Seminário na EESC discute avanços em pesquisa com cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. em amostras ambientais
11 de outubro de 2016
Compartilhe:

 

eesc seminario shs

 

A organização do encontro conta com a participação dos professores da Unicamp, José Roberto Guimarães e Regina Maura Bueno Franco, e da EESC, Luiz Antonio Daniel e Lyda Patricia Sabogal Paz. Como palestrante convidada, o Seminário receberá a gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Maria Inês Zanoli Sato.

 

O evento gratuito é dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais.

 

Os interessados em participar devem enviar e-mail para a doutoranda da EESC, Priscila Ribeiro dos Santos, no endereço pri-rs@hotmail.com, com cópia para a professora Lyda, cujo contato é lysaboga@sc.usp.br. As vagas são limitadas.

 

Confira a programação completa clicando aqui.

 

Sobre a palestrante

Doutora em Ciências (Microbiologia) pela USP, Maria Inês realizou especializações na Environmental Protection Agency (USEPA), University of California (Irvine), University of Florida (Gainesville) e University of Pretoria (África do Sul). Gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), também atua como professora convidada nos cursos de especialização e de pós-graduação da Faculdade Álvares Penteado, Faculdade de Saúde Pública (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), entre outras. Especialista em microbiologia, parasitologia e mutagênese ambiental e controle de qualidade analítica laboratorial, possui diversas publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais de grande impacto. Acesse seu currículo Lattes clicando aqui.

 

Sobre o Projeto Temático

Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais.

 

Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitas presentes. Mesmo com os avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados, visando gerar conhecimentos que apoiem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.

 

Nesse contexto, surge o projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2012/50522-0. A pesquisa intitulada Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes vem trabalhando sobre o assunto e agora promove o 4º Seminário Anual do Projeto Temático com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.

 

informação

Lyda Patricia Sabogal Paz

Tel.: (16) 3373-9548

E-mail: lysaboga@sc.usp.br