“Microdispositivos neuronais: desafios de uma área multidisciplinar” é tema de palestra
09 de novembro de 2015

O cérebro é atualmente uma área de estudo que reúne intensa atividade científica. Enquanto a comunidade médica busca novas soluções clínicas, os pesquisadores de tecnologias de comunicação e informação buscam desenvolver novos dispositivos que permitam interagir com o sistema nervoso. Esses dispositivos devem operar dentro do corpo humano e, portanto, apresentam exigências quanto às suas dimensões, materiais e interação com o meio envolvente.

Nessa palestra serão apresentados dois microdispositivos implantáveis: um para interação com o sistema nervoso periférico e outro com o sistema nervoso central. Associado ao desenvolvimento de ambos os sistemas, serão apresentadas e discutidas soluções para a integração de eléctrodos flexíveis com microcircuitos RFCMOS para miniaturização de micro antenas, a transmissão de energia sem fios, a micro integração utilizando processos de fabricação 3D, além da simulação térmica e eletromagnética necessária ao projeto de tais dispositivos sem que sejam ultrapassados os limites permitidos.

O encontro ocorrerá no Anfiteatro do SEL, será aberto ao público em geral, não sendo necessário realizar inscrição para participar.

Sobre o palestrante

Mendes é licenciado e mestre em engenharia eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, Portugal, respectivamente em 1995 e 1999. Possui doutorado em eletrônica industrial pela Universidade do Minho, Guimarães, Portugal, em 2005. Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Eletrônica Industrial da Universidade do Minho, sito em Braga (campus de Gualtar) e Guimarães (campus de Azurém), Portugal. É também pesquisador integrado no centro de I&D MEMS-UMinho e desenvolve pesquisa ligada ao projeto, fabricação e caracterização de microssistemas sem fios e microdispositivos biomédicos.

informação

Professor João Paulo Pereira do Carmo Tel.: (16) 3373- 8138 E-mail: jcarmo@sc.usp.br