Equipe da EESC realizou doações de livros em missão do Projeto Rondon
17 de novembro de 2016

eesc forte reis magos 01

O grupo foi coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC, Lauralice de Campos Franceschini Canale e Antonio Carlos Canale, tendo como integrantes os seguintes estudantes: Lucas Alves Cristo, do curso de Engenharia Aeronáutica; Aline Christine Bernegossi, Leo Yutaka Marra Niizu, Juliana Castilho de Paiva e Renan Marques Lupion, do curso de Engenharia Ambiental; Victor de Castro Morini, do curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica; Ana Luísa Lima Pereira, do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura; e Henrique Santana Prata, do curso de Arquitetura de Urbanismo do IAU.

Durante a Operação, foram realizadas diversas oficinas relacionadas às áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia de produção, abordando temas como ciência para crianças, reciclagem, dança, informática e inclusão digital, educação ambiental, horta comunitária, compostagem, eletricidade básica, sabão sustentável, prática de esportes e orçamento familiar.

Uma das atividades de destaque foi a arrecadação de livros infantis e infanto-juvenis para realização de oficinas de leitura e, posteriormente, doação a escolas do Município. Ao todo, a ação contemplou oito instituições de ensino, além da Biblioteca Municipal que recebeu uma doação de livros em braile.

Os livros foram escolhidos um a um pelos rondonistas com o objetivo de que cada obra doada proporcionasse, de fato, uma história que enriquecesse a vida das crianças e adolescentes daquela comunidade.

Segundo a professora Lauralice,"com certeza, juntos, ajudamos a plantar sementinhas da curiosidade, do conhecimento, da inclusão e da alfabetização no futuro do nosso Brasil".

Agradecimento

A coordenação da equipe da EESC na Operação Forte dos Reis Magos do Projeto Rondon agradece a colaboração dos amigos e doadores das obras literárias, que foi essencial para o sucesso do projeto: Rita Guimarães, da editora Edições de Janeiro; Lizandra Almeida, da editora Pólen Editorial; Itaú Criança; Juliana Araújo e Bárbara Reis, da editora Zahar; Oswaldo Truzzi e Mariana Ottaviani, da editora EdUFSCar; Jefferson Gomes de Moura, do Instituto Benjamin Constant; e Valter Pieracciani, da Consultoria Pieracciani.

informaçãoProfessora Lauralice CanaleDepartamento de Engenharia de Materiais da EESCTel.: (16) 3373-9579E-mail: lfcanale@sc.usp.br