Representante da ONU visita Centro de Robótica de São Carlos
12 de novembro de 2015

A visita foi consequência da participação do coordenador do Centro, professor Marco Henrique Terra, como ‘invited speaker’ no Seminar on Advanced Technologies Foresight for Improving Regional Value Chains in Brazil – Uruguay, organizado pela ONU em fevereiro deste ano no Uruguai para apresentar pesquisas e estabelecer o interesse de cooperação em projetos de inovação entre os dois países na área de robótica. “Esse evento e a intensificação dos trabalhos do CROB na área de robótica despertaram a atenção de representantes da ONU na Coréia do Sul e Europa, assim como no Japão, com o desejo de parcerias em projetos futuros”, explicou o docente.

eesc representante onu visita crob 01 siteA representante foi recepcionada por Terra e pelos docentes da EESC Valdir Grassi e Glauco Caurin, além dos docentes do ICMC Denis Wolf e Fernando Osório. Ikue é responsável por fazer a ponte entre as universidades e os setores produtivos das indústrias no Japão, a fim de promover transferência de conhecimento e tecnologias, por isso teve interesse em conhecer os projetos e as pesquisas desenvolvidas no Centro. A oportunidade também foi pertinente para que ela oficializasse o convite ao professor Terra para viajar até o Japão e conhecer a maior feira de robótica do mundo, a 21st International Robot Exhibition (iRex), que ocorre de 2 a 5 de dezembro, em Tóquio.

Nesta, que foi sua primeira visita à Universidade, Ikue fez uma breve apresentação e contou sobre suas atividades realizadas no Japão, em seguida os professores também se apresentaram e contaram um pouco sobre suas pesquisas e projetos. Terra ainda fez uma apresentação ampla sobre os estudos e a evolução da robótica na América Latina e no Brasil – com maior abrangência no Estado de São Paulo –, destacando as atividades desenvolvidas no CROB. Participaram também do encontro os alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com a área de robótica nas duas unidades.

Após as apresentações, a representante da ONU no Japão conheceu alguns dos laboratórios que compõem o Centro na Área 1 do Campus e, no período da tarde, foi até a Área 2 para conhecer o caminhão autônomo desenvolvido em parceria por docentes do ICMC e da EESC.

eesc representante onu visita crob 10 siteIkue fez muitos elogios à estrutura e às pesquisas das duas unidades. “Estou muito impressionada com tudo que vi nos laboratórios e a extensão deste campus da universidade. Conheci diversas pesquisas de tecnologias avançadas que eu não imaginava que eram desenvolvidas no Brasil. Vejo muito potencial nos projetos e em uma cooperação com o Japão”, comentou a representante.

Para o coordenador do Centro, esse contato é muito importante, pois demonstra a visibilidade do CROB para agências e organizações internacionais, além de certificar que os trabalhos realizados estão no caminho certo e são referência para os países em desenvolvimento industrial na área de robótica.

“Considerei muito importante o convite desde o primeiro contato da ONU com o interesse sobre o Centro, o que acabou culminando nesse interesse de universidades e empresas do Japão através da representante Ikue. Isso também mostra que nossos trabalhos têm tido o reconhecimento de excelência que a Organização valoriza para os países em desenvolvimento industrial, no aspecto de promover e aplicar iniciativas nas universidades para a transferência de tecnologias às empresas”, destacou Terra.

Além de Terra integram o Centro os professores da EESC Adriano Siqueira, Marcelo Becker, Daniel Varela Magalhães, Valdir Grassi Jr. e Glauco Caurin, juntamente com os docentes do ICMC Roseli Aparecida Romero, que é a vice-coordenadora, Denis Wolf, Kalinka Branco e Fernando Santos Osório. Para melhor administrar e concentrar as atividades do Centro, o membros terão um espaço provisório com quatro salas, que será inaugurado em breve, na Área 1 do campus da USP em São Carlos.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFotos: Keite Marques

{gallery cols=4}/noticias/2015/onu_japao/galeria{/gallery}