Alunos constroem protótipo de caminhão betoneira como avaliação de disciplina
19 de julho de 2016

eesc praticas em processo de producao 03 site

Durante o semestre, 45 alunos do segundo ano do curso participaram das aulas práticas – para vivência e experimentação dos principais processos de fabricação utilizados nas indústrias metalmecânica –, oferecidas pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) responsáveis pela disciplina, João Fernando Gomes de Oliveira e Marino Rezende, e também os professores colaboradores Eraldo Jannone da Silva e Reginaldo Teixeira Coelho, também do SEP.

Para realizar com sucesso o desafio, cada estudante desempenhou uma função estratégica. Divididos em nove grupos de cinco integrantes, eles tiveram que determinar quais processos seriam aplicados na produção das peças indicadas, definindo quais parâmetros, ajustes e tolerâncias dimensionais seriam utilizados para que no final as peças fossem unidas para formação de um conjunto mecânico: o caminhão betoneira.

"No desafio, eles lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões e agem sozinhos e em equipe. Por meio dos projetos são analisadas também suas habilidades de pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para realizar uma tarefa. A avaliação é feita de acordo com o desempenho durante a realização e na entrega dos trabalhos", comentou Silva.

eesc praticas em processo de producao 09 site

Para apresentação final, realizada no último dia 30, no Anfiteatro Mori Seiki do SEP, os alunos exibiram para a banca avaliadora o caminhão betoneira montado e também comentaram as principais dificuldades na conclusão de cada etapa. A aluna Beatriz Marcico destacou que o maior desafio foi o diálogo entre as equipes para que as especificações das peças se encaixassem. "A comunicação alinhada entre os grupos era um ponto crucial para o andamento correto do projeto", explicou.

Para o aluno Caio Shinen o maior aprendizado durante o desenvolvimento da disciplina foi a autonomia e a proatividade que cada aluno precisou ter para desenvolver a própria tarefa. "A metodologia é ativa e as práticas se assemelham a realidade industrial, na qual os erros devem ser mínimos. A cada etapa finalizada éramos avaliados, isso nos estimulava a aprender mais, corrigir as falhas, fazer novas tentativas e apresentar soluções para as próximas etapas", salientou.

Durante o desenvolvimento do protótipo, os participantes da disciplina contaram também com o apoio dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Franco Moro, Gustavo Pollettini e Alex Bottene que também é bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Eles orientaram os graduandos com o embasamento teórico e técnico auxiliando na execução dos projetos e na fabricação das peças juntamente com o apoio dos técnicos de laboratório para conferir as especificações e o manuseio seguro das máquinas.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques

eesc praticas em processo de producao 16 site