Palestra "Estudo de materiais anisótropos: métodos numéricos e aplicações" ocorre na próxima terça-feira
13 de maio de 2015
Compartilhe:

 

O convite foi feito pelo professor Edson Denner Leonel, do SET, e o encontro ocorrerá sob sua supervisão no anfiteatro daquele departamento.

 

Resumo

Materiais anisótropos têm sido estudados há mais de 50 anos, mas ainda são objeto de análise para muitos pesquisadores. Um dos motivos desse interesse é o surgimento de uma nova gama de materiais, tais como compósitos e materiais inteligentes ­– piezoelétricos, por exemplo – que podem apresentar comportamento mecânico frágil e, por isso, tornam essencial estudar como a presença de defeitos afeta as propriedades mecânicas e elétricas.

 

Soluções analíticas são complexas e aplicáveis a um restrito número de problemas, nos quais tipos específicos de danos estão presentes. Portanto, um método numérico é a forma mais apropriada para abordar a questão considerando o comportamento quando há fratura.

 

Serão abordados aspectos numéricos da modelagem de materiais anisótropos usando formulações, como o método do elemento de contorno e o método dos elementos finitos estendido. Além disso, algumas das aplicações possíveis serão apresentadas, como a identificação de danos e a fratura hidráulica.

 

informação

Professor Edson Denner Leonel Tel.: (16) 3373-8211 E-mail: edleonel@sc.usp.br


Veja também