Alunos de Engenharia Mecatrônica realizam com sucesso mais uma edição da Sematron na EESC
20 de maio de 2014

Segundo o coordenador da Sematron, Marcelo Becker, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, o evento é considerado o maior de graduação em mecatrônica do Brasil, e este reconhecimento se deve a integração, o comprometimento dos alunos na organização e a experiência adquirida a cada edição. “A rotatividade da equipe oferece um repasse de informações e novas ideias essenciais para execução”.

eesc x sematron 003 site

O grande objetivo da semana é a oportunidade acadêmica que os participantes têm de conversar e compartilhar experiências com alunos da pós-graduação e profissionais que atuam no mercado. “O evento permite conhecer as condições e oportunidades de atuação tanto no Brasil, quanto no exterior”, relatou o professor.

Grande parte da programação foi desenvolvida pelos alunos da graduação em Engenharia Mecatrônica, que cursam do 2º ao 4º ano. No Espaço Primavera, localizado no Bloco E-1, os organizadores concentraram a realização do coffee-break e expuseram  os projetos extracurriculares da EESC dos grupos Formula SAE, Baja, Aerodesign, SEMEAR, EESCuderia Mileage e da Secretaria Acadêmica de Engenharia Mecatrônica (Sadem).

No mesmo espaço era possível conhecer o automóvel com o Sistema Embarcado de Navegação Autônoma (SENA), desenvolvido pela EESC, um scanner corporal desenvolvido pelo professor Mario Alexandre Gazziro, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e um motor da empresa Cummins com seções abertas que permitiam analisar seu interior.

eesc x sematron 004 siteApós a abertura da Sematron, ocorreu a mesa redonda Educação na Engenharia, que debateu a criação de novos cursos na universidade e a reforma curricular, visando à interação entre graduandos e docentes para propor uma nova visão sobre o processo de formação dos engenheiros. “O que era uma aula legal no meu tempo de estudante em engenharia, pode não ser a melhor aula para os alunos de hoje. O interessante é que os estudantes sugiram novas formas e ferramentas de ensino”, relatou Becker.

A Semana também proporcionou o Dia da Engenharia, com a visita de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas das cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Marília. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos da Escola, suas diferenças e as áreas de atuação.

Outras atividades da Sematron também tiveram destaque entre os participantes. A palestra Gestão de grandes projetos e Liderança na prática: a atuação do jovem engenheiro abordou que além de entender conceitos é preciso ter uma visão pragmática sobre os aspectos mais relevantes da liderança para se atingir as metas planejadas de empresas, ONGs e no setor governamental. Já o ThimK consistiu emuma rodada de apresentações rápidas sobre vários assuntos que levaram o público a uma reflexão mais expansiva.

A palestra Empreendedorismo e seu papel na renovação das indústrias tradicionais trouxe à tona a importância do trabalho do profissional em busca de inovações e tecnologias para um mercado cada vez mais competitivo.Em paralelo ao tema, os participantes realizaram visitas técnicas nas empresas 3M Equitron, TAM, AFA, Faber Castell e Volkswagem, entre outras, com a oportunidade de observar de perto como é a vida de um profissional em relação à postura, atuação, trabalho, desafios, respeito e compromisso.

eesc x sematron 001 site

O quarto dia de evento foi destinado à realização de minicursos em Micro-processadores, Programação de robôs móveis, Webdesign, FPGA, entre outros. Alguns dos cursos contaram com a colaboração de alunos da pós-graduação, que disponibilizaram materiais e dicas de aplicação.

Com a ativa participação do público, o último dia de programação da Sematron contou com mais quatro palestras: Aplicações de engenharia na área médica, Design automotivo – processo de desenvolvimento de projeto, Mecatrônica na agricultura e Cibernética avançada, além da mesa redonda sobre Intercâmbio e divulgação de estágio.

Para os alunos da organização os trabalhos ainda continuam nesta semana, pois promoverão um balanço da realização do evento a fim de iniciar os projetos da próxima edição da Sematron.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2014/xsematron/galeria{/gallery}