Homenagem: Escola Politécnica da USP completa 120 anos
02 de agosto de 2013

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizará uma solenidade em 12 de agosto, por iniciativa da deputada Rita Passos. A sessão solene será realizada a partir das 10h, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”, no Palácio 9 de Julho, que fica na Avenida Pedro Álvarez Cabral, 201, São Paulo, SP.

No dia 14 de agosto de 2013, às 11h30, a Escola Politécnica da USP receberá a exibição do documentário Girl Rising, que apresenta história de mulheres e meninas de diversas partes do mundo, e o poder da educação na modificação da realidade destas mulheres. Após a exibição do filme, haverá um debate com produtores do filme, integrantes do grupo de estudos de gênero da Poli/USP, PoliGen, e a plateia. O evento é coordenado pelo PoliGen e conta com o apoio da Intel. Para participar basta confirmar presença pelo email eventos@poli.usp.br. O evento será realizado no auditório Professor Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas Jr (prédio da administração da Escola). O endereço é Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, número 380.

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) também fará uma homenagem à Escola Politécnica da USP no dia 15 de agosto, a partir das 10h. Detalhes sobre o evento serão divulgados em breve.

No dia 17 de agosto, sábado, às 21h, a Orquestra Sinfônica da USP realizará um concerto em homenagem aos 120 anos de criação da Escola Politécnica da USP.. O evento será realizado na Sala São Paulo, que fica na Praça Júlio Prestes, s/n. Os ingressos podem ser comprados pelo site http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=25663.

No dia 23 de agosto, às 18h, a diretoria da Escola Politécnica da USP realizará uma celebração aos 120 anos, junto ao lançamento de dois livros sobre a história da Escola, “Fazendo história”, que conta a história de 75 professores da instituição, e o livro “Os 120 anos da Escola Politécnica”. O evento será realizado no prédio da administração da Escola, no auditório Professor Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas Jr. O endereço é Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, número 380.

A Poli/USP iniciou suas atividades em 1893, com os cursos de Engenharia Industrial, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e o Curso Anexo de Artes Mecânicas. Desde sua fundação, a Poli foi celeiro de alunos e professores ilustres, dentre os quais alguns dos maiores nomes da engenharia e da ciência do País, como Adolfo Lutz, Vital Brasil, Francisco Ramos de Azevedo, Luiz de Anhaia Mello, Luiz Cintra do Prado, Telêmaco Van Langendock, entre outros.

Mais Informações sobre os 120 anos da Escola Politécnica podem ser acessadas na página http://www.poli.usp.br/comunicacao/120-anos

A Poli

Fundada em 1893, a então denominada Escola Politécnica de São Paulo foi incorporada à USP em 1934. Hoje oferece 17 cursos de graduação,  agrupados em quatro grandes áreas da engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Já a pós-graduação reúne dez cursos de mestrado, nove de doutorado e um de mestrado profissionalizante.

A Poli está instalada no Campus da Capital e conta com 457  professores, 478  funcionários, 4.500 alunos de graduação e 2.500 alunos de pós-graduação.