Projeto de alunos da EESC é indicado a finalista no "Mayors Challenge 2016" da Bloomberg Philanthropies
23 de junho de 2016
Compartilhe:

 

O projeto que levou a essa colocação foi desenvolvido com a participação de cinco alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP: Ana Luiza Santos de Sá, Gabriela Nicoleti de Freitas, Guilherme Rocha Eller, Lucas Bello Gonçalves – todos do curso de Engenharia Civil – e Murilo Pratavieira, do curso de Engenharia de Computação, oferecido pela Escola em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

 

eesc mayors challenge barueriA seleção foi feita entre 290 projetos cadastrados. "Recebemos uma quantidade tão grande de boas ideias para este Mayors Challenge que escolher apenas 20 finalistas já foi, por si, um grande desafio. Essas ideias realmente captam a diversidade da região e a criatividade e compromisso de seus líderes e cidadãos em melhorar as cidades. Cada uma delas tem potencial de melhorar as vidas dos residentes locais e, caso funcionem, de serem amplamente difundidas", disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e três vezes prefeito da cidade de Nova Iorque (EUA). “Estamos animados para trabalhar com Barueri em sua proposta e concorrer ao primeiro prêmio”, afirmou.

 

O projeto propõe ampliar o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho a partir da criação de uma rede física e virtual através da junção de uma ferramenta tecnológica (plataforma digital) com o capital humano (equipe interdisciplinar), enquanto instrumento de tecnologia social.

 

Essa união permitirá o cruzamento de informações de vagas de trabalho com as habilidades vocacionais da pessoa com deficiência, tendo como retaguarda instituições educativas destinadas à capacitação. Isso possibilitará o planejamento de estratégias e ações mais fidedignas, de acordo com os requisitos da pessoa com deficiência, do mercado e das instituições educativas.

 

Barueri é uma das cinco cidades do Brasil concorrendo ao primeiro prêmio; as outras são Corumbá (MS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

 

As 20 ideias finalistas foram avaliadas segundo quatro critérios básicos: visão, potencial de impacto, plano de implementação e possibilidade de serem reproduzidas em outras cidades. A equipe de Barueri e das outras finalistas participarão do Ideas Camp da Bloomberg em Bogotá, na Colômbia, uma reunião de dois dias na qual trabalharão com especialistas e cidades congêneres para melhorar ainda mais suas propostas. Os vencedores serão anunciados no final de 2016.

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Barueri


Veja também