Palestra apresenta dicas para alunos em processos seletivos
18 de agosto de 2016
Compartilhe:

 

À frente da exposição esteve a pedagoga e especialista em gestão de recursos humanos da empresa Cia de Talentos, Areta de Barros. Segundo ela, o objetivo do evento foi dar uma visão geral para os estudantes de como é o processo de contratação de uma grande empresa. "É importante que os graduandos recebam estas orientações para que cheguem aos processos seletivos mais conscientes do que pode acontecer e, assim, se prepararem melhor. Com este tipo de ação buscamos complementar, em parte, a formação dos futuros profissionais", disse a palestrante.

 eesc palestra processo seletivo 2 site

O estudante Claudio Fernandes Garcia do quarto ano do curso de química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) comentou que a apresentação foi muito informativa e dinâmica. "A palestra mostrou os pontos-chaves de um processo seletivo e como é importante o candidato estar bem preparado e prevenido no momento da entrevista. As dicas sobre a apresentação pessoal e possíveis perguntas durante uma entrevista foram valiosas", disse.

 

Entre as dicas apresentadas foram citadas: o vestuário adequado e a restrição de acessórios, o cuidado com a aparência (barba e tatuagens), vocabulário adequado durante a entrevista, ter o máximo de conhecimento sobre a empresa, saber inglês, estar preparado para testes remotos, cautela nas redes sociais, perfil atualizado no Linkedin, entre outras.

 

Ainda, segundo Areta, o estágio é muito importante para ver o conhecimento teórico colocado em prática; ele também ajuda a definir a área de atuação, tendo em vista que todos os cursos possuem diversas opções. Já o trainee propõe aceleração de carreira, "nele a empresa investe no profissional como uma aposta para o futuro da organização. O profissional é envolvido em projetos de grande exposição interna e a ideia é, em maior ou menor prazo e na maior parte das vezes, torná-lo um líder na organização".

 

De acordo com o docente do Departamento de Engenharia e Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e um dos organizadores do evento, professor Mateus Cecílio Gerolamo, é importante informar os alunos sobre os erros mais comuns cometidos por candidatos e ainda dar dicas de como escolher as vagas, preencher documentos e formulários, realizar testes e várias atividades on-line, elaborar um currículo, qual comportamento adotar em avaliações presenciais etc.

 eesc palestra processo seletivo 3 site

"A passagem da vida estudantil à vida profissional é um momento crítico da trajetória de uma pessoa, e suas decisões nesse momento podem direcionar toda sua vida e a sua carreira. Ter acesso a várias informações quanto às oportunidades de futuro profissional é de fundamental importância para que as decisões e renúncias sejam baseadas nos valores que realmente importam e que darão a plena satisfação adiante", destacou Gerolamo.

 

O evento foi organizado pela Empresa Júnior dos Alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC Jr), sob a orientação de Gerolamo, e pelo do presidente da Comissão de Graduação do IQSC, professor Ubirajara Pereira Rodrigues Filho. 

 

A equipe organizadora agradece a todos os envolvidos, em especial ao IFSC pela cessão do espaço, e já planeja novas palestras com Areta para tratar de outros temas específicos como currículos, dinâmicas, entrevistas, entre outros.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC com colaboração do Serviço de Comunicação do IQSC

Fotos: Sandra Zambon da Silva


Veja também