Docente da EESC participa da Década Internacional de Água e Sociedade sob Mudanças
10 de maio de 2017
Compartilhe:

 

A Aliança conta com a participação da EESC da USP em grupos de Segurança Hídrica e de Gestão de Risco Hídrico para a Saúde Humana, além de subgrupos internacionais de Comparação de Estudos de Demanda Hídrica. Desse último, existem pesquisas iniciais da EESC para o Brasil; contudo, há ainda desafios maiores, especialmente na área de Socio-Hidrologia e de Seguros Hídricos.

 

eesc pr day 2017

 

Durante a reunião específica Panta Rhei Meeting 2017, realizada na Universidade Tecnológica de Viena (ver foto), o professor Mendiondo compartilhou contribuições com a criação de laboratórios de desenho e de inovação para adaptação aos recursos hídricos (Water-Adaptive Design & Innovation˜, The WADI Lab).

 

Também, na reunião geral da Assembleia Europeia de Geofísica 2017, o docente apresentou trabalhos da EESC, compartilhando soluções de Socio-Hidrologia com (1) aplicações usando informação geográfica voluntária integradas com adaptação baseada em ecossistemas e redução de riscos de desastres e (2) adaptação a extremos hidrológicos usando modelos de seguros.

 

Essas atividades tiveram apoio direto e indireto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS) da EESC, CAPES PróAlertas, INCT-Mudanças Climáticas/Segurança Hídrica e de dois NAPs da USP: CEPED/USP e INCLINE/USP, a partir das lições aprendidas, com coliderança da EESC, durante a Década Internacional de Previsão em Bacias Sem Dados 2003-2012, as quais servem para as Metas de Desenvolvimento Sustentável e o Programa Internacional de Redução de Riscos de Desastres das Nações Unidas.

 

informação

Professor Eduardo Mario Mendiondo Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-8271 E-mail: emm@sc.usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações do professor Eduardo Mario Mendiondo Imagem: Professor Eduardo Mario Mendiondo


Veja também