visibilidade dessa área no Brasil.

Clique aqui para acessar o Edital completo.

informação Grupo Zenith E-mail: zenith.eesc@gmail.com Site: www.zenith.eesc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Adaptação de Garatéa-E